Malformação

Bebê nasce com intestino fora do corpo e sem vaga em MT vai para GO

Criança nasceu com malformação e precisou ser transferida para Goiás. Família diz que não conseguiu vaga em UTI em hospitais de Mato Grosso.

01 de Junho de 2016 as 01h 30min

Antony Gonçalves de Almeida (Foto: Arquivo pessoal)

Um bebê que nasceu com o intestino para fora do corpo, na última sexta-feira (27), em Querência, a 912 km de Cuiabá, foi transferido na madrugada desta segunda-feira (30) para um hospital público em Goiânia (GO). Com a saúde frágil, a criança precisava ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passar por cirurgia. Porém, a família alega que não conseguiu vaga pela saúde pública em Mato Grosso.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou que tomou as medidas necessárias, mas que os pais optaram por não aguardar a regulação do paciente, buscando atendimento em uma unidade de saúde de outro estado.

A criança, chamada Antonny Gonçalves de Almeida, nasceu em um hospital público em Querência. A prima do bebê, Erika Ferreira dos Santos, diz que o menino ainda não consegue receber leite materno e está recebendo apenas soro. Ela explica que a mãe do bebê, quando fez ultrassom durante a gravidez, não teria descoberto que o filho apresentava essa malformação. Na época, os médicos que a atenderam teriam dito que se tratava de um cisto.

“Ele nasceu na sexta-feira e a família pediu ajuda pela defensoria. Com isso, ele foi transferido para o Hospital de Água Boa. Mas lá também não tinha UTI, até que conseguiram transferência para Goiânia”, explicou a prima. O pai do menino, Eliab Honorato de Almeida, acompanha a transferência de Antonny, que foi removido para Goiás através de uma ambulância.

Já a mãe do bebê, Aline Gonçalves, está em Querência e não pode acompanhar o filho por conta da cesária. “Ele respira normalmente sem aparelhos, mas precisa dessa UTI e da cirurgia. Em Goiás conseguimos apenas a vaga na UTI, ainda vamos procurar a cirurgia. A questão é: será que ele vai aguentar todo esse tempo? Ele precisava de atendimento o quanto antes”, lamentou a prima.

Outro lado

O G1 não conseguiu contato com os hospitais em que a criança passou em Mato Grosso. Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alegou que "foram tomadas as medidas necessárias e o acompanhamento da criança foi realizado junto ao Hospital Municipal de Querência". No entanto, de acordo com a pasta, os pais avaliaram ser necessário buscar a rede privada de saúde em outro estado.


MT Agora - G1 MT

COMENTARIOS

Mais de Estado

Lei Kandir

Secretário de Fazenda pede agilidade na regulamentação da Lei Kandir

A expectativa é que a votação pela Câmara venha a ocorrer nos próximos meses, sobretudo com o apoio da frente parlamentar da agropecuária, compostos por mais de 200 deputados.

25 de Abril de 2019 as 09h32

Satisfação

Principal aeroporto de Mato Grosso supera média nacional na pesquisa de satisfação do passageiro

A pesquisa, além de ajudar a conhecer melhor a percepção do passageiro, estimulou uma competição saudável entre os aeroportos na busca por melhores resultados

24 de Abril de 2019 as 19h41

OAB Recomenda

Cursos de Direito da Unemat e UFMT recebem ‘Selo de Qualidade OAB Recomenda’

"Nós precisamos levar a ordem para dentro das universidades e trazer as universidades e faculdades para dentro da OAB”

24 de Abril de 2019 as 19h39

Conflitos Mortais

Conflitos no campo aumentam em MT e fazem 28 mil vítimas em 2018, aponta CTP

Relatório mostra dados de famílias despejadas, vítimas de pistolagem, conflitos por terra indígena, sem-terra envolvidos em conflitos e outros.

24 de Abril de 2019 as 09h20

Paralização

Professores da Unemat paralisam atividades nesta quarta-feira

A previsão é que professores de todos os campus paralisem as atividades durante os três turnos, retomando às atividades na quinta-feira

23 de Abril de 2019 as 21h40

Sem títulos

Agricultores têm dificuldades para criar peixes em viveiros construídos há 15 anos por falta de títulos das terras

Cinturão Verde, em Cuiabá, já foi considerado polo de piscicultura do estado. A produção no local pode chegar a 300 toneladas de pescado por ano.

23 de Abril de 2019 as 10h26

Reajuste

Reajuste no diesel chega às bombas e deixa caminhoneiros de MT preocupados

O aumento anunciado pelo governo federal foi de 4,8%. Caminhoneiros dizem que 70% do valor do frete é gasto com combustível e, além disso, tem os custos com manutenção, pedágio, e outras despesas.

23 de Abril de 2019 as 10h25

Abertura Oficial

Governo integra cerimônia de lançamento da 17ª Campanha de Vacinação das Américas

Em Mato Grosso, o principal objetivo é imunizar 847.137 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

22 de Abril de 2019 as 19h54

Cáceres

Reeducandos constroem cidade cenográfica da Paixão de Cristo

O evento reuniu aproximadamente três mil pessoas e teve um espaço construído especialmente para contar a história da paixão e morte de Jesus, com 85 metros de cenário, 150 atores, em uma hora e meia de duração

22 de Abril de 2019 as 19h51

Recuperação Judicial

Procon estadual alerta consumidores que compraram passagens com a Avianca

Segundo Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 18 aeronaves da companhia serão gradualmente retiradas de operação esta semana.

22 de Abril de 2019 as 19h50

Páscoa Social

Crianças e adultos em vulnerabilidade recebem ovos de páscoa

Ação foi coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes

20 de Abril de 2019 as 11h14

Atendimento Médico

Médica é afastada no 1º dia de trabalho, após atender jovem com perfuração no pulmão em UPA e mandá-lo para casa

Paciente foi levado novamente à unidade de saúde e outro médico diagnosticou a perfuração. Jovem continua internado e, segundo a família, estado de saúde é grave.

19 de Abril de 2019 as 10h11

Atividades Práticas

Jornalistas vivenciam atividades práticas do Corpo de Bombeiros

Nove profissionais da imprensa participaram neste sábado (13), no período da manhã e da tarde, do cotidiano dos bombeiros no combate a incêndios, resgate e salvamentos.

15 de Abril de 2019 as 09h37

Acidente Fatal

Colisão frontal mata um e deixa dois em estado grave no Nortão

A colisão frontal ocorreu ontem à noite, no quilômetro 1.035 da BR-163, em Matupá.

14 de Abril de 2019 as 18h35

Piracema

Período da piracema será entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 em MT

MT é o 1º estado a definir o período de defeso com base em critérios científicos.

13 de Abril de 2019 as 19h27

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO