Territorialidade

Audiência pública discute alterações geográficas envolvendo 16 cidades

Secretaria de Planejamento do Estado, IBGE e AL apresentaram os resultados de estudos técnicos.

Fonte:MT Agora - Gcom-MT
20 de Abril de 2016 as 04h 45min

Técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e deputados estaduais que integram a Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa debateram nesta terça-feira (19.04), na sede do Legislativo estadual, as alterações geográficas envolvendo 16 municípios das regiões sudeste, centro-sul e médio-norte de Mato Grosso.

Na audiência pública foram apresentadas quais as 11 inconsistências territoriais detectadas nas cidades de Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé, Rosário Oeste, Planalto da Serra e Novas Brasilândia, que integram o 2º bloco de cidades a passar pela atualização de limite geográfico, e quais os impactos das alterações fronteiriças sugeridas pelos técnicos da Seplan e IBGE à outras dez cidades - Diamantino, Cáceres, Barra do Bugres, Alto Paraguai, Paranatinga, Primavera do Leste, Campo Verde, Nova Mutum, Porto Estrela e Santa Rita do Trivelato- vizinhas dos seis municípios principais pesquisados. 

Pelo resultado final apresentado pela engenheira cartógrafa da Seplan, Lígia Camargo, Chapada dos Guimarães sofreria uma redução de 5,97% da sua dimensão territorial, algo em torno de 370 km². As comunidades de Serrinha, Mata Grande, Ponte Alta e as fazendas no entorno dessas áreas passariam a pertencer ao município de Campo Verde. Isso porque, pela pesquisa técnica, foi apontado que a prefeitura de Campo Verde destina recursos daos moradores dessas comunidades, que hoje pertencem a Chapada dos Guimarães. “Além disso 90% dos moradores entrevistados disseram que recorrem aos serviços públicos de Campo Verde, ao invés de Chapada”, explicou Lígia Camargo. A área envolvendo as comunidades Serrinha, Mata Grande, Ponte Alta representa 3,96% do território de Chapada.

Igualmente fazendas instaladas no norte e extremo norte de Chapada dos Guimarães passariam a integrar a cidade de Nova Brasilândia, por estarem distantes do perímetro urbano de Chapada e mais próximas da sede urbana do outro município.

Atualização das divisas

Nobres, Poconé, Cáceres e Rosário Oeste também teriam redução territorial, caso as propostas de alterações limítrofes apresentadas nesta terça-feira sejam aprovadas pelos deputados estaduais e transformadas em lei. No balanço da atualização de divisas intermunicipais, a área de Nobres reduziria em 0,33% (12,78km²), Cáceres 0,50% (123,50 km² de diminuição), Poconé 0,08% (14,54 km² a menos), e Rosário Oeste 2,19% (perderia 156,92 km²). Esses territórios para serem alterados aumentariam as dimensões geográficas das cidades de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, além de Campo Verde e Nova Brasilândia.

De acordo com Lígia Camargo foram identificadas, ao longo dos estudos geográficos, que por proximidade, moradores de comunidades e funcionários de fazendas das cidades pesquisadas procuravam serviços públicos, como atendimento médico e escolar, em centros urbanos mais próximos, ao invés de procurar o mesmo atendimento na prefeitura onde o território está anexado. “Com isso sobrecarrega os investimentos nas prefeituras onde ocorrem essa procura, e o nosso trabalho, ao corrigir essas distorções, é garantir que os repasses de recursos federais sejam feitos em conformidade com a população assistida por determinado município”, comenta a engenheira cartógrafa da Seplan.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Lisu Koberstain, presente na audiência pública, adiantou que irá apresentar na Assembleia Legislativa um recurso contra a redução de território das comunidades rurais de Serrinha, Mata Grande, Ponte Alta.

Já o presidente da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini, Nininho, adiantou que em caso de impasse entre as prefeituras envolvidas nos estudos, a sugestão será consultar os moradores das comunidades, para que eles decidam a qual administração preferem ser indexados.

O secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, elogiou os trabalhos realizados pelos técnicos da Seplan e IBGE e destacou que os levantamentos foram estritamente técnico e sem cunho político. “Vimos nesses trabalhos de atualização divisória que foram identificadas mesmo até áreas que não pertenciam a ninguém e isso demonstra que o trabalho foi feito absolutamente técnico e responsável”, finalizou.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Suicídio

Pai embriagado espanca o filho de 6 anos e criança ameaça cometer suicídio em Mato Grosso

Uma criança de apenas seis anos foi brutalmente espancada pelo próprio pai, que estava embriagado, em Cuiabá.

23 de Setembro de 2020 as 16h25

Estupro

Criança de 10 anos é estuprada por dois homens de 19 e 70 anos em Mato Grosso

Um jovem e um idoso foram presos pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (23.09), durante ação para cumprimentos de mandados judiciais. Os crimes ocorreram em Poxoréo.

23 de Setembro de 2020 as 16h12

Latrocínio

Número de latrocínios cai pela metade em Mato Grosso em 2020

Principais índices criminais também apresentaram queda de acordo com a Superintendência do Observatório da Violência

23 de Setembro de 2020 as 16h09

Relações Sexuais

Casal mantém relações sexuais na frente de criança de 2 anos em Mato Grosso

Um casal foi preso após manter relações sexuais na frente de uma criança de apenas dois anos em Várzea Grande.

23 de Setembro de 2020 as 16h06

Envenenamento

Homem com suspeita de envenenamento morre em Mato Grosso

Um homem de 27 anos com suspeita de envenenamento morreu na porta de uma oficina mecânica em Cuiabá na tarde de ontem (22).

23 de Setembro de 2020 as 12h18

Assalto

Vigilante é apontada por planejar assalto a carro forte em que 3 bandidos morreram em MT

Uma tentativa de assalto a um carro forte que ocorreu em 2019 deixou 3 criminosos mortos e desde o fato, policiais se empenham para descobrir a dinâmica do crime.

23 de Setembro de 2020 as 12h13

Estupro

Cães salvam dona de ser estuprada e atacam agressor em Mato Grosso

Uma mulher não identificada foi salva pelos cães de estimação durante uma tentativa de estupro. O fato ocorreu na cidade de Poconé.

23 de Setembro de 2020 as 12h10

Alta

Recém-nascida vítima de escalpelamento durante o parto sai da UTI em Mato Grosso

A mãe da recém-nascida teve a bexiga perfurada, ficou em coma e já foi liberada do hospital.

23 de Setembro de 2020 as 12h03

IDEB

IDEB: Escolas de Mato Grosso têm notas superiores à média nacional

As EEs Souza Bandeira, com índice de 6,4, e EE Gustavo Kulmann e EE Ana Maria do Couto (CPA), empatadas com nota 6,1, superam o índice de 5,9 média das escolas brasileiras.

23 de Setembro de 2020 as 12h00

Doação

Pescado apreendido no interior é doado para Hospital Municipal

Sema e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreenderam 96 quilos de pescado que estavam sendo transportado e armazenados sem documento de origem

23 de Setembro de 2020 as 11h58

Flagrante

Detento tenta entrar em presídio com 8 celulares no ânus em MT

Sozinho, ele expeliu oito mini aparelhos de celular com bateria, quatro plugs de cabo USB, sete chips de celulares e um fio de carregador de celular. O preso não necessitou de atendimento médico.

23 de Setembro de 2020 as 10h54

Acidente

Acidente com caminhonete que levava pacientes a posto de saúde mata um e fere nove em MT

Segundo a PM, o veículo, uma Ford Ranger cabine dupla para cinco pessoas, capotou e caiu em uma vala no Assentamento Pingos D’Água.

23 de Setembro de 2020 as 10h52

Investimentos

Mais de R$ 36 milhões em saúde, segurança, educação foram destinados para Água Boa

Entre os investimentos, em 2020, estão os repasses do ICMS, do IPVA e do Fethab no montante total de R$ 18,1 milhões

23 de Setembro de 2020 as 10h42

Pesquisa

Pesquisa epidemiológica da Covid-19 será prorrogada em Mato Grosso

Entre os 10 municípios que participam da pesquisa, Juína e Tangará da Serra já alcançaram mais de 80% da meta prevista; Cuiabá e Rondonópolis ocupam o último lugar, com 0% de alcance

23 de Setembro de 2020 as 10h36

Fuga

Homem que fugiu de Mato Grosso é preso por policias do Paraná

Um homem de 25 anos foragido da justiça de Mato Grosso foi preso ontem (21) no interior do Paraná.

22 de Setembro de 2020 as 14h32

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO