Casos de HIV em adultos crescem 255% em MT; foliões devem usar preservativos

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina

05/02/2018 - 22:25:25

   

Mato Grosso registrou um aumento de 255,5% nos casos de HIV em adultos nos últimos 5 anos. Em números, os registros saltaram de 180 em 2012 para 640 notificações em 2017, aumento de 460 casos. A detecção e tratamento precoce com antirretrovirais (TARV) retardaram a evolução do HIV para Aids.

No Estado, os dados mais recentes sobre pessoas com Aids são de 2016 quando foram notificados 378 casos da doença sendo que a maior incidência dos casos tem sido verificada na população jovem. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que nesse período de festas carnavalescas, reforça sobre a importância de usar preservativos nas relações sexuais para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O alerta da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES se deve ao fato de que a principal forma de contágio do vírus HIV continua sendo a via sexual, ou seja, a pratica de sexo sem camisinha, tanto masculina quanto feminina.

Alessandra Moraes, coordenadora do setor, observa que durante o Carnaval, ou em qualquer ocasião, o uso de preservativos em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais), é o método mais eficaz para evitar a transmissão de doenças. Também serve para evitar gravidez e está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela lembra que as Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. No rol das IST mais conhecidas estão: HIV/Aids, Sífilis, Hepatites virais, HPV, Herpes genital, clamídia e gonorreia.

Qualquer pessoa que tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST independente de idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, não ter conhecimento da infecção e continuar transmitindo IST, e se não forem diagnosticada e tratada, pode levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte.

HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana que com o passar do tempo pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). Profissionais da saúde que atuam nesse setor ressaltam que com a evolução do tratamento nem todo mundo que vive com HIV chega a desenvolver a Aids.

Outras doenças
Em Mato Grosso, nos últimos dois anos, foram notificados 1.733 casos de Sífilis em adultos, 1.356 casos em gestantes e 921 casos de Sífilis congênita, quando é transmitida da mãe para o bebê ainda durante a gravidez. Quanto aos casos de hepatites, entre 2012 e 2016 foram notificados 6.966 registros de hepatites virais em Mato Grosso. Deste total, houve 167 mortes.

Conforme a SES, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a ocorrência de mais de 1 milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia no mundo. Ao ano, calculam-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções, entre clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase.

MT Agora - Welington Sabino | Gazeta Digital

Mais Noticias

Greve

Acordo anunciado pelo governo é pra ludibriar e desmobilizar movimento, acusa Baitaca

Preços Abusivos

Consumidores devem denunciar preços abusivos de combustível em MT durante greve dos caminhoneiros, orienta Procon

Medidas Necessárias

Secretaria de Segurança de MT adota medidas de racionamento de combustível e suspende parcialmente viagens

Greve

Representante de caminhoneiros em MT diz que greve não se resume à redução do diesel e cita outras reivindicações

24/05/2018 -

Protesto de caminhoneiros já causa reflexos em MT

Em Mato Grosso, o protesto se intensificou ao atingir 15 pontos de BRs, como a 163, 364 e 070.

24/05/2018 -

Operação da Anatel mira distribuição de produtos piratas em MT e em mais 6 estados

Fiscalização ocorre desde o início da manhã e tem como alvo 15 empresas distribuidoras de equipamentos de telecomunicações.

24/05/2018 -

Anunciada redução de 10% no diesel para tentar acabar com protesto de caminhoneiros

Milhares de carretas carregadas com combustível, alimentos, materiais para construção, gás de cozinha, grãos e diversos outros produtos estão paradas nas rodovias.

24/05/2018 -

Greve dos caminhoneiros afeta transporte escolar por falta de combustível e chegada de frota a concessionárias em MT

Com estoque de combustível acabando nos postos, a prefeitura do município decidiu suspender nesta quarta-feira (23) o transporte de parte dos alunos.

24/05/2018 -

Motoristas de aplicativo de transporte fazem manifestação e se juntam a caminhoneiros em paralisação em MT

Motoristas se juntaram a caminhoneiros que protestam contra o preço do combustível na BR-364, em Cuiabá. Eles fizeram carreta e buzinaço na cidade.

15/05/2018 -

Mulher que morreu negociou plásticas por rede social e CRM-MT faz alerta para cirurgias a preços baixos

Amigo de Edléia Daniele Ferreira Lira, de 33 anos, que morreu depois de fazer lipoaspiração e mamoplastia, disse que ela pagou R$ 50 para participar de grupo em rede social e tratar dos detalhes das cirurgias.

14/05/2018 -

Governo do Estado apresenta balanço das 13 edições da Caravana da Transformação

Desde o seu início, em 2016, o programa realizou mais de 61 mil cirurgias e atendeu mais de 330 mil pessoas em todo o estado.

14/05/2018 -

Em quatro meses, quase 50 agências bancárias foram alvos de ataques em MT

Polícia Civil tem realizado operações no estado contra assaltantes de bancos. Segundo a polícia, são poucas as ocorrências em que os bandidos conseguem levar o dinheiro.

10/05/2018 -

Maior aeroporto de MT está entre os 14 do país com mais reclamações de preços altos na venda de alimentos

A informação consta numa pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Notas dadas pelos próprios passageiros variam entre zero e cinco pontos.

09/05/2018 -

Fraudes em 93 seguros-desemprego são identificadas em MT e Ministério do Trabalho bloqueia R$ 463 mil que seriam pagos

Maioria dos casos foram registrados em Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças. Segundo o órgão, sistema Antifraude já gerou economia de quase RS 1 bilhão aos cofres públicos.

07/05/2018 -

Venda de carros novos em MT no mês de abril cresce o dobro da média nacional

Aumento foi de 4,20% no Brasil, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em abril, foram emplacados 8.053 veículos no estado.

07/05/2018 -

Em MT, 80 pessoas morreram em acidentes de trânsito até fevereiro de 2018

Ao todo, o estado teve 3.949 mil acidentes de trânsito entre janeiro e março deste ano. O número é 4,5% a menos que no mesmo período do ano passado.

04/05/2018 -

MT está entre os três estados que mais tiveram demissões em 2018

Setor agropecuário teve mais de 3,3 mil demissões de funcionários. Por outro lado, estado criou mais de 12 mil novas vagas de emprego.

30/04/2018 -

Temporada de combate a incêndios florestais em MT deve ter início em maio

Período proibitivo no estado será realizado entre 15 de julho e 15 de outubro. Dessa forma, o combate a incêndios florestais e queimadas irregulares em MT terá vigência de 150 dias.

27/04/2018 -

População idosa de MT aumentou mais de 9% em três anos, diz IBGE

Dados fazem referência aos anos de 2015, 2016 e 2017. Baixa fecundidade e aumento na expectativa de vida são os principais fatores citados pelo IBGE.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora