Internado

Aos 92 anos, bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga é internado com problemas respiratórios em MT

Catalão de Balsareny, ele atua e vive em Mato Grosso desde 1970. Ele ficou conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e contra a violência dos conflitos agrários, bem como por suas posições políti

Fonte: G1 MT
04 de Agosto de 2020 as 08h 42min

Dom Pedro Casaldáliga é bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. — Foto: Servicios Koinonia / Divulgação

  O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, foi internado com problemas respiratórios em um hospital de São Félix do Araguaia, a 1,159 km de Cuiabá. O comunicado foi feito em nota oficial divulgado nessa segunda-feira (3) pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

  Natural da Catalunha, o religioso foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, ofício que ocupou até 2005, e ficou conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e contra a violência dos conflitos agrários, bem como por suas posições políticas.

  Segundo a paróquia, Dom Pedro Casaldáliga está internado por consequências de problemas respiratórios agravados pelo Mal de Parkinson e pela idade do religioso.

  “O bispo Pedro está acompanhado em todo momento e bem cuidado. Seguimos em oração pela sua saúde e esperamos que possa voltar logo para a casa dele”, disse a paróquia em nota.


  História do Bispo


  O engajamento do bispo emérito lhe transformou em referência, mas também já lhe colocou em risco de morte na região do Araguaia, leste de Mato Grosso.

  Exemplos são dois dos últimos episódios em que ele se envolveu: em 2013, recusou dar seu nome para um prêmio de jornalismo por se opor à nomeação da então secretária estadual de Cultura, Janete Riva; em 2012, recebeu ameaças de morte devido ao apoio prestado aos índios xavantes, reinseridos na terra indígena Marãiwatsédé após anos de embate judicial contra latifundiários e produtores rurais.

  Com saúde debilitada, Casaldáliga vive atualmente sob os cuidados de três freis agostinianos de sua comunidade religiosa em uma casa na cidade de São Félix do Araguaia.

  Devido à idade avançada, Casaldáliga tem dificuldades para algumas atividades, como leitura, e não fala ao telefone há anos por causa dos problemas de audição. Em 2015, teve de se submeter a uma cirurgia após fraturar o fêmur em um acidente doméstico.

  Nascido Pere Casaldàliga i Pla em 16 de fevereiro de 1928, no município de Balsareny (província de Barcelona, na Espanha), Pedro Casaldáliga chegou a Mato Grosso em 1970 para atuar como o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia.

  Já nos primeiros anos na região, ao lado de outros padres espanhóis, envolveu-se com a defesa de povos indígenas, ameaçados pela violência dos conflitos agrários e pela expansão dos latifúndios na região.

  Além da atuação pastoral, Casaldáliga é conhecido pela produção literária, tanto de poesias quanto de manifestos, artigos, cartas circulares e obras com cunho político ou de temas ligados a espiritualidade, editadas e publicadas no Brasil e no exterior.

  A trajetória do religioso também já lhe rendeu um filme biográfico, "Descalço sobre a Terra Vermelha", produzido e lançado em 2014 por duas produtoras espanholas em parceria com a TV Brasil.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Falecimento

Jovem morre após “se jogar” na frente de caminhão em Mato Grosso

Um jovem de apenas 20 anos morreu na noite desta segunda (23) na MT-320, próximo a Colíder. A vítima teria invadido a pista contrária.

24 de Setembro de 2020 as 14h35

Prisão

Mato Grosso: Homem é preso por estelionato por subtrair dinheiro do auxílio emergencial

O suspeito ficou detido por populares que acionaram a PM via 190.

24 de Setembro de 2020 as 14h18

Recuperado

Caminhão com carga de seis toneladas de adubo é recuperado em Mato Grosso

Quadrilha já tinha furtado no dia anterior outro caminhão com 20 toneladas do mesmo produto.

24 de Setembro de 2020 as 14h04

Coronavírus

Vacinas contra a Covid-19 serão testadas em voluntários de Mato Grosso

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualmente há quatro vacinas em teste no país.

24 de Setembro de 2020 as 13h28

Enem

Prazo para cadastrar foto no sistema de inscrição do Enem encerra dia 1º de outubro

Todos os participantes devem anexar a fotografia ao sistema de inscrição. O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras

24 de Setembro de 2020 as 12h56

Suicídio

Pai embriagado espanca o filho de 6 anos e criança ameaça cometer suicídio em Mato Grosso

Uma criança de apenas seis anos foi brutalmente espancada pelo próprio pai, que estava embriagado, em Cuiabá.

23 de Setembro de 2020 as 16h25

Estupro

Criança de 10 anos é estuprada por dois homens de 19 e 70 anos em Mato Grosso

Um jovem e um idoso foram presos pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (23.09), durante ação para cumprimentos de mandados judiciais. Os crimes ocorreram em Poxoréo.

23 de Setembro de 2020 as 16h12

Latrocínio

Número de latrocínios cai pela metade em Mato Grosso em 2020

Principais índices criminais também apresentaram queda de acordo com a Superintendência do Observatório da Violência

23 de Setembro de 2020 as 16h09

Relações Sexuais

Casal mantém relações sexuais na frente de criança de 2 anos em Mato Grosso

Um casal foi preso após manter relações sexuais na frente de uma criança de apenas dois anos em Várzea Grande.

23 de Setembro de 2020 as 16h06

Envenenamento

Homem com suspeita de envenenamento morre em Mato Grosso

Um homem de 27 anos com suspeita de envenenamento morreu na porta de uma oficina mecânica em Cuiabá na tarde de ontem (22).

23 de Setembro de 2020 as 12h18

Assalto

Vigilante é apontada por planejar assalto a carro forte em que 3 bandidos morreram em MT

Uma tentativa de assalto a um carro forte que ocorreu em 2019 deixou 3 criminosos mortos e desde o fato, policiais se empenham para descobrir a dinâmica do crime.

23 de Setembro de 2020 as 12h13

Estupro

Cães salvam dona de ser estuprada e atacam agressor em Mato Grosso

Uma mulher não identificada foi salva pelos cães de estimação durante uma tentativa de estupro. O fato ocorreu na cidade de Poconé.

23 de Setembro de 2020 as 12h10

Alta

Recém-nascida vítima de escalpelamento durante o parto sai da UTI em Mato Grosso

A mãe da recém-nascida teve a bexiga perfurada, ficou em coma e já foi liberada do hospital.

23 de Setembro de 2020 as 12h03

IDEB

IDEB: Escolas de Mato Grosso têm notas superiores à média nacional

As EEs Souza Bandeira, com índice de 6,4, e EE Gustavo Kulmann e EE Ana Maria do Couto (CPA), empatadas com nota 6,1, superam o índice de 5,9 média das escolas brasileiras.

23 de Setembro de 2020 as 12h00

Doação

Pescado apreendido no interior é doado para Hospital Municipal

Sema e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreenderam 96 quilos de pescado que estavam sendo transportado e armazenados sem documento de origem

23 de Setembro de 2020 as 11h58

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO