VLT

Acordo com Consórcio VLT prevê conclusão de obra em 2 anos

Secretário de Cidades diz deverá dar início já aos processos de desapropriação de imóveis.

MT Agora - Mídia News
12 de Janeiro de 2017 as 22h 16min

Governo fechou acordo com Consórcio VLT para concluir obras em 24 meses

O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos (PSDB), revelou que entre as cláusulas acordadas com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande está a conclusão das obras do modal em 24 meses.

Em entrevista ao programa Comunidade, do SBT, o tucano disse que o prazo começará a contar assim que a Justiça homologar o acordo entre Governo e Consórcio. Na prática, a obra não deverá ser concluída dentro do atual mandato do governador Pedro Taques (PSDB).

“No acordo financeiro que estamos realizando, amarramos um prazo para conclusão das obras. O consórcio queria 48 meses, depois tentou 36 meses, mas fechamos em 24 meses. Então, o Consórcio está assinando o compromisso de terminar 100% da obra em dois anos”, disse.

Segundo Wilson, para evitar os mesmos erros cometidos pela gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), antes que a obra tenha início, haverá a demolição de imóveis nas duas cidades. Este foi um dos entraves enfrentados pelo peemedebista, com diversas ações judiciais contra as desapropriações.

“Já estou lançando na semana que vem uma licitação para demolição. Já temos R$ 27 milhões que serão gastos só para demolições. Serão centenas de imóveis demolidos. Não vamos esperar o acordo ser fechado. Já estou lançando, confiando no acordo. E assim que o juiz der o ok, na área de demolição já estará adiantado”, afirmou.

Wilson preferiu, novamente, não revelar de quanto será o acréscimo de valores na obra. Inicialmente, as empresas pediam R$ 1,299 bilhão para a retomada e conclusão. O Governo ofereceu R$ 715 milhões. Até o momento, pouco mais de R$ 1 bilhão já foram investidos.

“Esse valor que consensualizamos com o Consórcio não divulgamos, porque o governador determinou que seja analisado pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério Público, para que não paire sob esse entendimento nem um milímetro de dúvida. E este valor, depois de analisado, vai ao juiz para que homologue o acordo”, disse.

Entretanto, contou algumas peculiaridades da obra. Segundo ele, o VLT trará um prejuízo financeiro anual de R$ 38 milhões. Desta forma, a empresa que assumir a operação do modal receberá um subsídio do Governo do Estado.

“É uma obra tão monstruosa, tão gigantesca, que vamos consumir, em energia, uma potência que dá para iluminar uma cidade de mais de 50 mil habitantes. Para funcionar o VLT, vamos gastar entre 35 a 40 megawatts. Vamos precisar de 12 subestações de energia”, disse.


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