Fumaça

Avião de Bolsonaro arremete em MT por causa da fumaça de queimadas

Apesar da manobra, pouso ocorreu normalmente na 2ª tentativa. Pantanal registra recorde de queimadas em setembro, e fumaça que atrapalhou a aterrissagem nesta sexta (18) já chegou a outras regiões do país.

Fonte: G1 MT
18 de Setembro de 2020 as 13h 13min

  O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta sexta-feira (18) que o avião em que ele estava teve de arremeter ao chegar a Sinop, em Mato Grosso, pois a visibilidade "não estava muito boa". O Pantanal enfrenta uma onda recorde de incêndios, e a fumaça das queimadas já chegou a outras regiões do país.

  "Hoje quando o avião foi aterrissar, ele arremeteu. Foi a 2ª vez na minha vida que acontece isso, uma vez foi no Rio de Janeiro, e, obviamente, algo anormal está acontecendo, no caso é que a visibilidade não estava muito boa."


  Segundo a administradora do aeroporto de Sinop, havia fumaça no momento do pouso, e o piloto não tinha 100% de visibilidade da pista.

  A manobra de arremeter ocorre quando o piloto decide subir novamente com o avião quando a aeronave já está em operação de pouso, em direção ao solo.

  A aterrissagem da comitiva, que levava ainda os ministros da Defesa, Augusto Heleno, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ocorreu normalmente na segunda tentativa.

  Visita a Mato Grosso
  Nesta sexta, no discurso a representantes do agronegócio no estado, Bolsonaro disse que há "alguns focos de incêndio pelo Brasil" e que isso acontece ao longo dos anos.

  "Temos sofrido uma crítica muito grande. Porque, obviamente, quanto mais nos atacarem, mais interessa aos nossos concorrentes, para o que temos de melhor, que é o nosso agronegócio", disse.

  Em referência às críticas de outros países sobre as queimadas no Brasil, Bolsonaro rebateu.

  "Países outros que nos criticam não têm problema de queimada, porque já queimaram tudo nos seus países".

 
  Depois do pronunciamento em Sinop, Bolsonaro seguiu de carro para Sorriso. De acordo com o cerimonial da Prefeitura de Sorriso, ele seguiria de helicóptero para a cidade. A assessoria do presidente, no entanto, não disse o motivo da mudança e negou que tenha sido por causa da fumaça. A distância entre as duas cidades é de 84 km. A viagem durou cerca de 1 hora.

  Na cidade, ele entregou títulos rurais e em discurso voltado aos produtores do estado, voltou a criticar o isolamento social apontado por cientistas e médicos como uma das formas mais eficientes de conter o avanço do coronavírus. O Brasil é um dos países com maior número de infectados no mundo - 4,4 milhões - e soma mais de 135 mil mortes pela doença.

  “Esse estado [Mato Grosso], um dos maiores de extensão, a sua vocação é o agro, cada dia, cada mês e ano estamos tendo prova disso. Vocês não pararam durante a pandemia,. Vocês não entraram na conversinha mole de fica em casa e a economia a gente vê depois. Isso é para os fracos', afirmou.


  Política ambiental
  Nesta semana, oito países europeus enviaram uma carta ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em que dizem que o aumento do desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros por consumidores do continente.

  A declaração de Bolsonaro em defesa das políticas ambientais do país ocorre ainda um dia depois dele afirmar o país é um exemplo em preservação do meio ambiente. Nesta quinta-feira, em evento na Paraíba, Bolsonaro disse que "o país está de parabéns".

  “O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. E alguns não entendem como é o país que mais sofre ataques vindo de fora no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente”, declarou.

  Recorde de queimadas
  O Pantanal passa pelo setembro com mais focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998: foram 5.603 focos de calor detectados em apenas 16 dias, contra 5.498 registrados no mês inteiro de setembro em 2007 – o recorde para o mês até este ano.

  Em comparação a 2019, quando setembro teve 2.887 focos detectados em 30 dias, o mesmo mês de 2020 já apresenta uma alta de 96%. O número de focos neste mês está 188% acima da média histórica do Inpe para setembro, que é de 1.944 pontos de incêndio.

O fogo já destruiu 85% do Parque Estadual Encontro das Águas, refúgio das onças pintas-pintadas. Com relação à área perdida para os incêndios, o instituto apresenta os dados mensalmente:a última estimativa, contabilizada até 31 de agosto, apontava uma perda de 12% do bioma neste ano – foram 18,6 km².

  Em todo o estado do Mato Grosso, em setembro, até essa quinta (17), foram 16.826 focos de incêndio. Na comparação com o mesmo mês, em 2019, o aumento é de 56%. Os registros de fogo neste ano em setembro já somam 16.826

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Atropelamento

Onça-pintada morre após ser atropelada em Mato Grosso

Uma onça-pintada, macho, morreu após ser atropelada na MT-170, neste fim de semana, em Juína-MT.

26 de Outubro de 2020 as 12h29

Fogo

Homem joga gasolina e coloca fogo na ex-mulher em Mato Grosso

Um homem foi preso após agredir e atear fogo na ex-mulher.

26 de Outubro de 2020 as 12h23

Ferrogrão

‘Ferrogrão será balizadora do frete em Mato Grosso’, avalia Movimento Pró-Logística

‘Ferrogrão será balizadora do frete em Mato Grosso’, avalia Movimento Pró-Logística

26 de Outubro de 2020 as 12h06

Lotofácil

Lotofácil tem 5 ganhadores, um de Mato Grosso

Cinco sortudos acertaram as cinco dezenas premiadas e cada um leva para casa a quantia de R$ 220.157,41

26 de Outubro de 2020 as 12h03

Encontrado

Corpo de jovem que estava desaparecido há 4 dias é encontrado carbonizado em obra em MT

A Polícia Civil investiga o crime e a motivação do assassinato. Não há informações se alguém foi preso ou identificado.

23 de Outubro de 2020 as 13h55

Roubo

Homem pede a namorada em casamento, não gosta da resposta e rouba o carro dela em MT

Um homem exigiu de volta o carro que deu à namorada e quebrou a porta do apartamento dela depois de ter o pedido de casamento questionado.

23 de Outubro de 2020 as 13h47

Malária

Homem com diagnóstico de malária é encontrado morto dentro de apartamento em Mato Grosso

O corpo de um homem de 47 anos foi encontrado na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro São José, em Pontes e Lacerda.

23 de Outubro de 2020 as 13h36

CNH

Cidadãos podem obter a CNH e o Licenciamento do veículo de forma digital

Tanto a CNH digital quanto o CRLV digital possuem o mesmo valor jurídico da versão impressa

23 de Outubro de 2020 as 13h33

Temporal

Mato Grosso tem previsão de vendaval e chuva forte

O alerta é válido para hoje (23).

23 de Outubro de 2020 as 13h28

Estupro

MT: pai que estuprou a filha de madrugada ofereceu dinheiro para ela não contar

O fato ocorreu na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá.

23 de Outubro de 2020 as 13h26

Coronavírus

Todos os municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT

23 de Outubro de 2020 as 13h14

Coronavírus

Mato Grosso registra 8 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Há 178 internações em UTIs públicas e 182 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 44% para UTIs adulto e em 21% para enfermarias

23 de Outubro de 2020 as 13h11

Droga

Suspeito de armazenar droga a mando de facção criminosa é preso em flagrante em Confresa

Um homem suspeito de armazenar entorpecentes a mando de uma facção criminosa foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (21.10), em Confresa (1.160 km ao norte de Cuiabá).

22 de Outubro de 2020 as 13h00

Operação

Operação no nortão prende cinco suspeitos

As ações aconteceram na zona urbana e rural dos municípios de Colniza e Aripuanã

22 de Outubro de 2020 as 12h57

Acidente

Menor pega carro escondido dos pais e morre após sofrer acidente em MT

Um adolescente de 14 anos morreu na noite dessa quarta-feira (21) após se envolver em um grave acidente de trânsito, na BR-174, na cidade de Pontes e Lacerda-MT.

22 de Outubro de 2020 as 08h59

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO