Bebê vítima de ritual em MT tem parte de agulha retirada do abdômen

Bebê teve 4 agulhas colocadas no corpo durante ritual autorizado pelos pais. Médicos conseguiram tirar agulha do ouvido e parte que estava no abdômen.

02/02/2017 - 23:11:39

   

Raio-X mostra agulhas na cabeça de bebê vítima de suposto ritual em São Pedro da Cipa (Foto: Divulgação)

A bebê de quatro meses, que supostamente foi vítima de maus-tratos em um ritual religioso e que está internada há 49 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica da Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, apresentou uma melhora no quadro de saúde. No ritual, três agulhas de metal foram colocadas na cabeça do bebê e uma agulha no abdômen.

Segundo o último boletim de saúde divulgado pelo hospital, a criança teve parte da agulha do abdômen retirada pelos médicos. Uma outra agulha, que estava no ouvido da menina, foi removida durante um procedimento cirúrgico no mês de janeiro. Dessa forma, a criança continua com duas agulhas na cabeça.

Cinco pessoas foram responsabilizadas pelos maus-tratos contra a menina, entre elas os pais do bebê. Todos continuam presos e a mãe está detida em uma unidade para menores infratores.

Conforme o pediatra Otávio Branchini, que acompanha o tratamento da menina, a equipe médica espera o próprio organismo da paciente apresentar uma reação.

“Foi retirado um pedaço da agulha do abdômen. Esse pedaço que restou não gera maiores preocupações. Mas a agulha do cérebro não tem como mexer. O acesso a essas agulhas e o caminho que vai se fazer para retirar pode lesar muito mais o cérebro do que as próprias agulhas”, declarou o médico.

A bebê está ganhando peso e crescendo, tendo uma evolução no quadro de saúde. “Estamos esperando ver se as agulhas ficam encapsuladas. O organismo pode fazer isso, ele pode encapsular as agulhas”, disse Branchini.

O caso

O Conselho Tutelar recebeu denúncia da equipe médica do Hospital Municipal de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, sobre suspeita de maus-tratos contra uma menina que deu entrada na unidade. O bebê chorava muito e apresentando hematomas no couro cabeludo. No relatório médico da paciente constava ainda que, duas semanas antes, a vítima já havia estado no mesmo hospital apresentando cortes nos pés.

O bebê, na ocasião com três meses, teve as agulhas inseridas na região do tórax e na cabeça. De acordo com o delegado que investiga o caso, Marcelo Melo de Laet, todos os suspeitos negaram participação no suposto ritual.

Quatro pessoas foram presas e uma foi apreendida por envolvimento no crime: Iraci Queiroz dos Santos, de 42 anos, conhecida como Baiana, que teria conduzido o ritual; Débora Queiroz dos Santos, grávida de oito meses e filha de Iraci; Ricardo César dos Santos, genro de Iraci; Wellinton de Jesus Costa, de 28 anos, pai da menina; e a mãe da vítima, que tem 17 anos.

A menor de idade vai responder a ato infracional análogo a tentativa de homicídio e foi encaminhada ao Complexo do Pomeri, em Cuiabá. O pai do bebê, Wellinton, é suspeito de ter recebido R$ 250 para submeter a filha ao ritual.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Greve

Servidores das Ciretrans de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum também aderiram à greve

Ausência

Governo não manda representante para reunião com servidores do Detran-MT e greve continua

Acidente Fatal

Mulher morre e três crianças ficam feridas em acidente

Acidente Grave

Idosa tem perna esmagada após ser atropelada por ônibus

20/09/2017 -

Quatro carretas pegam fogo após acidente na BR-158

Apesar do susto, ninguém ficou ferido no acidente; Corpo de Bombeiros foi acionado

20/09/2017 -

Mato Grosso tem a maior estrutura de combate às queimadas do país

Apesar do investimento de R$ 3 milhões, Estado passou de redução de 20% nas queimadas e incêndios florestais, no início do mês, para um aumento de 34,71% até 17 de setembro

20/09/2017 -

Com 5 incêndios florestais em andamento, MT pode estender período proibitivo de queimadas

Se estiagem continuar, proibição pode seguir até 30 de outubro. Por falta de equipes, bombeiros não conseguem atender 65% das chamadas de emergência.

20/09/2017 -

Mais de 20 vacas e bezerros morrem queimados e prefeitura em MT pede ajuda do Ibama para apagar fogo em sítios

Secretário de Meio Ambiente de Nova Ubiratã afirma que incêndios são criminosos e registrou boletim de ocorrência na polícia. Vídeo mostra produtora rural chorando por ter que sacrificar animais com queimaduras.

20/09/2017 -

Teto da Câmara de VG desaba e trabalhador fica ferido

Vítima foi levada para o Pronto-Socorro; Legislativo ainda não se pronunciou sobre o caso

13/09/2017 -

Policial civil morre e 3 policiais ficam feridos após viatura capotar em MT

Wilder Botelho Queiroz, de 27 anos, havia ingressado na Polícia Civil na turma que se formou em 2016. Momentos antes do capotamento um disparo acidental feriu outro policial no veículo.

12/09/2017 -

Município de MT que teve o maior terremoto da história do país registra tremor de 2,1

Servidor público diz que abalo sísmico de baixa intensidade não foi sentido pelos moradores. Segundo sismólogo, para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus.

12/09/2017 -

Governo dá primeiro passo para concessão do Marechal Rondon e mais 4 aeroportos de MT

Dos 14 terminais que serão concessionados, 5 são de Mato Grosso.

12/09/2017 -

Mato Grosso registrou 29 tremores de terra neste ano

Todas elas foram de baixa intensidade e quase que imperceptíveis.

12/09/2017 -

Aluno de 11 anos morre atropelado ao sair de escola em Mato Grosso

João Gabriel Lemes foi atropelado Bairro Vila Alta, em Tangará da Serra. Com o impacto, o menino foi arremessado a 20 metros do local do atropelamento.

12/09/2017 -

Jovem cai de moto após atropelar 2 ciclistas e morre atropelado por carro em MT

Motorista não viu motociclista caído e passou por cima do corpo da vítima, que tinha 19 anos. Ciclistas, sendo um adolescente de 16 anos e um homem de 33 anos, ficaram feridos.

12/09/2017 -

Detran-MT diz que aguarda orientação nacional para implantar CNH digital

Segundo órgão estadual, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ainda deve orientar os estados sobre o funcionamento da versão eletrônica da CNH.

12/09/2017 -

PRF registra 48 acidentes com 5 mortes no feriado prolongado em MT

Vinte e um motoristas foram presos dirigindo embriagados nas rodovias. Outras 28 pessoas tiveram ferimentos leves e 8 com gravidade em acidentes.

12/09/2017 -

Peixes são encontrados mortos após vazamento de esgoto em rio em MT

Secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis informou que vazamento em estação elevatória foi identificado por equipe de fiscalização.

12/09/2017 -

Javalis destroem plantações e revoltam fazendeiros em MT

O problema não é novo, mas se agravou nos últimos anos, de acordo com a associação de agricultores

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora