Bebê vítima de ritual em MT tem parte de agulha retirada do abdômen

Bebê teve 4 agulhas colocadas no corpo durante ritual autorizado pelos pais. Médicos conseguiram tirar agulha do ouvido e parte que estava no abdômen.

02/02/2017 - 23:11:39

   

Raio-X mostra agulhas na cabeça de bebê vítima de suposto ritual em São Pedro da Cipa (Foto: Divulgação)

A bebê de quatro meses, que supostamente foi vítima de maus-tratos em um ritual religioso e que está internada há 49 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica da Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, apresentou uma melhora no quadro de saúde. No ritual, três agulhas de metal foram colocadas na cabeça do bebê e uma agulha no abdômen.

Segundo o último boletim de saúde divulgado pelo hospital, a criança teve parte da agulha do abdômen retirada pelos médicos. Uma outra agulha, que estava no ouvido da menina, foi removida durante um procedimento cirúrgico no mês de janeiro. Dessa forma, a criança continua com duas agulhas na cabeça.

Cinco pessoas foram responsabilizadas pelos maus-tratos contra a menina, entre elas os pais do bebê. Todos continuam presos e a mãe está detida em uma unidade para menores infratores.

Conforme o pediatra Otávio Branchini, que acompanha o tratamento da menina, a equipe médica espera o próprio organismo da paciente apresentar uma reação.

“Foi retirado um pedaço da agulha do abdômen. Esse pedaço que restou não gera maiores preocupações. Mas a agulha do cérebro não tem como mexer. O acesso a essas agulhas e o caminho que vai se fazer para retirar pode lesar muito mais o cérebro do que as próprias agulhas”, declarou o médico.

A bebê está ganhando peso e crescendo, tendo uma evolução no quadro de saúde. “Estamos esperando ver se as agulhas ficam encapsuladas. O organismo pode fazer isso, ele pode encapsular as agulhas”, disse Branchini.

O caso

O Conselho Tutelar recebeu denúncia da equipe médica do Hospital Municipal de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, sobre suspeita de maus-tratos contra uma menina que deu entrada na unidade. O bebê chorava muito e apresentando hematomas no couro cabeludo. No relatório médico da paciente constava ainda que, duas semanas antes, a vítima já havia estado no mesmo hospital apresentando cortes nos pés.

O bebê, na ocasião com três meses, teve as agulhas inseridas na região do tórax e na cabeça. De acordo com o delegado que investiga o caso, Marcelo Melo de Laet, todos os suspeitos negaram participação no suposto ritual.

Quatro pessoas foram presas e uma foi apreendida por envolvimento no crime: Iraci Queiroz dos Santos, de 42 anos, conhecida como Baiana, que teria conduzido o ritual; Débora Queiroz dos Santos, grávida de oito meses e filha de Iraci; Ricardo César dos Santos, genro de Iraci; Wellinton de Jesus Costa, de 28 anos, pai da menina; e a mãe da vítima, que tem 17 anos.

A menor de idade vai responder a ato infracional análogo a tentativa de homicídio e foi encaminhada ao Complexo do Pomeri, em Cuiabá. O pai do bebê, Wellinton, é suspeito de ter recebido R$ 250 para submeter a filha ao ritual.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Caravana FCO

Banco do Brasil realizará a Caravana do FCO em MT

Bloqueio na Br163

Caminhoneiros ameaçam bloquear rodovias em Mato Grosso

Garimpo Ilegal

MPF volta a pedir à Justiça envio da Força Nacional para garimpo ilegal

Corujão da Saúde

Governo planeja copiar Corujão da Saúde de Dória para acabar com filas

06/03/2017 -

Nova invasão leva 3 mil pessoas a área de garimpo ilegal em MT, diz PM

Ocupação ocorreu de foram pacífica há duas semanas, segundo a polícia. Garimpo em Pontes e Lacerda começou a ser ocupado em dezembro de 2015.

02/03/2017 -

Concessionária registra apenas um óbito na BR-163 durante feriado de carnaval

O acidente com uma vítima fatal ocorreu, no último sábado, quando, após uma colisão lateral, um veículo de passeio saiu de pista na ponte sobre o rio Serragem, no km 567 da BR-364, região de Nobres

27/02/2017 -

Para escoar safra, MT cobra melhoria na BR-163 no Pará

A rodovia já é a segunda rota mais importante para escoar a safra agrícola mato-grossense para os portos de Miritituba e Santarem

27/02/2017 -

Alunos e professores elogiam o ensino em tempo integral em MT

Mudanças positivas na aprendizagem e no comportamento dos alunos já estão sendo notados pelos educadores

22/02/2017 -

Quase 700 vagas de emprego estão disponíveis em Mato Grosso

Lucas do Rio Verde abriu 268 postos de trabalho, para se candidatar a uma das oportunidades basta o interessado procurar uma unidade do Sine

22/02/2017 -

Prazo para fazer pagamento do IPVA sem juros e multas termina nesta semana

A guia de recolhimento deve ser emitida no Portal da Sefaz, no menu IPVA, opção Emissão de DAR – Novo

21/02/2017 -

Sedec e Sebrae buscam estimular o empreendedorismo em Mato Grosso

Implantação do Sistema Redesim e a Feira do Empreendedor foram alguns dos assuntos abordados

20/02/2017 -

Só salários do Executivo serão congelados, diz governador

Taques disse não ter autonomia para propor um projeto de lei que interfira na questão salarial dos demais Poderes do Estado

16/02/2017 -

MT possui 14 municípios em estado de emergência

O caso mais crítico até agora ainda é o de Campo Novo do Parecis que teve 10% da cidade totalmente alagada.

15/02/2017 -

Instalação de porto seco em Sinop será estudada diante implantação da Ferrogrão

O porto seco tem como principal função receber as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro.

14/02/2017 -

Horário de Verão termina no próximo dia 19

O Horário de Verão é implantado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

13/02/2017 -

Polo local da UAB disponibiliza mais de 600 vagas para graduações e pós-graduações

Só a Unemat disponibiliza quatro licenciaturas e um bacharelado, totalizando 225 novas vagas.

13/02/2017 -

Estado une forças para ajudar Campo Novo do Parecis

Desde o início de sábado (11.02), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuam junto com a Prefeitura em um plano emergencial para ajudar as famílias

13/02/2017 -

Prefeito de MT decreta situação de emergência após alagamento

Moradores de bairro em Campo Novo do Parecis foram resgatados em barco. Cerca de mil família ficaram desabrigadas, segundo estimativa da prefeitura.

13/02/2017 -

Governo de MT firma acordo com produtores para tentar diminuir crimes no campo

Entre os maiores problemas citados estão o roubo e furtos de equipamentos, animais, produtos e defensivos.