Esportes

Olhos de falcão: a tecnologia a serviço da justiça no futebol

Entenda como funciona o uso do sistemas de câmeras na linha do gol, que confirma se a bola entrou totalmente ou não.

Tecnologia No Futebol | 02 de Outubro de 2018 as 22h 13min
Fonte: Globo Esporte

É como se fosse mais um "olho" amigo dentro do campo, auxiliando o juiz, para deixar (ou tentar deixar) o esporte mais justo. A câmera na linha do gol foi uma das primeira formas de correção ao vivo no futebol usando a tecnologia. Ela começou sendo usada no Mundial de Clubes, em 2012, no Japão. É um sistema de câmeras espalhado pelo estádio, chamados de Hawk-Eye, ou olhos de falcão (sistema que já existe em outras modalidades como o tênis e o vôlei, por exemplo). Acontece que a bola também tem um chip implantado que, ao passar pela linha do gol e entrar totalmente, o relógio de pulso do juiz vibra e o gol pode ser confirmado mais rápido.

"A bola deve ser vista o tempo todo por pelo menos duas câmeras para um rastreamento confiável. Por isso, sete câmeras são dedicadas para cada gol, já que os jogadores podem interferir em horas de animação e bloquear a imagem."

Outras modalidades extremamente populares, como basquete, vôlei, tênis e futebol americano, já abriram o caminho da tecnologia para o qual o futebol pareceu rumar ultimamente. Em alguns esportes, atletas ou equipes podem desafiar a arbitragem a rever lances quando se acham injustiçados.

O uso do VAR (o árbitro de vídeo) foi uma grande novidade no futebol e deu o que falar em 2018 por conta da Copa do Mundo. Consiste em uma equipe de arbitragem extra colocada em uma sala com televisões e replay para ajudar os árbitros de campo. No Brasil, a maioria dos clubes da Série A vetou a tecnologia no Brasileiro 2018 por causa do alto custo, que seria cobrado deles, mas também para que fossem realizados mais testes. Porém o VAR já é realidade na Copa do Brasil.

Toda essa tecnologia foi implantada para corrigir possíveis erros de arbitragem. Apesar de tudo isso, o último a ter a voz da decisão é a autoridade máxima em campo: o juiz.

"O sistema é muito importante para decidir entre a vitória e a derrota. Sabemos que os seres humanos podem cometer erros." - Fuat Kilic, treinador de futebol do Alemannia Aachen

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO