Garantia De Direitos

Cedca monitora denúncias recebidas no aplicativo ''SOS Infância''

As denúncias recebidas pelo app são rapidamente remetidas à ''Rede de Proteção'', que investiga e toma as providências cabíveis.

MT Agora - Setas-MT
16 de Janeiro de 2017 as 22h 57min

O Conselho Estadual da Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) monitora os casos de violência contra crianças e adolescentes denunciadas pelo aplicativo “SOS Infância”. As denúncias recebidas pelo app são rapidamente remetidas à “Rede de Proteção”, que investiga e toma as providências cabíveis. No momento da denúncia é possível encaminhar inclusive fotografias, feitas diretamente pelo aplicativo, que para evitar fraudes e trotes, não permite o carregamento de imagens que estejam na galeria do aparelho celular.

Assim que a denúncia é realizada, uma central dispara a informação para o Conselho Tutelar mais próximo, que poderá acionar a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e também o Ministério Público Estadual, caso seja necessária uma intervenção para garantir a segurança e proteção aos menores. O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, avalia que o “SOS Infância” é uma ferramenta de futuro. "Temos que usar a tecnologia a nosso favor. Por meio de um simples toque no celular é possível atuar de forma marcante na coibição de quaisquer crimes cometidos contra a criança e adolescente", disse.

O aplicativo do Governo do Estado de Mato Grosso foi lançado no ano passado e é gerido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti) em parceria com o Cedca e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). O dispositivo foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar e facilitar denúncias de quaisquer tipos de violações cometidas contra dos direitos da criança e do adolescente.

Na sede do Cedca, em Cuiabá, os técnicos fazem o monitoramento das denúncias dos casos de violência contra crianças e adolescentes. Os dados são coletados do Sistema de Informação para infância e Adolescência (Sipia) e o aplicativo “SOS Infância”. O Cedca também estimula os conselheiros tutelares e de direitos a tratar sobre o sistema de monitoramento da violação de direitos de crianças e adolescentes. O trabalho com eles é realizado por meio da Escola de Conselhos de Mato Grosso.

“O aplicativo e o acompanhamento de denúncias já é tema das aulas na Escola de Conselhos. O próximo passo é destinar uma carga horária nos cursos ofertados pela Escola para falar sobre o aplicativo. Além de iniciar as campanhas nos municípios, isso pode ser feito por meio de ferramentas como a Caravana da Transformação”, pontua a presidente do Cedca Annelise Cândido.

Annelise Cândido destaca a importância do aplicativo, pois não existe necessidade de deslocamento ou contato direto com os serviços de proteção para denunciar crimes de tortura, trabalho infantil ou exploração sexual contra crianças, por exemplo. Além da possibilidade de distanciamento e anonimato, é possível ao denunciante acompanhar o desenvolvimento da atuação.

O aplicativo

O SOS Infância estará disponível para download também para usuários de iOS e na versão para Android. Ao acessar o “SOS Infância” a pessoa deve clicar em realizar denúncia. Após esse passo é possível escolher entre registrar a denúncia diretamente, ou antes, ver o local da violência no mapa.

No preenchimento é possível escolher se deseja fazer a denúncia anônima ou identificada. Também é preciso preencher informações como o dia do ocorrido, tipo de violência, o nome da vítima, do agressor, local da agressão, frequência. Também é possível informar se algum órgão já foi avisado sobre a violência, descrever como a violência foi praticada e ainda enviar uma foto e localização no mapa.

As denúncias de crime praticadas contra menores poderão ser registradas e remetidas com rapidez à “Rede de Proteção”, que investigará e dará providência às ocorrências. O aplicativo está ativo e após o recebimento da denúncia os casos passam a ser sigilosos, para preservar a criança e não atrapalhar as investigações. 

A “Rede de Proteção” é formada por Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), além da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

O Conselho

O Cedca é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Cabe a ele fiscalizar e formular políticas públicas assistenciais voltadas para o setor, além de captar e gerir recursos do Fundo de Infância e Adolescência (Fia), que financia projetos e demais atividades.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Suspeito de tráfico é abordado carregando mala com drogas e é preso com outras duas pessoas em MT

Suspeito indicou uma casa onde teria comprado as drogas. No local, a polícia encontrou um casal com vários tabletes de drogas, dinheiro e um caderno de anotações.

13 de Novembro de 2019 as 15h43

Estado

Policial que atirou em jovem que atacou cliente com facão em sorveteria é homenageada em MT

Cláudia Kafer, de 32 anos, deu um tiro na perna de um jovem para evitar que continuasse a esfaquear um homem. Ela recebeu homenagem do Comando Geral da PM.

13 de Novembro de 2019 as 15h34

Estado

Mãe improvisa casa às margens de córrego para morar com os 3 filhos após despejo em Cuiabá

Casa é feita com madeira, chapas de alumínio e outros materiais improvisados. O local não tem energia e nem água encanada.

13 de Novembro de 2019 as 15h29

Estado

Ponte de madeira é interditada por risco de desabamento na MT-490

Medida visa prevenir o desabamento da travessia, que vinha sendo usada para o tráfego de veículos pesados, como carretas e caminhões, de forma irregular. Sinfra informou que uma nova ponte de concreto já começou a ser construída em substituição.

13 de Novembro de 2019 as 15h25

Estado

Motorista fica preso nas ferragens após acidente envolvendo três carros em Cuiabá

Bombeiros precisaram cortar a porta do carro para conseguir retirar o motorista.

13 de Novembro de 2019 as 15h18

Estado

Médico acusado de violência doméstica é preso pela 2ª vez em Cuiabá suspeito de ameaça e agressão

Emilson Miranda, de 30 anos, passou 40 dias preso entre fevereiro e abril deste ano suspeito de agredir e ameaçar a namorada dele e a filha dela.

13 de Novembro de 2019 as 15h11

Estado

Motorista pula de caminhonete em movimento durante roubo em MT

Vítima ficou com ferimentos leves e foi atendido na UPA. Os suspeitos do crime fugiram da polícia na BR-070 e depois abandonaram a caminhonete.

13 de Novembro de 2019 as 15h03

Estado

Passageira de moto morre após acidente com caminhão em Sorriso (MT)

Ebete Costa da Silva, de 42 anos, foi socorrida e morreu no hospital.

12 de Novembro de 2019 as 16h27

Estado

Segundo adolescente envolvido em acidente entre carro e moto morre após 4 dias na UTI em MT

Bruno Henrique e Hélio Diogo foram vítimas de um acidente ocorrido na quinta-feira (7). Eles estavam de moto e foram atropelados por um motorista embriagado.

12 de Novembro de 2019 as 16h19

Estado

Suspeito de matar engenheira após perseguição no trânsito vai para presídio em MT

Motorista teria ficado com raiva da lentidão no trânsito, perseguiu e atirou na caminhonete onde a vítima estava com o namorado em Sorriso.

12 de Novembro de 2019 as 16h09

Estado

Incêndio causado por problema em ar-condicionado atinge sala de escola e aulas são suspensas em MT

Escola possui cerca de 2,3 mil de ensino fundamental e médio. A sala atingida pelo fogo está isolada.

12 de Novembro de 2019 as 16h04

Estado

Cachorro escapa, cava cova e encontra corpo de feirante que estava desaparecido há 6 dias em MT

Feirante Dirceu de Lima Raimundo, de 58 anos, era dado como desaparecido há seis dias. Testemunhas apontaram uma mulher como autora do crime, porém, ela não foi localizada.

12 de Novembro de 2019 as 15h58

Estado

Jovem é encontrado morto em trilha de cachoeira após ficar 2 dias desaparecido em serra de MT

Segundo a Polícia Civil, João Paulo Souza Rosa, de 23 anos, estava desaparecido desde sábado (9) quando foi até a serra onde se encontraria com amigos. Corpo foi encaminhado ao IML, que deve apontar a causa da morte.

12 de Novembro de 2019 as 15h52

Estado

Corpo de jovem que se afogou durante travessia de rio é encontrado em MT

Fernando Silva teria ido passar o final de semana com amigos às margens do Rio das Mortes. Eles tentavam atravessar de uma margem para outra quando vítima foi puxada pela correnteza e se afogou.

12 de Novembro de 2019 as 15h47

Estado

Mulher é presa suspeita de se recusar a pagar conta e agredir garçom em restaurante de Cuiabá

Valor da conta seria de R$ 210, segundo a polícia. Suspeita teria dado dois tapas no rosto do garçom.

12 de Novembro de 2019 as 15h41

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Qual é sua opinião sobre o trancamento da pauta pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde?

A Favor

Contra

Parcial
veja +

COTAÇÃO