Alunos e professores elogiam o ensino em tempo integral em MT

Mudanças positivas na aprendizagem e no comportamento dos alunos já estão sendo notados pelos educadores

27/02/2017 - 19:31:31

   

São oito horas diárias dentro da escola, e a estudante Esther Duarte Lima, de 16 anos, achou a mudança positiva dentro de sua vida escolar. Ela é aluna da Escola Estadual José de Mesquita, uma das instituições que adotaram em 2016 o projeto de Implementação do Ensino Integral da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e que está com matrículas abertas esta semana para o ano letivo de 2017.

Foi a primeira experiência de ensino integral vivenciada pela aluna. “É melhor, porque agora temos mais chances de ficar estudando e, no longo prazo, mais oportunidade para ser inserido no mercado de trabalho”, disse a estudante que, em 2017, cursará o 3º Ano do Ensino Médio.

Para ela, o melhor da experiência é ter os professores sempre por perto, para ajudar no que for preciso. “Nesse período, presenciamos a mudança de notas e comportamento dos colegas de sala, que estão se esforçando mais e buscando aprender o que vem sendo proposto”, afirma.

Neste ano, ela e seus colegas vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esther acredita que o ensino integral será essencial para um bom desempenho na avaliação.

A diretora da escola, Creuza Barros, explica que, para o primeiro ano de implementação do projeto, os resultados foram positivos. “Tivemos a ampliação da carga horária e a inserção de disciplinas de Projeto de Vida, que visa a estimular o aluno a aprender mais sobre si, sobre a comunidade e seus anseios”.

Segundo Creuza, o colégio atende 400 alunos, distribuídos em 16 turmas dos três níveis do Ensino. A aula começa às 7h30 e só termina às 15h30, com pausas para lanches e almoço.

“Ensino integral ainda é um desafio. Não temos essa cultura. Os alunos e, até os pais, estão acostumados com o meio período e muitos querem isso. Lutamos para manter o ensino integral. Os alunos que ficaram entenderam que o objetivo é o aprendizado, que estamos acompanhando de perto a formação dos alunos”.

MELHORA NO COMPORTAMENTO

Uma das barreiras encontradas, foi a aceitação da proposta por parte dos pais dos alunos. “Muitos pais querem os filhos estudando e trabalhando, porque eles precisam ajudar na renda em casa. Então, há uma sensibilização por parte da comunidade escolar para que eles entendam o nosso projeto”, afirma a diretora.

O que é mais gratificante, segundo ela, são as mudanças na postura e na aprendizagem dos alunos. “A gente já percebe um avanço dos estudantes, que começaram o ano com notas ruins e já mostram um melhor desempenho, que resulta na melhora do comportamento também”.

Alunos do 2º ano, Christian Miranda e Elis Stefany também tiveram pela primeira vez um contato com o ensino integral. Para eles, o resultado foi positivo. “A experiência está sendo muito boa. Sempre estudei na rede estadual e agora está sendo bem diferente”, ressaltou Elis.

Já seu colega, Cristian, acredita que a nova carga horária prepara o aluno para desafios maiores.  E é isso que Djanira Freitas Araújo, coordenadora de Ciências Humanas da escola acredita: na evolução e preparação para o que está por vir.

“Eu estou muito agradecida por essa experiência. Trabalho aqui há um ano diretamente com os professores e os alunos. O tempo extra dos estudantes com os alunos têm sido essencial para a melhora no desempenho deles”.

Para a professora, é importante acompanhar de perto os alunos, cada um dentro de suas limitações, para que eles sejam assistidos e tenham seus anseios atendidos. “Não desistam da escola. Juntos só temos a ganhar e estaremos prontos para competir”, afirma.

Matrícula Web

As matrículas para as 14 escolas que ofertam o ensino em tempo integral em Mato Grosso serão realizadas pela internet a partir desta quarta-feira (1), a partir das 13h, até o dia 3/03. Dessa vez, pais ou responsáveis devem acessar canal da Matrícula Web, disponibilizado no site da Seduc (http://www.seduc.mt.gov.br) para solicitação da inscrição, ou ir até a escola. Os pais também podem fazer a matrícula nas próprias escolas, até 10 de março.

MT Agora - Yuri Ramires | Seduc-MT

Mais Noticias

Levantamento

BR-163: Trecho sob concessão registra queda de 30% nas mortes de motociclistas

Acidente

Homem é atingido por raio enquanto pilotava moto na chuva e morre em fazenda em MT

Balanço Epidemiológico

Mato Grosso tem 42 casos suspeitos de influenza e 8 mortes, diz secretaria

Saúde

Oferta de leitos de UTI em Mato Grosso cresce 73% entre 2015 e 2017

11/04/2018 -

Prefeito de Querência (MT) atropela anta e carro sai da pista na BR-070

Fernando Gorgen (PSB) e outros dois passageiros seguiam pela BR-070 no momento do acidente. Segundo a assessoria, ninguém ficou ferido.

11/04/2018 -

Duas carretas se envolvem em colisão na BR-163 em Sinop

Nos dois casos as causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

11/04/2018 -

Sinfra debate pavimentação de rota que vai reduzir em 370 km escoamento da safra

Com a pavimentação da rodovia, o escoamento da produção poderá ser feito de forma direta pela MT-140, economizando assim uma rota de 370 quilômetros de distância.

11/04/2018 -

Idoso morre afogado após escorregar em barranco e cair em rio em MT, diz polícia

Salvador Leandro Duarte, de 68 anos, estava embriagado quando se escorregou e caiu no Rio Araguaia em Araguaiana.

09/04/2018 -

Homem morre após cair dentro de bueiro sem tampa em Sinop (MT)

Suspeita é de que Celeste Lemes tenha morrido afogado depois de cair em bueiro. No entanto, perícia ainda deve apontar causas da morte.

09/04/2018 -

Após denúncia, fiscalização aponta irregularidades e interdita balanças de aeroporto de MT

Três das 20 balanças do Aeroporto Marechal Rondon apresentaram falhas. Uma delas apontou erro de pesagem de 2kg acima do permitido, em desfavor do consumidor.

09/04/2018 -

Motociclista é atingido por ônibus ao seguir na contramão e morre em Rondonópolis (MT)

Motociclista estava com uma mulher na garupa e invadiu a contramão na rua. Moradores dizem que é comum esse tipo de infração nessa região.

09/04/2018 -

Mais de 200 motoristas são flagrados furando pedágio em rodovia de MT

Em 2017, quase 2 mil motoristas furaram o pedágio na MT-130. Concessionária diz que em 6 anos deixou de lucrar mais de R$ 500 mil com as evasões.

09/04/2018 -

Mercearia onde assaltante foi morto durante tentativa de roubo em Cuiabá é incendiada

Na semana passada, dono de mercearia reagiu a um assalto e atirou em jovem de 28 anos, que morreu. Segundo a polícia, a suspeita é de que o incêndio tenha sido motivado por vingança.

09/04/2018 -

Vândalos derrubam dois radares eletrônicos na BR-163 em Sinop (MT)

Desde o início do ano, mais de 6 equipamentos foram depredados no mesmo trecho administrado por concessionária.

09/04/2018 -

Enfrentamento da hanseníase em Mato Grosso é prioridade de governo

Com a intensificação de busca ativa e de mutirões de diagnóstico, o governo do Estado e os municípios detectaram 3.426 casos novos da doença em 2017

05/04/2018 -

Creche é fechada após forro desabar por infestação de pombos em Cuiabá

Na segunda-feira (2), parte do teto da despensa da creche desabou por não suportar a quantidade de fezes e ninhos no local.

05/04/2018 -

Motorista de carreta estava bêbado e provocou acidente que matou casal e filha de 4 anos em MT, diz laudo

Acidente na BR-163 matou Lucas Buffon, Poliana de Lara e a filha deles. Motorista de carreta mentiu em depoimento dizendo que carro da família havia invadido a pista dele.

05/04/2018 -

Mais dois radares de fiscalização eletrônica na BR-163 são derrubados em Sinop

Os aparelhos, localizados nos quilômetros 823 e 824, nas proximidades do bairro Alto da Glória, foram encontrados danificados, esta manhã.

05/04/2018 -

Samu abre processo seletivo com 90 vagas em Mato Grosso

Vagas são para enfermeiros, técnicos de enfermagem, motorista de ambulância, auxiliar administrativo e assistente administrativo.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora