Centro de Reabilitação realiza mais de 90 mil procedimentos

Ao todo foram 500 mil procedimentos em toda a Rede Estadual de Reabilitação, atualmente composta por 128 Unidades Descentralizadas de Reabilitação.

23/01/2016 - 19:37:14

   

O Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac) finalizou 2015 com 96 mil serviços multiprofissionais de reabilitação a pacientes que procuraram os serviços de fisioterapia ortopédica, fisioterapia neurológica, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Ao todo foram 500 mil procedimentos em toda a Rede Estadual de Reabilitação, atualmente composta por 128 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR) e seis Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Também foram concedidas 2.062 próteses auditivas, 134 próteses mamarias, 274 órteses e 180 próteses ortopédicas. “Atendemos durante o ano de 2015 uma demanda reprimida muito grande, porém, o tempo de espera não foi relativamente grande. Para reduzir a fila realizamos três mutirões auditivos e ortopédicos, com os quais conseguimos atender centenas de pessoas. Na parte ortopédica foram concedidas próteses transfemurais, transtibiais e de desarticulação de joelho”, explica a diretora do Centro de Reabilitação, Flávia Tortorelli.

De acordo com a diretora ainda foram atendidos pacientes nas concessões de 317 meios auxiliares de locomoção (muletas e andadores), 190 cadeiras de rodas e de banho e 119 coletes. No serviço de oficina ortopédica também foram cedidas 160 palmilhas e 26 calçados.

Flávia destaca a retomada do serviço de acompanhamento às crianças com deformidades congênitas, também conhecidas como “Pé Torto”, que estava parado há dois anos. “Foi um ano de muitos desafios para todos os servidores do Centro de Reabilitação, mas também de muitas conquistas. Além dos atendimentos que já eram realizados, conseguimos reativar o atendimento das cirurgias do pé torto e entregar as primeiras cadeiras motorizadas, que foi uma ação pioneira tanto para o Cridac quanto para o Governo do Estado”.

As cadeiras de rodas motorizadas foram entregues e adaptadas à patologia de cada paciente. E para facilitar a adaptação, pacientes e familiares receberam orientações sobre o uso e manutenção do equipamento. Por meio de um controle - chamado "joystick" - a cadeira motorizada possibilita fáceis deslocamentos, proporcionando mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa. “Nosso objetivo é dar mais qualidade de vida aos nossos pacientes”, afirma a diretora.

Para Gildo Ezidio dos Santos, de 32 anos, ganhar a prótese fez com que sua autoestima voltasse e marcou um novo momento da vida. Ele perdeu a perna esquerda depois de um acidente de moto e viu sua vida virar de cabeça para baixo. "Foi uma fase muito difícil em minha vida. Sofrer a perda de um membro desencadeia medo e insegurança quanto ao seu futuro. O aspecto estético e funcional com uma prótese é muito importante, e melhora muito a imagem corporal e a autoestima", destaca.

O Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa está habilitado junto ao Ministério da Saúde como CER III, com três pontos de atenção à pessoa com deficiência – física, auditiva e intelectual. O objetivo da unidade é garantir atendimento das necessidades básicas e específicas de saúde da pessoa com deficiência ou incapacidades temporárias, por meio da promoção, prevenção e reabilitação. Ao ser referenciado para o Centro de Reabilitação, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar para avaliação e acompanhamento.

Na saúde auditiva, o Cridac possui o Centro de Referência Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Creada) que realiza procedimentos de média e alta complexidade além de dispensação de prótese auditiva. Já a concessão em órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), são realizadas pelo serviço da Oficina Ortopédica, a única oficina pública existente em Mato Grosso.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Acidente Fatal

Homem e adolescente morrem após carro capotar e cair de ponte em terra indígena em MT

MT-242

Onça-pintada é atropelada por caminhonete e morre em rodovia de MT

Tragédia

Mãe dorme e mata bebê de um mês sufocado em MT

Restrição

Com mais de 5 mil focos de incêndio no ano, MT começa período proibitivo das queimadas

15/07/2018 -

Jovem morre em acidente entre moto e bicicleta no cruzamento de ruas em Cuiabá

Heber Henrique Ferreira do Carmo tinha 19 anos e pilotava a moto. Samu foi chamado, mas vítima morreu no local do acidente.

15/07/2018 -

Engenheiro morre após cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele estava internado desde o dia do acidente com traumatismo craniano.

15/07/2018 -

Prefeitura realizará aquisição de cinco veículos para aeroporto de Sinop

A Prefeitura de Sinop realizará a aquisição de cinco veículos para uso no aeroporto municipal João Baptista Figueiredo. Um pregão eletrônico (31/2018), modalidade menor preço por item, foi aberto para realização do rito.

15/07/2018 -

Concessionária elabora medidas de prevenção e combate às queimadas na BR-163 em Mato Grosso

O período proibitivo de queimadas inicia em 15 de julho e o Comitê do Fogo de Mato Grosso alerta que o envolvimento de todos é fundamental para minimizar a incidência de registros.

15/07/2018 -

Jovem tem traumatismo craniano ao cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele caiu depois que o condutor seguiu na contramão e fez uma curva, segundo a polícia.

15/07/2018 -

Janela trincada de avião estoura durante pouso de emergência em Mato Grosso

O piloto do avião precisou realizar pouso de emergência em Tangará da Serra após verificar uma trinca em um vidro do avião, que estourou já no fim do procedimento.

15/07/2018 -

Por causa de poeira em estrada de terra, jovem morre após bater de frente com carro ao fazer ultrapassagem em MT

Ele fez uma ultrapassagem em um carro, modelo Prisma, e, devido à poeira, não percebeu a presença de outro automóvel, um Strada, que seguia no sentido contrário.

15/07/2018 -

Mato Grosso tem alto risco de transmissão da Chikungunya

Conforme o boletim, o risco de contaminação é médio em Sinop

15/07/2018 -

H1N1 responde por mais de 54% dos casos de influenza em MT

No Estado foram notificados 48 óbitos.

15/07/2018 -

Apostador de cidade de MT ganha sozinho R$ 6 milhões na loteria

A bolada saiu para o município de Pedra Petra com uma população de pouco mais de 16 mil habitantes.

15/07/2018 -

Mato Grosso registra 25% dos focos de queimadas no país

Até quinta-feira (12), do total de 20.443 focos de calor, 5.042 ocorriam no território mato-grossense, conforme o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), ou seja um quarto dos focos eram no Estado.

15/07/2018 -

Caçador morre após cair e disparar contra si mesmo em região de mata em MT

ncidente foi registrado no dia 7 de julho durante uma caçada na zona rural em Novo Mundo. Depois disso, Sebastião Silva foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá.

15/07/2018 -

Raposa é encontrada em pátio da Justiça Federal em MT e resgatada por bombeiros

Resgate foi feito nesta sexta-feira (13), na sede da Justiça Federal em Rondonópolis. O animal não tinha ferimentos e, após o resgate, foi solto em uma área de mata na região.

14/07/2018 -

Mulher morre carbonizada durante incêndio em quitinete em MT

Ruthe Libório Santos, de 43 anos, estava deitada na cama.

12/07/2018 -

Municípios de MT debatem implantação da Base Nacional Comum Curricular

O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais, gestores e demais agentes públicos envolvidos com a área.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora