Estado

Após depoimento de ex-aluno, novo inquérito investiga tenente dos bombeiros acusada de morte de jovem após prática

zadora Ledur instruía atividade que resultou na morte de Rodrigo Claro em novembro de 2016. Outro aluno também denunciou os excessos da tenente durante as aulas.

Após Depoimento De Ex-Aluno | 01 de Dezembro de 2017 as 21h 32min
MT Agora - G1 MT

Izadora Ledur era instrutora de curso dos bombeiros em Cuiabá (Foto: Câmara Municipal de Barra do Garças/Reprodução)

Um novo inquérito policial investiga a suposta prática de tortura pela tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur de Souza Dechamps, durante as aulas práticas dos cursos de formação do órgão. A tenente já responde na Justiça pelo crime de tortura após morte do também aluno Rodrigo Claro, de 21 anos, que passou mal após uma aula prática. O G1 não conseguiu localizar a defesa de Ledur.

A nova investigação teve início durante as oitivas do inquérito policial que investigava a morte de Rodrigo Claro. À época, o ex-aluno foi ouvido e relatou os supostos abusos cometidos pela tenente. Por causa dos excessos, ele desistiu do curso.

Após a conclusão deste inquérito, o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) entendeu que o ex-aluno também era vítima da tenente e que os relatos deveriam ser apurados. O novo inquérito ainda não foi concluído, segundo o MP.

Desde a morte de Rodrigo até agora, Ledur apresentou sete atestados e está de licença médica há um ano. A tenente ainda tentou por duas vezes ser promovida para capitã, o que foi negado pela corporação.

Rodrigo Claro

Rodrigo morreu depois de passar mal durante um treinamento aquático dos bombeiros em novembro de 2016, atividade coordenada pela tenente Izadora Ledur, que era a instrutora do curso.

Ledur responde criminalmente pela morte do aluno e ficou monitorada por tornozeleira eletrônica por três meses. Porém, no mês de outubro, conseguiu na justiça o direito de retirar a tornozeleira eletrônica que a monitorava.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Ledur usou de meios abusivos de natureza física, como caldos e afogamentos, e de natureza mental mental ameaçando desligar o Rodrigo do curso.

A primeira audiência do caso foi marcada pelo juiz Marcos Faleiros da Silva, da Sétima Vara Criminal, para o dia 26 de janeiro de 2018, em Cuiabá.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Danos

Exploração de garimpo em Poconé (MT) causa rachaduras em paredes de casas, reclamam moradores

Município tem 28 mineradoras licenciadas, sendo quatro delas que atuam em perímetro urbano. Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve enviar equipe para avaliar a área explorada.

21 de Agosto de 2018 as 13h08

Foi Morta No Paraguai

Corpo de estudante de medicina achada morta no Paraguai é velado em Câmara de Vereadores em MT

Erika de Lima Corte, de 29 anos, foi achada morta em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O corpo dela foi levado para o município de Pontal do Araguaia (MT), onde é velado.

21 de Agosto de 2018 as 12h57

Acidente

Caminhonete capota após atingir animais em rodovia em Mato Grosso

Com o impacto, a caminhonete teve uma das lanternas traseiras arrancadas, lateral esquerda amassada e o capô também ficou danificado.

20 de Agosto de 2018 as 21h17

Decisão Da Justiça

Polícia doa 171 pares de tênis apreendidos para famílias carentes de Cuiabá

Ao todo, cerca de 30 famílias devem ser beneficiadas com a doação dos produtos. Tênis foram apreendidos em 2015 durante operação contra comércio de produtos falsos.

20 de Agosto de 2018 as 21h02

Clima

Nova frente fria atinge alguns municípios de Mato Grosso

A nova frente fria que chegou neste domingo (19) ao Sul do Brasil é acompanhada de uma grande e forte massa de ar polar e atinge parte do Centro-Oeste, diminuindo a temperatura em algumas cidades também em Mato Grosso.

20 de Agosto de 2018 as 20h51

Campanha De Vacinação

Mais de 50% do público-alvo ainda deve ser vacinado contra polio e sarampo em MT

O objetivo é imunizar 202.216 crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. Campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto em todo o país.

20 de Agosto de 2018 as 20h35

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Ensolarado com muitas nuvens

27º

COTAÇÃO