Enem

Candidata que tirou a maior nota de MT na redação do Enem sempre estudou em escola pública e sonha cursar medicina

Keyti Marrony Barbosa de Lara tirou 980 pontos em redação. Ela cursa nutrição na UFMT.

Fonte: G1
04 de Fevereiro de 2020 as 09h 39min

Uma estudante de escola pública de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Keyti Marrony Barbosa de Lara de 19 anos foi a mato-grossense que chegou mais perto de tirar nota máxima, que é mil pontos. Mato Grosso não teve estudantes com a maior nota.

O tema da redação do Enem 2019 foi a 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'.

"Achei um tema muito importante de ser abordado, pois, com o alto índice de desemprego no país, a maioria das pessoas estão impossibilitadas do acesso ao cinema, como também preferem assistir a filme e séries no conforto de casa, sendo que o cinema é muito importante para a interação cultural", disse.

Em 2019, foi a terceira vez que a estudante fez a prova do Enem e o objetivo era testar o conhecimento e a possibilidade de entrar na faculdade de medicina, que é o sonho dela.

Keyti estuda nutrição na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2019 e ingressou com a nota do Enem de 2018. Apesar de ter tirado nota alta em redação, ela não obteve pontos suficientes para migrar para o curso de medicina na instituição e diz que vai continuar tentando.

Ela disse ter se preparado para o Enem usando os materiais antigos de um cursinho e, quando precisava fazer pesquisas, ia até a casa de uma tia ou amiga para usar a internet, pois na casa dela não tem.

Na última edição do Enem, em 2019, a estudante conseguiu alcançar 980 na redação, sendo a maior nota nota estado. Em Mato Grosso nenhum estudante conseguiu atingir nota máxima no exame nacional, segundo informação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

A nota do Enem é base para o ingresso de estudantes em instituições de curso superior e a redação é uma das mais importantes.

A estudante contou que a rotina de estudos era intensa. Ela escrevia uma redação por semana e dava aos amigos para que lessem. Semanalmente fazia exercícios específicos focados nas matérias tradicionais.

Ela estudou toda a formação do ensino fundamental e médio em escola pública e fez um cursinho pré-vestibular na Escola Estadual Júlio Strubing Müller em Várzea Grande.

Nos últimos anos, as notas na prova do Enem foram aumentando gradualmente conforme ela se dedicava ainda mais a estudar.

“Meu sonho era fazer medicina, mas comecei nutrição e me apaixonei, vou continuar e me formar. Mas vou continuar fazendo o Enem até para testar meus conhecimentos e quem sabe entrar em medicina, pois vou seguir sonho e me realizar nas áreas de biológicas”, disse Keyti.

A mãe de Keyti, Nerci Barbosa de Arruda, disse que fica realizada com a conquista da filha pois é uma garota dedicada e muito esforçada.

Nerci contou que estudou até a 8ª série, na atualidade seria o 9º ano, e que não continuou pelas condições de vida e que se fosse para fazer faculdade gostaria de ser professora.

“Fico feliz por ela, muito realizada e tento dar para ela o que eu não tive. E dou muito apoio e sempre incentivei como posso. Não tenho preocupações em relação aos estudos, porque Keyti desde criança gostava muito de estudar. Eu apoio ela no que ela quiser ser e torço para que consiga”, declarou emocionada Nerci.

Keyti tem mais quatro irmãos e a mãe é dona de casa. A estudante já trabalhou como jovem aprendiz na Associação dos Aposentados da Prefeitura de Cuiabá entre 2017 e 2018 e em uma empresa de telecomunicações em 2016.

Todos os anos ela conciliava o trabalho com a escola e os estudos independentes para participar do Enem.

No ano passado, uma aluna conseguiu nota mil em redação. Gabriela Fonseca, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, fez um texto inspirado nos versos da música 'Admirável Gado Novo', do cantor Zé Ramalho na edição do Enem de 2018. Mato Grosso é o único estado da região Centro-Oeste que não obteve nota máxima.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus

Pastor morre com covid-19 e prefeito fecha Barão de Melgaço

Jânio estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado da Capital.

04 de Julho de 2020 as 15h08

Coronavírus

Morre ex-presidente da Academia Mato-grossense Letras

A professora e ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML) Marília Beatriz Figueiredo Leite, 76, morreu ontem, sexta-feira (03).

04 de Julho de 2020 as 15h04

Coronavírus

Recém-nascida vence a covid-19 e ganha festa no hospital em Mato Grosso

A primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, compartilhou em sua página do Instagram, neste sábado (04), a história da recém-nascida Ana Beatriz que foi curada da covid-19.

04 de Julho de 2020 as 14h56

Apelo

Prefeito apela: Pelo amor de Deus, fique em casa

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, está usando tudo o que pode para tentar manter as pessoas dentro de casa.

04 de Julho de 2020 as 09h18

Multa

Prefeito baixa decreto com multa de até R$ 20 mil para quem fizer festa em casa

Prefeito de Barão de Melgaço, Adriano de Souza Arruda, se assustou com a primeira morte de covid-19 de morador do município. O pastor Janio Correa morreu nesta quinta-feira.

04 de Julho de 2020 as 09h14

Assassinato

Mulher é assassinada a tiros enquanto segurava filho no colo em Mato Grosso

Uma mulher foi assassinada a tiros nessa quinta-feira (2) no Bairro Vila Nova, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, enquanto segurava o filho no colo.

04 de Julho de 2020 as 09h11

Lockdown

STF suspende decisão que obriga lockdown em Rondonópolis

A Prefeitura entrou com o recurso e o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu o pedido.

04 de Julho de 2020 as 09h07

Prisão

PM frustra roubo com refém em clínica e prende suspeito em Cuiabá

Um dos suspeitos foi preso em flagrante. A PM segue em diligências na região

03 de Julho de 2020 as 15h13

Coronavírus

Idoso com câncer é curado em casa da Covid-19 em MT após 20 dias e médica se diz surpresa: ‘Milagre’

Para os médicos que acompanhavam o caso do idoso, a recuperação dele foi uma surpresa.

03 de Julho de 2020 as 14h42

Reforma Previdenciária

Mato Grosso: a partir de julho, militares do serviço público terão 14% descontados dos salários

A reforma previdenciária foi aprovada em primeira votação

03 de Julho de 2020 as 09h04

Bebida Alcoólica

Nova Mutum proíbe venda de bebida alcoólica e consumo nas ruas para conter covid-19

O novo decreto municipal estabelecerá medidas ainda mais rígidas nas ações que visam frear o avanço dos casos de covid-19 em Nova Mutum.

03 de Julho de 2020 as 08h56

Suspensão

Lei proíbe interrupção e suspensão de serviços de internet e telefonia durante a pandemia em MT

O Governo sancionou, nesta quinta-feira (2), uma lei que proíbe a interrupção, redução de velocidade e suspensão de serviços de internet e telefonia nesse período de aplicação das medidas referentes à contenção do vírus da Covid-19 em Mato G

03 de Julho de 2020 as 08h45

Transferência

Paciente é transferido para Campo Grande por não ter leito de UTI em Mato Grosso

Sem conseguir vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso, homem com suspeita de covid-19 foi transferido, na manhã desta quinta-feira (02), em uma UTI aérea do Hospital Municipal de São José do Rio Claro (315 km ao médio-norte de Cuiab

03 de Julho de 2020 as 08h40

Logística

Governador dá ordem de serviço para construção de duas pontes de concreto no Médio-Araguaia

Serão construídas pontes de concreto na rodovia MT-326, sobre os rios das Mortes e Água Suja, nos municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, onstruídas

03 de Julho de 2020 as 08h28

Detran-MT

Mesmo com fechamento temporário, Detran-MT continua emitindo CNH em todo Estado

O documento é enviado pelos correios no endereço cadastrado junto ao Detran-MT ou na unidade escolhida pelo condutor para retirada

02 de Julho de 2020 as 14h44

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO