Repercussão

Imprensa internacional se rende à festa brasileira na abertura da Rio 2016

Aprovado! Principais jornais do mundo enchem a cerimônia de abertura dos Jogos de elogios, babam por Gisele Bündchen e ressaltam festival de cores e música do evento.

Fonte:MT Agora - Globo Esporte
06 de Agosto de 2016 as 05h 52min

Cerimônia teve show de beleza (Foto: Pawel Kopczynski/Reuters)

As cores e o samba brasileiros foram festejados pela imprensa internacional, que encheu de elogios a cerimônia organizada pelo país para abrir a trigésima primeira edição dos Jogos Olímpicos de 2016, que começou nesta sexta-feira no Rio de Janeiro. Pode-se dizer sem exageros que o evento foi uma unanimidade mundo afora.

Mesmo já se sabendo previamente que ele não participaria da festa, depois que alegou problemas de saúde para não participar do acendimento da pira olímpica, a ausência de Pelé não passou despercebida, com vários meios de comunicação mundo afora destacando o fato. Citado como “lenda do futebol brasileiro” pela BBC e “atleta do século” por outros veículos, muitos lamentaram o desfalque. O The Telegraph, por exemplo, destacava durante a cerimônia “a celebração da cultura e da história do Brasil, mas sem Pelé”. Depois, lembrou que o corredor Vanderlei Cordeiro de Lima foi um tapa-buraco diante da ausência do rei do futebol.

E sem Pelé, a eleita como “embaixadora” do Brasil no mundo foi a supermodelo Gisele Bündchen, talvez a brasileira que participou da festa mais conhecida lá fora. Ela foi classificada como “deslumbrante” pelo Mirror, por exemplo, e descrita pelo USA Today como “uma das celebridades famosas o suficiente para serem reconhecidas universalmente apenas pelo seu nome”. Por fim, a NBC lembrou que ela desfilou como “a garota de Ipanema”, fazendo referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Morais executada na hora em que ela passeava pelo Maracanã.

A parte festiva também agradou. Os britânicos Mirror e BBC foram só elogios. O primeiro estampou uma manchete dizendo que “o Rio dá as boas-vindas ao mundo com uma abertura espetacular” e o segundo se referiu a uma “cerimônia de abertura brilhantemente coreografada”.

Os comentários positivos continuaram pelo mundo. O espanhol Marca chamou a festa de “um espetáculo de luzes, imagens e sons”, se empolgando ao lembrar a mensagem que a festa de abertura propôs: “salvemos o planeta”. Mesmo tom adotado pelo The Guardian: "Um contraste interessante das duas últimas cerimônias de abertura. O tema de Pequim 2008 foi 'A China é ótima', Londres 2012 foi 'a Grã-Bretânia era ótima'. O tema de hoje à noite? Ou nós começamos a fazer alguma coisa sobre o meio ambiente ou talvez nós não tenhamos muitas olimpíadas para celebrar no futuro".

Em outra matéria, o jornal espanhol falou de “um espetáculo no Maracanã de luzes, sons... e uma impressionante Gisele Bundchen”. Já o italiano RAI se referiu a uma “cerimônia coloridíssima”. Enquanto que o The New York Times chamou de “espetáculo inspirador”.  

Normalmente críticos, os argentinos também se renderam à festa. O La Nacion chamou a abertura de “um espetáculo vibrante” e o Olé dividiu sua manchete em duas partes: na primeira, estampou um “somos locais outra vez”, dizendo que a delegação liderada pelo porta-bandeira Luis Scola (jogador de basquete) foi uma das mais aplaudidas no Maracanã; e a segunda com um “começaram os jogos”, ressaltando uma “cerimônia inaugural colorida”.

Num tom mais pesado, o francês Le Mond lembrou que o Brasil organiza os Jogos num momento em que o país está marcado pela “recessão econômica, escândalos de corrupção e impasse político”. Lembrou que os Jogos foram abertos pelo presidente interino Michel Temer, mas também deixou seu elogio: “uma viagem musical”. Tom diferente do também Le Figaro, que preferiu exaltar o "ambiente festivo" do Maracanã.

Veja mais repercussão:


COMENTARIOS

Mais de Esportes

Estadual

Jogadores do Luverdense retomam treinamentos visando estreia no Estadual

O Guaporé também utilizou o jogo amistoso como preparação para o campeonato de Rondônia.

15 de Janeiro de 2020 as 12h02

Em busca de recurso

Campeão de kickboxing, atleta de MT faz vaquinha e vende trufas em semáforo para treinamento em Los Angeles

Eliezer Pinho da Silva recebeu convite de uma academia profissional de MMA nos Estados Unidos. Atletas famosos como Anderson Silva, Pedro Rizzo e Lyoto Machida atuam como treinadores no local.

15 de Janeiro de 2020 as 00h33

Campeonato Matogrossense

Federação divulga tabela do Campeonato Mato-grossense

O Estadual começa no próximo dia 21, terça-feira, com quatro jogos: Sinop x Araguaia, União x Mixto, Luverdense x Dom Bosco, e Operário x Poconé.

14 de Janeiro de 2020 as 08h11

Luverdense

Jogadores do Luverdense se apresentam para sequencia da pré-temporada

Durante o período de festividades, cada jogador recebeu da comissão técnica um programa especial de manutenção física, para que não tivessem aumento de gordura corporal.

07 de Janeiro de 2020 as 15h21

Goleiro Bruno

Goleiro Bruno pode vestir camisa do Operário de Várzea Grande neste ano

Um dos torcedores comemorou a possível contratação. “Parabéns, Operário. Espero que a contratação do Bruno dê certo. Todos merecem uma chance”

06 de Janeiro de 2020 as 07h38

Esportes

Após 38 anos, Flamengo e Liverpool voltam a disputar o mundo

Equipe brasileira busca bicampeonato mundial diante de ingleses

21 de Dezembro de 2019 as 10h27

Esportes

Flamengo está na final do Mundial de Clubes

Equipe brasileira vence Al Hilal por 3 a 1 na semifinal

17 de Dezembro de 2019 as 16h34

Luverdense

Prefeitura de Lucas do Rio Verde vistoria Passo das Emas para temporada 2020

A gestão do Prefeito Binotti já demonstrou diversas vezes ser sensível às questões que envolvem o Luverdense e nosso estádio já ganhou diversas melhorias ao longo dos últimos 3 anos

13 de Dezembro de 2019 as 15h36

Brasileirão

Jogadores que mais valorizaram no Brasileirão 2019

Jogadores que mais valorizaram no Brasileirão 2019

10 de Dezembro de 2019 as 16h16

Luverdense

Luverdense não consegue eleger diretoria e pode fechar as portas

Desapontado, o  atual presidente Helmut Lawisch, não descartou a possibilidade de encerar os trabalhos e fechar de vez

02 de Dezembro de 2019 as 09h57

Comissão Técnica

Ex-comissão técnica do Luverdense deverá assumir Corinthians em 2020

Dez anos depois os dois vão se reencontrar e comandar o Corinthians. Tiago Nunes será o técnico do timão em 2020

07 de Novembro de 2019 as 09h08

Esportes

Marta e Alisson concorrem a melhores do mundo de 2019

Cerimônia da 11ª edição da Globe Soccer Awards será em Dubai

30 de Outubro de 2019 as 15h22

Basquete

Das quadras para o mundo

Seleção de Basquete da Espanha se torna exemplo para o mundo

27 de Setembro de 2019 as 13h19

Futsal

Inscrições para Copa Binotti/Sicredi de Futsal estão abertas

As inscrições seguem até 14 de outubro, no Ginásio Rio Verde, das 13h às 16h30

24 de Setembro de 2019 as 09h05

Copa Sicredi Cidade Viva

Atletas participaram da Copa Sicredi Cidade Viva de Voleibol no último fim de semana

A competição reuniu sete equipes masculinas e nove femininas de oito municípios

24 de Setembro de 2019 as 09h02

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO