Estado

Aneel vai fiscalizar 12 barragens em MT a partir da próxima semana

Fiscalização também terá o apoio da Agência Reguladora de Mato Grosso (Ager).

Prevenção | 07 de Fevereiro de 2019 as 00h 20min
Fonte: G1 MT

Em Mato Grosso, 12 barragens consideradas de 'dano potencial alto' serão vistoriadas a partir do dia 12 deste mês pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, equipes da Aneel vão percorrer 18 estados para fiscalizar 142 usinas hidrelétricas.

A fiscalização também terá o apoio da Agência Reguladora de Mato Grosso (Ager). Além de Mato Grosso, as equipes passarão por São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás.

As características usadas para definir barragens com dano potencial alto são: locais com grandes reservatórios; existência de pessoas ocupando permanentemente a área próxima à barragem; área a ser afetada apresenta interesse ambiental relevante ou é protegida; e existência de instalações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais de infraestrutura e serviços de lazer e turismo na área que seria afetada.

A Aneel esclarece que “Dano Potencial Alto” é uma classificação que diz respeito à área afetada pela usina, se é densamente povoada, por exemplo, e não às suas condições estruturais.

Em Mato Grosso, a equipe da Aneel vai passar pela usina de Manso.

As barragens Casa I e II (Itiquira), Primavera, Salto, Juína, São Lourenço, Ombreiras, Figueirópolis, Bocaiúva, Graça Brennand, Pampeana, Jaba I e José Fragelli (Poxoréu), serão visitadas por agentes da Ager.

A Aneel já fez vistorias presenciais em 122 usinas entre 2016 e 2018. Essas instalações voltarão a ser inspecionadas esse ano na segunda etapa da força-tarefa, após maio.

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO