Alunos e professores elogiam o ensino em tempo integral em MT

Mudanças positivas na aprendizagem e no comportamento dos alunos já estão sendo notados pelos educadores

27/02/2017 - 19:31:31

   

São oito horas diárias dentro da escola, e a estudante Esther Duarte Lima, de 16 anos, achou a mudança positiva dentro de sua vida escolar. Ela é aluna da Escola Estadual José de Mesquita, uma das instituições que adotaram em 2016 o projeto de Implementação do Ensino Integral da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e que está com matrículas abertas esta semana para o ano letivo de 2017.

Foi a primeira experiência de ensino integral vivenciada pela aluna. “É melhor, porque agora temos mais chances de ficar estudando e, no longo prazo, mais oportunidade para ser inserido no mercado de trabalho”, disse a estudante que, em 2017, cursará o 3º Ano do Ensino Médio.

Para ela, o melhor da experiência é ter os professores sempre por perto, para ajudar no que for preciso. “Nesse período, presenciamos a mudança de notas e comportamento dos colegas de sala, que estão se esforçando mais e buscando aprender o que vem sendo proposto”, afirma.

Neste ano, ela e seus colegas vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esther acredita que o ensino integral será essencial para um bom desempenho na avaliação.

A diretora da escola, Creuza Barros, explica que, para o primeiro ano de implementação do projeto, os resultados foram positivos. “Tivemos a ampliação da carga horária e a inserção de disciplinas de Projeto de Vida, que visa a estimular o aluno a aprender mais sobre si, sobre a comunidade e seus anseios”.

Segundo Creuza, o colégio atende 400 alunos, distribuídos em 16 turmas dos três níveis do Ensino. A aula começa às 7h30 e só termina às 15h30, com pausas para lanches e almoço.

“Ensino integral ainda é um desafio. Não temos essa cultura. Os alunos e, até os pais, estão acostumados com o meio período e muitos querem isso. Lutamos para manter o ensino integral. Os alunos que ficaram entenderam que o objetivo é o aprendizado, que estamos acompanhando de perto a formação dos alunos”.

MELHORA NO COMPORTAMENTO

Uma das barreiras encontradas, foi a aceitação da proposta por parte dos pais dos alunos. “Muitos pais querem os filhos estudando e trabalhando, porque eles precisam ajudar na renda em casa. Então, há uma sensibilização por parte da comunidade escolar para que eles entendam o nosso projeto”, afirma a diretora.

O que é mais gratificante, segundo ela, são as mudanças na postura e na aprendizagem dos alunos. “A gente já percebe um avanço dos estudantes, que começaram o ano com notas ruins e já mostram um melhor desempenho, que resulta na melhora do comportamento também”.

Alunos do 2º ano, Christian Miranda e Elis Stefany também tiveram pela primeira vez um contato com o ensino integral. Para eles, o resultado foi positivo. “A experiência está sendo muito boa. Sempre estudei na rede estadual e agora está sendo bem diferente”, ressaltou Elis.

Já seu colega, Cristian, acredita que a nova carga horária prepara o aluno para desafios maiores.  E é isso que Djanira Freitas Araújo, coordenadora de Ciências Humanas da escola acredita: na evolução e preparação para o que está por vir.

“Eu estou muito agradecida por essa experiência. Trabalho aqui há um ano diretamente com os professores e os alunos. O tempo extra dos estudantes com os alunos têm sido essencial para a melhora no desempenho deles”.

Para a professora, é importante acompanhar de perto os alunos, cada um dentro de suas limitações, para que eles sejam assistidos e tenham seus anseios atendidos. “Não desistam da escola. Juntos só temos a ganhar e estaremos prontos para competir”, afirma.

Matrícula Web

As matrículas para as 14 escolas que ofertam o ensino em tempo integral em Mato Grosso serão realizadas pela internet a partir desta quarta-feira (1), a partir das 13h, até o dia 3/03. Dessa vez, pais ou responsáveis devem acessar canal da Matrícula Web, disponibilizado no site da Seduc (http://www.seduc.mt.gov.br) para solicitação da inscrição, ou ir até a escola. Os pais também podem fazer a matrícula nas próprias escolas, até 10 de março.

MT Agora - Yuri Ramires | Seduc-MT

Mais Noticias

Coaching

Mato Grosso é destaque na revista Exame por implantar coaching na gestão pública

Acima do Peso

Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com mais habitantes acima do peso, diz pesquisa

Frota de Veículos

Frota de veículos em Mato Grosso aumenta quase 60% em quatro anos

Pedágio

Tarifa de pedágio na MT-235 fica mais cara

04/01/2018 -

CGE alerta servidores sobre conhecimento da legislação e deveres funcionais

A principal vertente do Programa de Controle Disciplinar é a prevenção, ou seja, orientar os servidores acerca do que devem e não podem fazer no ambiente de trabalho

04/01/2018 -

Rodovias estaduais registram 12 acidentes sem vítima fatal

O número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 15 acidentes.

04/01/2018 -

Governo repassa mais de R$ 2,3 bilhões aos municípios

Valor é referente ao período de janeiro a novembro de 2017 e foi maior que o enviado no mesmo período de 2016 às prefeituras

04/01/2018 -

Serviços essenciais, energia elétrica e saneamento lideraram reclamações no Procon em 2017 em MT

De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (3), de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017, o Procon realizou 31.641 atendimentos.

03/01/2018 -

Transportados sem nota fiscal, 290 celulares avaliados em R$ 136 mil são apreendidos

Apreensão ocorreu no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A empresa responsável deve responder a um Termo de Apreensão e Depósito (TAD).

02/01/2018 -

Mato Grosso terá 21 dias de feriados e pontos facultativos em 2018

Nos órgãos públicos e no Poder Executivo serão 10 pontos facultativos. Os feriados e pontos facultativos não devem afetar a prestação dos serviços considerados essenciais.

02/01/2018 -

PRF registra 2 mortes e redução de 10% de feridos em acidentes no Ano Novo em MT

Foram realizados 606 testes de alcoolemia, 1,5 mil registros de veículos com excesso de velocidade. Ainda, 32 motoristas ou passageiros estavam sem cinto de segurança.

02/01/2018 -

Padre de MT causa polêmica após postar foto com arma em rede social

Thiago Bruno publicou a imagem no WhatsApp Status e causou polêmica nas redes sociais. Um amigo dele gravou um vídeo alegando que a arma é objeto de decoração.

28/12/2017 -

Número de colisões frontais reduz 28% na BR-163

Quantidade de mortos caiu 42,5% em 2017, em relação a 2016

21/12/2017 -

Fluxo de veículos leves aumenta 65% na BR-163

Maior movimento durante o feriado prolongado é previsto para esta sexta-feira (22)

18/12/2017 -

Sefaz realiza Plantão Fiscal na região norte

Para ficar em dia com as obrigações fiscais, os devedores devem renegociar suas dívidas e efetuar, em janeiro de 2018, a solicitação para que ocorra uma nova inclusão como optante do Simples Nacional.

13/12/2017 -

FAB faz operação para resgatar corpos de família que estava em avião que caiu em área de mata em MT

Família decolou de distrito em Colniza em direção à Juara, no sábado (9). Os destroços do avião foram encontrados numa região de mata a 24 km de Juruena.

13/12/2017 -

Professora morre após carro ser esmagado por caminhão em rodovia de MT

Professora de 79 anos morreu no local do acidente, na BR-070, em Barra do Garças. Motorista disse à PRF que a vítima fazia uma ultrapassagem no momento do acidente.

13/12/2017 -

Criança de 3 anos é resgatada a 7 metros de altura ao ficar presa em corrimão de escada rolante em aeroporto em MT

Segundo a PM, o menino foi entregue aos pais sem lesões e ferimentos. Caso foi registrado no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

13/12/2017 -

Professora é internada após ingerir perfume supostamente colocado por aluno em garrafa d'água em MT

Minutos antes, professora tinha chamado a atenção de aluno que estava borrifando perfume em sala de aula, segundo o marido dela. Maria Célia de Oliveira Schoenherr é alérgica a perfume.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora