Esportes

Formula 1 pode ter alteração no formato do treino classificatório a partir de 2019

Novo sistema teria quatro partes mais curtas e apenas oito pilotos disputando a pole position num novo Q4; objetivo é causar mais imprevisibilidade na definição do grid de largada.

Fórmula 1 | 02 de Outubro de 2018 as 22h 58min
Fonte: Globo Esporte

A Federação Internacional de Automobilismo pode alterar o formato dos treinos classificatórios na Fórmula 1 a partir da temporada de 2019. Em vez de três partes, a classificação passaria a ter quatro etapas, com quatro pilotos caindo em cada uma delas e apenas oito restando para a disputa da pole position no Q4. Com isso, as fases do treino seriam mais curtas.

O objetivo da mudança é criar mais incerteza na definição dos classificados para a parte decisiva do treino, já que os favoritos precisariam encaixar boas voltas em três etapas antes de efetivamente entar na briga da pole. O tema foi levantado pelo Grupo de Estratégia das equipes e ainda será novamente conversado, além de necessariamente precisar passar por aprovação do Conselho Mundial da FIA.

- É mais algo que vem da F1 (leia-se Liberty Media, detentor dos direitos). Eles vêm fazendo muita pesquisa entre os fãs e sentem que essa é uma das coisas que os fãs mais gostariam. Sessões ligeiramente mais curtas, um tempo ligeiramente mais curto entre eles, quatro saem no Q1, quatro, quatro, deixando oito. Pessoalmente, acho que é uma ideia muito boa, mas não é uma decisão minha - disse o diretor de provas da F1, Charlie Whiting.

Outra intenção do novo formato é permitir que o nono e o décimo colocados no grid tenham escolha livre de pneus - por regulamento, hoje os dez primeiros largam na corrida com os pneus usados na melhor volta no Q2, o que em algumas oportunidades os fazem treinar nesta fase com compostos mais duros pensando na tática de prova.

Charlie Whiting disse ainda que a alocação de pneus durante os treinos classificatórios precisa ser vista com cuidado, já que ultimamente as sessões vêm sendo afetadas pelo fato de as equipes pouparem compostos visando às corridas:

- Nossa próxima ação será ver exatamente o que seria necessário para os pneus. Não me lembro honestamente do que o Q4 será em duração - acho que foram 10 minutos - e, portanto, se você pode ou não fazer duas tentativas com dois conjuntos de pneus na quarta etapa. Isso é algo que precisa ser analisado com cuidado.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sábado

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

22º

COTAÇÃO