Alunos e professores elogiam o ensino em tempo integral em MT

Mudanças positivas na aprendizagem e no comportamento dos alunos já estão sendo notados pelos educadores

27/02/2017 - 19:31:31

   

São oito horas diárias dentro da escola, e a estudante Esther Duarte Lima, de 16 anos, achou a mudança positiva dentro de sua vida escolar. Ela é aluna da Escola Estadual José de Mesquita, uma das instituições que adotaram em 2016 o projeto de Implementação do Ensino Integral da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e que está com matrículas abertas esta semana para o ano letivo de 2017.

Foi a primeira experiência de ensino integral vivenciada pela aluna. “É melhor, porque agora temos mais chances de ficar estudando e, no longo prazo, mais oportunidade para ser inserido no mercado de trabalho”, disse a estudante que, em 2017, cursará o 3º Ano do Ensino Médio.

Para ela, o melhor da experiência é ter os professores sempre por perto, para ajudar no que for preciso. “Nesse período, presenciamos a mudança de notas e comportamento dos colegas de sala, que estão se esforçando mais e buscando aprender o que vem sendo proposto”, afirma.

Neste ano, ela e seus colegas vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esther acredita que o ensino integral será essencial para um bom desempenho na avaliação.

A diretora da escola, Creuza Barros, explica que, para o primeiro ano de implementação do projeto, os resultados foram positivos. “Tivemos a ampliação da carga horária e a inserção de disciplinas de Projeto de Vida, que visa a estimular o aluno a aprender mais sobre si, sobre a comunidade e seus anseios”.

Segundo Creuza, o colégio atende 400 alunos, distribuídos em 16 turmas dos três níveis do Ensino. A aula começa às 7h30 e só termina às 15h30, com pausas para lanches e almoço.

“Ensino integral ainda é um desafio. Não temos essa cultura. Os alunos e, até os pais, estão acostumados com o meio período e muitos querem isso. Lutamos para manter o ensino integral. Os alunos que ficaram entenderam que o objetivo é o aprendizado, que estamos acompanhando de perto a formação dos alunos”.

MELHORA NO COMPORTAMENTO

Uma das barreiras encontradas, foi a aceitação da proposta por parte dos pais dos alunos. “Muitos pais querem os filhos estudando e trabalhando, porque eles precisam ajudar na renda em casa. Então, há uma sensibilização por parte da comunidade escolar para que eles entendam o nosso projeto”, afirma a diretora.

O que é mais gratificante, segundo ela, são as mudanças na postura e na aprendizagem dos alunos. “A gente já percebe um avanço dos estudantes, que começaram o ano com notas ruins e já mostram um melhor desempenho, que resulta na melhora do comportamento também”.

Alunos do 2º ano, Christian Miranda e Elis Stefany também tiveram pela primeira vez um contato com o ensino integral. Para eles, o resultado foi positivo. “A experiência está sendo muito boa. Sempre estudei na rede estadual e agora está sendo bem diferente”, ressaltou Elis.

Já seu colega, Cristian, acredita que a nova carga horária prepara o aluno para desafios maiores.  E é isso que Djanira Freitas Araújo, coordenadora de Ciências Humanas da escola acredita: na evolução e preparação para o que está por vir.

“Eu estou muito agradecida por essa experiência. Trabalho aqui há um ano diretamente com os professores e os alunos. O tempo extra dos estudantes com os alunos têm sido essencial para a melhora no desempenho deles”.

Para a professora, é importante acompanhar de perto os alunos, cada um dentro de suas limitações, para que eles sejam assistidos e tenham seus anseios atendidos. “Não desistam da escola. Juntos só temos a ganhar e estaremos prontos para competir”, afirma.

Matrícula Web

As matrículas para as 14 escolas que ofertam o ensino em tempo integral em Mato Grosso serão realizadas pela internet a partir desta quarta-feira (1), a partir das 13h, até o dia 3/03. Dessa vez, pais ou responsáveis devem acessar canal da Matrícula Web, disponibilizado no site da Seduc (http://www.seduc.mt.gov.br) para solicitação da inscrição, ou ir até a escola. Os pais também podem fazer a matrícula nas próprias escolas, até 10 de março.

MT Agora - Yuri Ramires | Seduc-MT

Mais Noticias

Acidente Fatal

Mulher morre e três crianças ficam feridas em acidente

Acidente Grave

Idosa tem perna esmagada após ser atropelada por ônibus

Acidente

Quatro carretas pegam fogo após acidente na BR-158

Resposta Imediata

Mato Grosso tem a maior estrutura de combate às queimadas do país

20/09/2017 -

Com 5 incêndios florestais em andamento, MT pode estender período proibitivo de queimadas

Se estiagem continuar, proibição pode seguir até 30 de outubro. Por falta de equipes, bombeiros não conseguem atender 65% das chamadas de emergência.

20/09/2017 -

Mais de 20 vacas e bezerros morrem queimados e prefeitura em MT pede ajuda do Ibama para apagar fogo em sítios

Secretário de Meio Ambiente de Nova Ubiratã afirma que incêndios são criminosos e registrou boletim de ocorrência na polícia. Vídeo mostra produtora rural chorando por ter que sacrificar animais com queimaduras.

20/09/2017 -

Teto da Câmara de VG desaba e trabalhador fica ferido

Vítima foi levada para o Pronto-Socorro; Legislativo ainda não se pronunciou sobre o caso

13/09/2017 -

Policial civil morre e 3 policiais ficam feridos após viatura capotar em MT

Wilder Botelho Queiroz, de 27 anos, havia ingressado na Polícia Civil na turma que se formou em 2016. Momentos antes do capotamento um disparo acidental feriu outro policial no veículo.

12/09/2017 -

Município de MT que teve o maior terremoto da história do país registra tremor de 2,1

Servidor público diz que abalo sísmico de baixa intensidade não foi sentido pelos moradores. Segundo sismólogo, para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus.

12/09/2017 -

Governo dá primeiro passo para concessão do Marechal Rondon e mais 4 aeroportos de MT

Dos 14 terminais que serão concessionados, 5 são de Mato Grosso.

12/09/2017 -

Mato Grosso registrou 29 tremores de terra neste ano

Todas elas foram de baixa intensidade e quase que imperceptíveis.

12/09/2017 -

Aluno de 11 anos morre atropelado ao sair de escola em Mato Grosso

João Gabriel Lemes foi atropelado Bairro Vila Alta, em Tangará da Serra. Com o impacto, o menino foi arremessado a 20 metros do local do atropelamento.

12/09/2017 -

Jovem cai de moto após atropelar 2 ciclistas e morre atropelado por carro em MT

Motorista não viu motociclista caído e passou por cima do corpo da vítima, que tinha 19 anos. Ciclistas, sendo um adolescente de 16 anos e um homem de 33 anos, ficaram feridos.

12/09/2017 -

Detran-MT diz que aguarda orientação nacional para implantar CNH digital

Segundo órgão estadual, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ainda deve orientar os estados sobre o funcionamento da versão eletrônica da CNH.

12/09/2017 -

PRF registra 48 acidentes com 5 mortes no feriado prolongado em MT

Vinte e um motoristas foram presos dirigindo embriagados nas rodovias. Outras 28 pessoas tiveram ferimentos leves e 8 com gravidade em acidentes.

12/09/2017 -

Peixes são encontrados mortos após vazamento de esgoto em rio em MT

Secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis informou que vazamento em estação elevatória foi identificado por equipe de fiscalização.

12/09/2017 -

Javalis destroem plantações e revoltam fazendeiros em MT

O problema não é novo, mas se agravou nos últimos anos, de acordo com a associação de agricultores

11/09/2017 -

Tremor de terra de magnitude 3,2 é sentido por moradores em MT: ''Foi uma explosão''

Morador disse que as janelas da casa dele tremeram depois de estrondo. Outra moradora disse ter acordado com o barulho.

11/09/2017 -

Consumo de energia elétrica aumenta 11% em MT devido às altas temperaturas

Aumento foi registrado no mês de agosto. Por causa do calor, população usa mais aparelhos de refrigeração.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora