Thomas Bach diz que nenhum país boicotará Rio 2016 por causa do zika

Presidente do COI garante que não haverá esvaziamento dos Jogos em função da epidemia que assola o Brasil: ''Temos total confiança em todas as ações tomadas''.

14/02/2016 - 06:11:25

   

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou nesta sexta-feira que nenhum país desistirá do Rio 2016 por causa da epidemia do zika. No entanto, ele lembrou que a organização dos Jogos está tendo que lidar com uma "situação muito séria". Nas últimas semanas, têm sido crescentes os boatos sobre possíveis boicotes às Olimpíadas e Paraolimpíadas devido ao zika. Nesta sexta, a espanhola Marina Alabau, campeã olímpica de vela, disse ter tido todos os sintomas do vírus da zika em sua última visita ao Rio, em dezembro.

- Não há a intenção de nenhum comitê olímpico nacional de sair dos Jogos Olímpicos do Rio. Temos total confiança em todas as ações tomadas pelas autoridades brasileiras e internacionais e as organizações de saúde. Também estamos confiantes de que os atletas e espectadores desfrutarão de condições seguras no Rio - afirmou Bach, na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Lillehammer, na Noruega.

Para sustentar a sua posição, o presidente do COI lembrou ainda que a Organização Mundial de Saúde não fez qualquer restrição à entrada de estrangeiros no Brasil, embora a OMS tenha declarado estado de emergência internacional.

- A Organização Mundial da Saúde não proibiu viagens ao Brasil. Todos os especialistas concordam que a temperatura do Brasil no inverno, quando acontecerão os Jogos, levará a uma situação muito diferente - acrescentou.

No fim de janeiro, o COI e a OMS estabeleceram diretrizes para a prevenção contra o zika. A posição do Comitê Organizador é seguir essa orientação quando consultado, sobretudo por comitês de outros países. Antes das declarações de Bach, o Comitê Olímpico Internacional já havia feito um comunicado sobre o zika na última quinta-feira, quando o chefe médico da entidade, Ricardo Budgett afirmara que confia no combate ao problema pelas autoridades brasileiras, lembrando que não houve "absolutamente nenhuma" conversa sobre uma mudança dos Jogos.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O VÍRUS DA ZIKA


Algum atleta já foi diagnosticado com o vírus?

Oficialmente, não. Mas a velejadora espanhola Marina Alabama, atual campeã olímpica da classe RS:X, disse ter tido todos os sintomas durante uma competição em dezembro no Brasil. Não há, no entanto, ainda uma confirmação de que ela foi infectada pelo vírus. Alabama minimizou os problemas gerados pelo vírus.

 

Prefeitura e o Comitê Rio 2016 são obrigados a arcar com o tratamento se algum atleta, dirigente, jornalista, membro do COI ou profissional que estiver trabalhando nas Olimpíadas contrair a doença no Brasil?
Sim. Qualquer profissional que contrair o vírus durante a competição terá o auxílio e todo o pagamento pela Prefeitura e pelo Comitê Co-Rio 2016.

 

A goleira dos Estados Unidos, Hope Solo, afirmou que se as Olimpíadas fossem agora, ela não iria participar pelo receio de ter uma gravidez com complicações no futuro. Uma atleta que contrair o vírus pode engravidar em um período próximo sem o risco de o bebê ter microcefalia?

A ciência não tem essa resposta ainda. O vírus dura muito pouco tempo no organismo humano. Quem já teve a doença vai levar para o resto da vida uma imunoglobulina dizendo que entrou em contato com o vírus. Mas ainda está em estudo a resposta para o período que uma mulher contaminada pelo vírus pode engravidar sem riscos para o bebê. Atualmente, o conselho dos médicos é que se espere até seis meses depois da doença.

 

Como ocorre a transmissão?
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o vírus da zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

 

Como é o tratamento?
Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.

 

Quais são as recomendações para mulheres grávidas?
O Ministério da Saúde orienta algumas medidas para mulheres grávidas ou com possibilidade de engravidar tendo em vista a ocorrência de casos de microcefalia relacionados ao vírus da zica. Uma delas é a proteção contra picadas de insetos: evitar horários e lugares com presença de mosquitos, usar roupas que protejam a maior parte do corpo, usar repelentes e permanecer em locais com barreiras para entrada de insetos como telas de proteção ou mosquiteiros. É importante informar o médico sobre qualquer alteração em seu estado de saúde, principalmente no período até o quarto mês de gestação. Um bom acompanhamento pré-natal é essencial e também pode ajudar a diminuir o risco de microcefalia.

MT Agora - Globo Esporte

Mais Noticias

Copa do Brasil

Luverdense sofre apagão no segundo tempo e é goleado na Copa do Brasil

Campeonato de Futebol 7

Brand Car é a grande campeã do Campeonato Municipal de Futebol 7

GP de Ciclismo

GP de Ciclismo reúne mais de cem atletas de Lucas do Rio Verde e região

Inscrições

Inscrições para o GP de Ciclismo terminam hoje (04)

26/04/2018 -

Inscrições para a 18ª Copa Martinello de Futsal estão abertas

As inscrições estão sendo realizadas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30 no Ginásio Rio Verde, até o dia 15 de maio

25/04/2018 -

Inscrições do 6º GP de Ciclismo seguem até 04 de maio

O evento é promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e será realizado no dia 06 de maio

17/04/2018 -

Luverdense apresenta reforços para a Série C do Brasileirão

Maico Gaúcho destaca valorização de jovens promessas e reconhece preconceito de alguns atletas por atuarem em equipes do interior

17/04/2018 -

Técnico diz que Luverdense não rendeu tudo que podia após derrota para o Cuiabá pela Série C

O treinador acredita em uma evolução já na partida de sábado, contra o Botafogo de Ribeirão Preto.

17/04/2018 -

CBF sorteia 6ª confrontos da Copa do Brasil e Luverdense pode enfrentar Flamengo, Palmeiras ou Grêmio

A equipe de Lucas do Rio Verde, entra na Copa do Brasil a partir das oitavas de final, por ter sido campeão da Copa Verde, no ano passado.

12/04/2018 -

Luverdense quer vitória para reeditar final da Copa Verde contra o Paysandu

O confronto inicia às 21h15 (de Brasília) no Estádio Kleber Andrade. No primeiro jogo, em Lucas do Rio Verde, a equipe capixaba ganhou por 1 x 0.

11/04/2018 -

Luverdense inicia contratações para disputa da Série C do Brasileiro

O clube anunciou quatro reforços para buscar o retorno a Série B do Brasileiro, entre eles o artilheiro do Campeonato Brasiliense deste ano. Verdão do Norte estreia no próximo domingo contra o Cuiabá.

09/04/2018 -

Luverdense perde zagueiro para decisão da semifinal da Copa Verde

O atual campeão da competição regional precisa reverter a derrota no jogo de ida para seguir em busca do bicampeonato. LEC x Atlético-ES será nesta quinta-feira, em Cariacica

09/04/2018 -

Luverdense e Cuiabá se enfrentam no domingo pela primeira rodada da Série C do Brasileiro

Com uma acentuada queda na receita, o clube aposta em uma equipe modesta.

09/04/2018 -

Meio campo André é o novo Reforço para o Luverdense

O jogador já está treinando desde a última quinta-feira com os novos companheiros.

09/04/2018 -

Lucas do Rio Verde conquista primeiro lugar em etapa estadual de natação

Esta foi a primeira fase da competição, que contou com a participação de cerca de 500 atletas

05/04/2018 -

Lucas do Rio Verde é sede da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Natação

As disputas serão realizadas na piscina da Escola Municipal Olavo Bilac

03/04/2018 -

Luverdense apresenta hoje treinador e volante

Ele substitui o técnico Odil, que deixou o cargo ontem, após o Luverdense ser eliminado pelo Sinop na semifinal do mato-grossense.

02/04/2018 -

Após derrota para o Sinop, Odil Soares é demitido do Luverdense

Odil Soares assumiu, pela segunda vez, o comando do Luverdense no final da temporada passada, após demissão do técnico Júnior Rocha

01/04/2018 -

Sinop elimina Luverdense nos pênaltis e decidirá título do mato-grossense com o Cuiabá

O Sinop vai decidir o título com o Cuiabá, que hoje eliminou o União de Rondonópolis.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora