Hipismo

Rampa de R$ 1 mi e megaoperação: cavalos chegam ao Rio nesta noite

Aeroporto monta operação especial para receber, a partir de 23h, os animais que disputarão hipismo em Deodoro. Serão 620 cavalos que desembarcarão no mês.

Fonte:MT Agora - Globo Esporte
29 de Julho de 2016 as 21h 50min

Cavalo embarca no aeroporto de Stansted, em Londres, rumo ao Rio de Janeiro (Foto: Divulgação FEI)

O Aeroporto Internacional do Galeão está se preparando para receber visitantes muito especiais neste fim de semana. Diferentemente de passageiros comuns, imprensa e atletas, eles chegarão pelo terminal de cargas. A partir da noite desta sexta-feira, mais precisamente às 23h, chegarão ao Rio de Janeiro os cavalos que competem nas provas de hipismo nos Jogos Olímpicos.

Na primeira leva de um total de nove viagens, virão 34 animais. Eles estão chegando nesta sexta-feira do Aeroporto de Stansted, em Londres, na Inglaterra, e são todos participantes do CCE (Concurso Completo de Equitação), a primeira modalidade equestre a ser disputada nos Jogos e que terá início no sábado, 6 de agosto, a partir de 10h, em Deodoro. Entre os "passageiros" desta sexta estão os cavalos da equipe do Brasil, além de Grã-Bretanha, Irlanda, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Zimbábue, Itália, Japão e China. Neste primeiro voo, a Federação Internacional Equestre (FEI) informou que há um total de 17.500kg de carga equina, sendo que o peso médio de cada animal é de 515kg, 9.900 kg de equipamentos equestres e 6.000kg de alimentos, que serão consumidos durante os Jogos.

Ao todo, de acordo com informações obtidas pelo GloboEsporte.com, serão 620 cavalos. Eles desembarcam no Rio de Janeiro ao longo dos dias até a Paralimpíada, em setembro. Além de Londres, os cavalos chegam também de Liège, na Bélgica, e de Miami, nos Estados Unidos, além de dois países da América do Sul.

Foi montado todo um esquema especial para receber os únicos animais que competem junto com os seres humanos nas Olimpíadas. Como um cavalo adulto pesa, em média, de 400kg a uma tonelada, foi construída uma rampa especial de 1km de comprimento. Ela custou R$ 1 milhão. A plataforma fará a ligação direta entre a aeronave e o caminhão para o desembarque dos cavalos, sem que eles precisem fazer contato direto com o solo.

Além disso, o acesso ao terminal de cargas é restrito. Trata-se de um pedido do Comitê Rio 2016. Os animais farão viagens longas e cansativas, e a medida visa o conforto e bem estar deles.

De acordo com o jornal canadense "Global News", os cavalos do país também já estão viajando para o Rio de Janeiro. A publicação afirma que eles precisam relaxar, dormir, se hidratar bastante e, claro, ter um snack durante a viagem. Mas, normalmente, eles estão acostumados a pegar voos de longa distância.

Dentro da aeronave, eles são trancados dentro de boxes para não saírem do lugar com o movimento e possíveis turbulências. Em caso de emergências, se os animais ficam muito nervosos, há kits de medicamentos com sedativos, mas eles não são normalmente utilizados. Veterinários também ficam a bordo para cuida do bem-estar dos animais.

Após o desembarque e colocação nos caminhões, geralmente eles vão para estábulos temporários para descansar. Ainda segundo o "Global News", eles são tratados "como atletas"

Os custos dessa operação são altos. De acordo com reportagem do "Horse and Hound", do Reino Unido, especializado nesse segmento, é o Comitê Rio 2016 quem está bancando esse traslado.

Trata-se de um compromisso com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Essa medida começou em Sydney 2000. Antes disso, os Comitês Nacionais pagavam a conta. Procurado pelo GloboEsporte.com, o Comitê Rio 2016 não falou em valores da operação.

A FEI divulgou um release em que fez uma montagem de um cavalo na poltrona do avião a caminho dos Jogos Olímpicos. Também fez algumas brincadeiras como filmes preferidos que os atletas equinos preferem como "O encantador de cavalos" e "Seabiscuit - alma de herói". Para se alimentar durante a viagem, o cavalo tem água e feno à disposição. Para fazer um agrado ao animal, alguns tratadores colocam suco de maçã na água para deixá-la mais gostosa.


COMENTARIOS

Mais de Esportes

Luverdense

Ídolo da torcida, Zé Roberto deixa comando técnico do Luverdense com retrospecto negativo

A gota d’água foi a derrota acachapante para o Poconé, na casa do adversário. A equipe foi goleada de forma impiedosa, marcando gols de várias formas, até de calcanhar.

11 de Fevereiro de 2020 as 09h22

Festival

Esporte divulga os primeiros ganhadores do Festival de Esportes de Praia

As equipes Sede Zero, Cana Brava e White Horse conquistaram os primeiros lugares no beach handball

10 de Fevereiro de 2020 as 21h43

Campeonato Estadual

Luverdense perde mais uma vez, desta vez para o Poconé

O Luverdense que tem apenas 1 ponto no campeonato está na penúltima colocação

10 de Fevereiro de 2020 as 08h06

Futebol Mundial

Bernardo e Brighton & Hove Albion Football Club: jogador e clube que fogem do padrão do futebol mundial

Depois de muitos anos jogando pelos times da rede Red Bull Bernardo foi contrato pelo Brighton, time inglês que disputa os principais campeonatos da Inglaterra

07 de Fevereiro de 2020 as 09h02

Inscrições

Inscrições para Festival de Esportes de Praia terminam amanhã (05)

As inscrições são gratuitas e e estão sendo realizadas na prefeitura, das 7h às 11h e das 13h às 15h

05 de Fevereiro de 2020 as 19h27

Campeonato Estadual

Quarta rodada do Matogrossense teve cinco gols em três jogos

o próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15ho próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15h

04 de Fevereiro de 2020 as 09h04

Queda do Joaninha

Joaninha passa por cirurgia e continua internado em hospital de São Paulo

Ele executava um backflip tsunami quando bateu violentamente contra o solo na conclusão do salto.

03 de Fevereiro de 2020 as 08h53

Acidente

Joaninha quebra fêmur, costela e tem pulmão perfurado em forte queda no motocross

O piloto agradece as orações e as mensagens de apoio que está recebendo de fãs de todo o país

02 de Fevereiro de 2020 as 18h42

Acidente

Joaninha cai durante manobra no ‘Duelo de Motos’ em São Paulo

Ele foi imobilizado pela equipe dos bombeiros que estava no local e levado ao hospital para receber atendimento médico mais detalhado

02 de Fevereiro de 2020 as 10h36

Futebol 7

Inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 7 estão abertas

As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 14 de fevereiro

24 de Janeiro de 2020 as 17h29

Contração Frustrada

Operário desiste de contratar goleiro Bruno

Nos últimos dias, a Eletromóveis Martinello desautorizou o uso da marca em uniformes do Clube, assim como a cooperativa Sicredi

22 de Janeiro de 2020 as 15h17

Polêmica Contratação

Contratação do Goleiro Bruno gera revolta e patrocinadores da Copa Mato Grosso se posicionam

Primeiro foi à cooperativa de crédito Sicredi e agora a Rede de Lojas Martinello repudia e não permiti que a marca seja vinculada ao goleiro.

21 de Janeiro de 2020 as 11h32

Contratação

Goleiro de Lucas do Rio Verde é contratado pelo Corinthians

Apesar da pouca idade, o atleta também já atuou pela base do Grêmio e do Luverdense.

20 de Janeiro de 2020 as 13h10

Estadual

Jogadores do Luverdense retomam treinamentos visando estreia no Estadual

O Guaporé também utilizou o jogo amistoso como preparação para o campeonato de Rondônia.

15 de Janeiro de 2020 as 12h02

Em busca de recurso

Campeão de kickboxing, atleta de MT faz vaquinha e vende trufas em semáforo para treinamento em Los Angeles

Eliezer Pinho da Silva recebeu convite de uma academia profissional de MMA nos Estados Unidos. Atletas famosos como Anderson Silva, Pedro Rizzo e Lyoto Machida atuam como treinadores no local.

15 de Janeiro de 2020 as 00h33

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO