Esportes

Presidente da Ferrari quer que Vettel se comporte melhor: ''Mais compostura''

Sergio Marchionne dá ‘’dica’’ do que tetracampeão tem que fazer se quiser continuar correndo pela escuderia italiana depois de 2017: ‘’Tem que focar em vencer na pista’’.

F1 | 20 de Dezembro de 2016 as 20h 19min
MT Agora - Globo Esporte

Vettel conversa com presidente da Ferrari, Sergio Marchionne (Foto: Getty Images)

A temporada de 2016 da Fórmula 1 não foi das melhores para Sebastian Vettel. Além de ter visto a RBR superar a Ferrari no Mundial de Construtores, o alemão não venceu neste ano, situação bem diferente da sua estreia na escuderia, em 2015, quando conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio em três oportunidades. Além disso, diante da pressão de não triunfar, o tetracampeão tem chamado atenção pelas constantes reclamações feitas pelo rádio, não poupando sequer o chefe de corridas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Assim, o presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, ao responder sobre a renovação de contratos dos seus pilotos, deu uma dica para o alemão, no caso de ele querer ficar no time por mais tempo.

- Não adianta falar sobre renovação agora. Primeiro precisamos entender se ele se sente confortável conosco em 2017. Temos que dar a ele um carro vencedor. Do contrário, falar sobre o futuro é inútil. Ele quer vencer conosco, sabemos disso. Será que podemos garantir isso para ele? Em troca, ele precisa pilotar com compostura, ficar mais calmo, menos agitado. Ele precisa focar mais em vencer na pista e superar outros carros do que entrar em disputas pessoais - disse Marchionne.

Vettel passou a temporada inteira reclamando dos adversários pelo rádio, gerando, inclusive, diversas piadas a respeito. Mas a situação mais grave aconteceu no GP do México. Irritado pelo fato de Verstappen não ter lhe dado passagem após cortar uma chicane, o alemão da Ferrari xingou o rival e, ao ser informado pela equipe pelo rádio que a direção estava investigando o caso, disparou: “Manda o Charlie ir se f****!!” - se referindo a Charlie Whitting, chefe de corridas da FIA.

Vettel guiou uma RBR entre 2009 e 2014, conquistando quatro títulos mundiais na escuderia. Ele se transferiu para a Ferrari no ano passado e terminou a temporada na terceira posição, atrás dos carros da Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Em 2016, ele terminou o ano na quarta colocação, novamente atrás dos carros da Mercedes e também de Daniel Ricciardo, da RBR. Além disso, foi superado por Kimi Raikkonen nos treinos classificatórios.

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO