Alunos e professores elogiam o ensino em tempo integral em MT

Mudanças positivas na aprendizagem e no comportamento dos alunos já estão sendo notados pelos educadores

27/02/2017 - 19:31:31

   

São oito horas diárias dentro da escola, e a estudante Esther Duarte Lima, de 16 anos, achou a mudança positiva dentro de sua vida escolar. Ela é aluna da Escola Estadual José de Mesquita, uma das instituições que adotaram em 2016 o projeto de Implementação do Ensino Integral da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e que está com matrículas abertas esta semana para o ano letivo de 2017.

Foi a primeira experiência de ensino integral vivenciada pela aluna. “É melhor, porque agora temos mais chances de ficar estudando e, no longo prazo, mais oportunidade para ser inserido no mercado de trabalho”, disse a estudante que, em 2017, cursará o 3º Ano do Ensino Médio.

Para ela, o melhor da experiência é ter os professores sempre por perto, para ajudar no que for preciso. “Nesse período, presenciamos a mudança de notas e comportamento dos colegas de sala, que estão se esforçando mais e buscando aprender o que vem sendo proposto”, afirma.

Neste ano, ela e seus colegas vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esther acredita que o ensino integral será essencial para um bom desempenho na avaliação.

A diretora da escola, Creuza Barros, explica que, para o primeiro ano de implementação do projeto, os resultados foram positivos. “Tivemos a ampliação da carga horária e a inserção de disciplinas de Projeto de Vida, que visa a estimular o aluno a aprender mais sobre si, sobre a comunidade e seus anseios”.

Segundo Creuza, o colégio atende 400 alunos, distribuídos em 16 turmas dos três níveis do Ensino. A aula começa às 7h30 e só termina às 15h30, com pausas para lanches e almoço.

“Ensino integral ainda é um desafio. Não temos essa cultura. Os alunos e, até os pais, estão acostumados com o meio período e muitos querem isso. Lutamos para manter o ensino integral. Os alunos que ficaram entenderam que o objetivo é o aprendizado, que estamos acompanhando de perto a formação dos alunos”.

MELHORA NO COMPORTAMENTO

Uma das barreiras encontradas, foi a aceitação da proposta por parte dos pais dos alunos. “Muitos pais querem os filhos estudando e trabalhando, porque eles precisam ajudar na renda em casa. Então, há uma sensibilização por parte da comunidade escolar para que eles entendam o nosso projeto”, afirma a diretora.

O que é mais gratificante, segundo ela, são as mudanças na postura e na aprendizagem dos alunos. “A gente já percebe um avanço dos estudantes, que começaram o ano com notas ruins e já mostram um melhor desempenho, que resulta na melhora do comportamento também”.

Alunos do 2º ano, Christian Miranda e Elis Stefany também tiveram pela primeira vez um contato com o ensino integral. Para eles, o resultado foi positivo. “A experiência está sendo muito boa. Sempre estudei na rede estadual e agora está sendo bem diferente”, ressaltou Elis.

Já seu colega, Cristian, acredita que a nova carga horária prepara o aluno para desafios maiores.  E é isso que Djanira Freitas Araújo, coordenadora de Ciências Humanas da escola acredita: na evolução e preparação para o que está por vir.

“Eu estou muito agradecida por essa experiência. Trabalho aqui há um ano diretamente com os professores e os alunos. O tempo extra dos estudantes com os alunos têm sido essencial para a melhora no desempenho deles”.

Para a professora, é importante acompanhar de perto os alunos, cada um dentro de suas limitações, para que eles sejam assistidos e tenham seus anseios atendidos. “Não desistam da escola. Juntos só temos a ganhar e estaremos prontos para competir”, afirma.

Matrícula Web

As matrículas para as 14 escolas que ofertam o ensino em tempo integral em Mato Grosso serão realizadas pela internet a partir desta quarta-feira (1), a partir das 13h, até o dia 3/03. Dessa vez, pais ou responsáveis devem acessar canal da Matrícula Web, disponibilizado no site da Seduc (http://www.seduc.mt.gov.br) para solicitação da inscrição, ou ir até a escola. Os pais também podem fazer a matrícula nas próprias escolas, até 10 de março.

MT Agora - Yuri Ramires | Seduc-MT

Mais Noticias

Nova Mutum

Taques chega a Mutum, inaugura terminal de passageiros do aeroporto e delegacia

Caravana FCO

Banco do Brasil realizará a Caravana do FCO em MT

Bloqueio na Br163

Caminhoneiros ameaçam bloquear rodovias em Mato Grosso

Garimpo Ilegal

MPF volta a pedir à Justiça envio da Força Nacional para garimpo ilegal

06/03/2017 -

Governo planeja copiar Corujão da Saúde de Dória para acabar com filas

O Corujão da Saúde foi promessa de campanha do prefeito de SP João Doria, que pretende zerar a fila dos exames em 90 d

06/03/2017 -

Nova invasão leva 3 mil pessoas a área de garimpo ilegal em MT, diz PM

Ocupação ocorreu de foram pacífica há duas semanas, segundo a polícia. Garimpo em Pontes e Lacerda começou a ser ocupado em dezembro de 2015.

02/03/2017 -

Concessionária registra apenas um óbito na BR-163 durante feriado de carnaval

O acidente com uma vítima fatal ocorreu, no último sábado, quando, após uma colisão lateral, um veículo de passeio saiu de pista na ponte sobre o rio Serragem, no km 567 da BR-364, região de Nobres

27/02/2017 -

Para escoar safra, MT cobra melhoria na BR-163 no Pará

A rodovia já é a segunda rota mais importante para escoar a safra agrícola mato-grossense para os portos de Miritituba e Santarem

22/02/2017 -

Quase 700 vagas de emprego estão disponíveis em Mato Grosso

Lucas do Rio Verde abriu 268 postos de trabalho, para se candidatar a uma das oportunidades basta o interessado procurar uma unidade do Sine

22/02/2017 -

Prazo para fazer pagamento do IPVA sem juros e multas termina nesta semana

A guia de recolhimento deve ser emitida no Portal da Sefaz, no menu IPVA, opção Emissão de DAR – Novo

21/02/2017 -

Sedec e Sebrae buscam estimular o empreendedorismo em Mato Grosso

Implantação do Sistema Redesim e a Feira do Empreendedor foram alguns dos assuntos abordados

20/02/2017 -

Só salários do Executivo serão congelados, diz governador

Taques disse não ter autonomia para propor um projeto de lei que interfira na questão salarial dos demais Poderes do Estado

16/02/2017 -

MT possui 14 municípios em estado de emergência

O caso mais crítico até agora ainda é o de Campo Novo do Parecis que teve 10% da cidade totalmente alagada.

15/02/2017 -

Instalação de porto seco em Sinop será estudada diante implantação da Ferrogrão

O porto seco tem como principal função receber as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro.

14/02/2017 -

Horário de Verão termina no próximo dia 19

O Horário de Verão é implantado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

13/02/2017 -

Polo local da UAB disponibiliza mais de 600 vagas para graduações e pós-graduações

Só a Unemat disponibiliza quatro licenciaturas e um bacharelado, totalizando 225 novas vagas.

13/02/2017 -

Estado une forças para ajudar Campo Novo do Parecis

Desde o início de sábado (11.02), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuam junto com a Prefeitura em um plano emergencial para ajudar as famílias

13/02/2017 -

Prefeito de MT decreta situação de emergência após alagamento

Moradores de bairro em Campo Novo do Parecis foram resgatados em barco. Cerca de mil família ficaram desabrigadas, segundo estimativa da prefeitura.

13/02/2017 -

Governo de MT firma acordo com produtores para tentar diminuir crimes no campo

Entre os maiores problemas citados estão o roubo e furtos de equipamentos, animais, produtos e defensivos.