Cirurgias oftalmológicas devolvem qualidade de vida e promovem reinserção social

Em 13 minutos, a aposentada Nair Rodrigues Baum, 79 anos, moradora de Campo Verde, foi operada

11/12/2017 - 07:36:29

   

A longa espera de 10 anos por cirurgias de catarata nos dois olhos chegou ao fim nesse fim de semana para a aposentada Iraci da Silva Viana, moradora da comunidade São Francisco, em Rondonópolis. Iraci é uma das milhares de pessoas atendidas na Caravana da Transformação, realizada pelo Governo do Estado em Rondonópolis e que atende a moradores de 19 municípios da região Sul.

Para o ano que vem, a aposentada faz planos de voltar a estudar o ensino supletivo que teve de interromper por não conseguir enxergar. “A esperança voltou a ser luz para os meus olhos. O atendimento que recebi dos profissionais foi dez. É sinal que ainda tem uns que olham pra gente”, relatou Iraci Viana.

Em 13 minutos, a aposentada Nair Rodrigues Baum, 79 anos, moradora de Campo Verde, foi operada. O tempo recorde foi cronometrado pela filha dela, Ana, que disse estar maravilhada com a qualidade e rapidez do atendimento. Para Nair, voltar a enxergar foi o melhor presente de natal que já ganhou.

“Somos quatro filhos e já estávamos planejando custear a cirurgia em clínica particular. Chegamos a fazer o orçamento em Cuiabá; a operação em dois olhos custaria mais de oito mil reais, fora a consulta que custaria quatrocentos e oitenta reais. Quando soubemos da chegada da Caravana, corremos para agendar a nossa mãe. Na sexta-feira chegamos para a consulta e já ficamos sabendo que no mesmo dia ela seria operada. Ficamos surpresos com a agilidade do serviço, não imaginávamos que era desse jeito”, destacou Ana Baum.

Esses relatos são comuns entre os pacientes atendidos pela Caravana da Transformação. 

“Esses resultados representam efetivamente a grande transformação social na vida dessas pessoas que há décadas foram privadas de terem uma vida social e familiar normal, por não enxergar. A ação tem promovido a integração dessas pessoas à sociedade e melhorado o convívio familiar. Somente a sociedade pode avaliar a importância da Caravana", destacou Wagner Simplício, assessor especial do Gabinete Coletivo da Secretaria de Estado de Saúde. 

A avaliação técnica relativa aos números de atendimentos na saúde é surpreendente e incontestável. De acordo com Simplício, a décima primeira edição da Caravana na região de Rondonópolis é a maior de todas e com uma dimensão social gigantesca. 

Do dia 3 até o dia 9, ou seja, em uma semana, haviam sido realizados mais de 38 mil procedimentos de saúde (consultas, exames e cirurgias). “Os números demonstram que o governo, quando decidiu pelo projeto da Caravana, conhecia a necessidade desses cidadãos que estavam na lista de espera pela cirurgia oftalmológica; uma realidade social que não poderia e nem pode ser ignorada por um gestor público”, destaca o representante da SES.

 A Caravana da Transformação tem como foco principal a saúde pública e gratuita ao cidadão. O investimento é 100% feito com recurso da receita própria do Estado. Além do investimento financeiro, o governo investe também com a parte técnica. Todos os procedimentos são criteriosamente analisados, avaliados e aprovados por técnicos da Vigilância em Saúde da SES/MT. O setor de regulação do SUS monitora o agendamento e, após autorizar, cada procedimento é lançado no sistema para fazer o custeio dos serviços de saúde, informou Simplício. 

Nos dias 8 e 9, Wagner Simplício acompanhou a dinâmica de atendimento da empresa 20/20, contratada para realizar os serviços de oftalmologia; conversou com pacientes que aguardavam para cirurgia e os que já haviam sido operados, para avaliar o nível de satisfação; esteve reunido com a equipe técnica da SES/MT para analisar as tarefas de cada área e definir futuras adequações necessárias.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Maria de Lourdes Girardi, também participou da reunião. “Essas avaliações internas são uma rotina para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado à população e garantir segurança à saúde de todos”, afirmou a superintendente.

Na manhã deste sábado, Simplício acompanhou a visita do governador Pedro Taques aos estandes da Caravana e relembrou o esforço político e administrativo do Governo em manter e ampliar serviços para a região sul; destacando, por exemplo, o financiamento não-obrigatório de UTIs no Hospital Filantrópico da Santa Casa de Rondonópolis, mesmo sem habilitação desse serviço por parte do Ministério da Saúde e da própria Secretaria de Estado de Saúde. 

“O Estado não conta com o apoio financeiro federal e mesmo assim custeia com recurso próprio o funcionamento das UTIs, além de pagar 150% a mais pelas diárias de internação do que é previsto na tabela nacional do SUS”, salientou. 

"O governo fecha o ano com uma das maiores caravanas e em um polo aglutinador de grande dimensão populacional, tendo como carro-chefe a saúde 100% pública e gratuita aos moradores da região Sul do Estado. O usuário do Sistema Único de Saúde estadual tem um ganho social que é a qualidade de vida melhor e de reinserção, e esse diferencial não tem como medir, somente quem foi atendido e recuperou a sua visão e os seus familiares podem fazer essa avaliação", concluiu Wagner Simplício.

A equipe técnica da SES/MT permanecerá na Caravana até a finalização dos atendimentos. O cronograma de trabalho prevê cirurgias até o dia 17 de dezembro e os atendimentos de pós-operatório de até trinta dias. 

A rotina diária de trabalho dos servidores da saúde na caravana começa às 5 horas da madrugada e se estende até o último atendimento médico. Após o término da Caravana, o setor de fiscalização de contrato analisará os comprovantes de atendimentos para poder autorizar o pagamento dos serviços realizados pela empresa especializada contratada.

MT Agora - Rose Velasco | SES-MT

Mais Noticias

Levantamento

BR-163: Trecho sob concessão registra queda de 30% nas mortes de motociclistas

Acidente

Homem é atingido por raio enquanto pilotava moto na chuva e morre em fazenda em MT

Balanço Epidemiológico

Mato Grosso tem 42 casos suspeitos de influenza e 8 mortes, diz secretaria

Saúde

Oferta de leitos de UTI em Mato Grosso cresce 73% entre 2015 e 2017

11/04/2018 -

Prefeito de Querência (MT) atropela anta e carro sai da pista na BR-070

Fernando Gorgen (PSB) e outros dois passageiros seguiam pela BR-070 no momento do acidente. Segundo a assessoria, ninguém ficou ferido.

11/04/2018 -

Duas carretas se envolvem em colisão na BR-163 em Sinop

Nos dois casos as causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

11/04/2018 -

Sinfra debate pavimentação de rota que vai reduzir em 370 km escoamento da safra

Com a pavimentação da rodovia, o escoamento da produção poderá ser feito de forma direta pela MT-140, economizando assim uma rota de 370 quilômetros de distância.

11/04/2018 -

Idoso morre afogado após escorregar em barranco e cair em rio em MT, diz polícia

Salvador Leandro Duarte, de 68 anos, estava embriagado quando se escorregou e caiu no Rio Araguaia em Araguaiana.

09/04/2018 -

Homem morre após cair dentro de bueiro sem tampa em Sinop (MT)

Suspeita é de que Celeste Lemes tenha morrido afogado depois de cair em bueiro. No entanto, perícia ainda deve apontar causas da morte.

09/04/2018 -

Após denúncia, fiscalização aponta irregularidades e interdita balanças de aeroporto de MT

Três das 20 balanças do Aeroporto Marechal Rondon apresentaram falhas. Uma delas apontou erro de pesagem de 2kg acima do permitido, em desfavor do consumidor.

09/04/2018 -

Motociclista é atingido por ônibus ao seguir na contramão e morre em Rondonópolis (MT)

Motociclista estava com uma mulher na garupa e invadiu a contramão na rua. Moradores dizem que é comum esse tipo de infração nessa região.

09/04/2018 -

Mais de 200 motoristas são flagrados furando pedágio em rodovia de MT

Em 2017, quase 2 mil motoristas furaram o pedágio na MT-130. Concessionária diz que em 6 anos deixou de lucrar mais de R$ 500 mil com as evasões.

09/04/2018 -

Mercearia onde assaltante foi morto durante tentativa de roubo em Cuiabá é incendiada

Na semana passada, dono de mercearia reagiu a um assalto e atirou em jovem de 28 anos, que morreu. Segundo a polícia, a suspeita é de que o incêndio tenha sido motivado por vingança.

09/04/2018 -

Vândalos derrubam dois radares eletrônicos na BR-163 em Sinop (MT)

Desde o início do ano, mais de 6 equipamentos foram depredados no mesmo trecho administrado por concessionária.

09/04/2018 -

Enfrentamento da hanseníase em Mato Grosso é prioridade de governo

Com a intensificação de busca ativa e de mutirões de diagnóstico, o governo do Estado e os municípios detectaram 3.426 casos novos da doença em 2017

05/04/2018 -

Creche é fechada após forro desabar por infestação de pombos em Cuiabá

Na segunda-feira (2), parte do teto da despensa da creche desabou por não suportar a quantidade de fezes e ninhos no local.

05/04/2018 -

Motorista de carreta estava bêbado e provocou acidente que matou casal e filha de 4 anos em MT, diz laudo

Acidente na BR-163 matou Lucas Buffon, Poliana de Lara e a filha deles. Motorista de carreta mentiu em depoimento dizendo que carro da família havia invadido a pista dele.

05/04/2018 -

Mais dois radares de fiscalização eletrônica na BR-163 são derrubados em Sinop

Os aparelhos, localizados nos quilômetros 823 e 824, nas proximidades do bairro Alto da Glória, foram encontrados danificados, esta manhã.

05/04/2018 -

Samu abre processo seletivo com 90 vagas em Mato Grosso

Vagas são para enfermeiros, técnicos de enfermagem, motorista de ambulância, auxiliar administrativo e assistente administrativo.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora