Tempo Seco

Comitê do Fogo orienta produtores rurais para prevenção de incêndios

Nota técnica orientativa está disponível a todos os produtores rurais de Mato Grosso

Fonte: Juliana Carvalho | Sema-MT
07 de Agosto de 2020 as 09h 43min

Todo Estado de Mato Grosso está classificado com risco muito alto de incêndio - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

  O Comitê Estadual de Gestão do Fogo divulgou nota técnica orientativa para os produtores rurais de Mato Grosso. O documento está disponível no site da Sema  e  propõe as estruturas mínimas que devem ser mantidas para evitar o alastramento do fogo.

  O documento prevê que devem ser criados no mínimo seis sistemas: de vigilância, de acesso, de compartimentação por talhões, de mananciais, de apoio a combate a incêndio florestal e de proteção de áreas edificadas.

  O sistema de vigilância consiste em instalação de equipamentos como câmeras ou infravermelhos ou ainda o emprego de funcionários da fazenda para monitorar princípios de incêndio, especialmente no horário mais quentes do dia, entre 11h e 16h. O segundo sistema consiste na construção de pistas para carros leves interior da área privada permitindo acesso a todo imóvel. Os acessos devem estar divididos em no mínimo quatro setores: Norte, Sul, Leste e Oeste.

  Este sistema de acesso, é a base para compartimentação da propriedade em talhões, o terceiro sistema. De acordo com o documento, os aceiros que contornam os talhões devem ter três metros de largura também permitindo o tráfego de veículos.

  O quarto item a ser observado é ter um sistema de mananciais em que cada ponto de captação de água esteja a uma distância máxima de cinco quilômetros. A nota técnica alerta que caso seja necessário buscar água em rios, a legislação para interferência na área de preservação permanente deve ser seguida, causando o mínimo de dano possível à vegetação.

  Para dar as primeiras respostas aos incêndios as propriedades devem manter brigadistas capacitados e com os equipamentos necessários para conter os primeiros focos de incêndio. Com formação das brigadas, o produtor estará estruturando o sistema de apoio a combate a incêndios florestais.

  “Todo incêndio começa pequeno e se combatido logo no início, temos grandes chances de sucesso no controle. Nossa sugestão, é que fazendas com poucos funcionários se unam a propriedades de outras regiões para criação de brigadas locais”, explica o secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, o coronel BM Paulo André Barroso. Ele alerta que devido às condições climáticas todo Estado está classificado com alto risco de incêndio.

  Por último, os produtores devem proteger edificações como residências, currais, armazéns, dentro outros. A orientação é que essas áreas sejam isoladas por aceiros de 60 metros para proteger a integridade física de pessoas e animais.

  Período proibitivo

  De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 31 de julho, Mato Grosso somava 9176 focos de calor. Devido a baixa média histórica de chuvas, o Estado definiu o período proibitivo de uso do fogo na zona rural no período de 01 de julho a 30 de setembro, podendo ser prorrogado. A decisão também levou em consideração os riscos que a poluição do ar traz à saúde humana, especialmente em um momento que o mundo enfrenta uma pandemia de uma síndrome respiratória, a Covid-19. 

  As queimadas em zona rural podem ser denunciadas no 0800 647 7363, já na zona urbana, em que as queimadas são proibidas durante todo ano, as queixas podem ser registradas nas prefeituras. O acionamento do Corpo de Bombeiros Militar é feito pelo 193.

  Sobre o Comitê

  O Comitê Estadual de Gestão do Fogo promove ações de prevenção, monitoramento e controle das queimadas e dos incêndios florestais, visando reduzir a incidência desses eventos em Mato Grosso. O grupo é presidido pela Sema e a secretaria executiva é de responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), por meio do Batalhão Especial de Emergências Ambientais (BEA). Integram o grupo instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Volta às Aulas

Sem previsão de retorno das aulas presenciais em Mato Grosso

Com o declínio no número diário de mortes e a desaceleração do contágio de covid-19, estados discutem reabertura das escolas e a retomada das atividades regulares.

21 de Setembro de 2020 as 13h56

Acidente

Enfermeira morre e marido policial é internado na UTI após moto bater em árvore em MT

Cissa Amaral Guerreiro Andrade, de 34 anos, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Ela morreu na hora. Já o policial Sebastião Faria, de 33 anos, foi socorrido em estado grave.

21 de Setembro de 2020 as 13h51

Motim em Cadeia

Sete presos ficam feridos durante motim em cadeia e dois são transferidos em MT

Sete presos ficam feridos durante motim em cadeia e dois são transferidos em MT

21 de Setembro de 2020 as 13h42

Encontrado

Jovem que estava desaparecido há 9 dias em MT é achado morto em trilha queimada

Jovem que estava desaparecido há 9 dias em MT é achado morto em trilha queimada

21 de Setembro de 2020 as 13h36

Vaquinha

Irmão que doou rim para professora tem sequelas da Covid-19 e ela faz vaquinha para ajudá-lo em MT

Técnico em telecomunicações passou 58 dias internado com a doença.

21 de Setembro de 2020 as 13h33

Briga

Vereador e filho são baleados por gerente de fazenda durante briga em MT

Parlamentar estava em luta corporal com o gerente da fazenda quando o filho tentou defende-lo e os dois foram baleados. Estado de saúde do vereador é considerado grave.

21 de Setembro de 2020 as 13h31

Incêndio

Governador reforça pedido ao Governo Federal de aeronaves e tropas para combater incêndios

Pedido também havia sido feito em agosto pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante

21 de Setembro de 2020 as 13h14

Lei Seca

Seis pessoas são presas neste domingo em Operação Lei Seca

Oitava edição da operação realizada em VG prendeu condutores por embriaguez ao volante

21 de Setembro de 2020 as 13h05

Incêndio

Governador: “Pessoas que praticaram incêndios criminosos sofrerão graves consequências na vida econômica”

Mauro Mendes destacou que multas não pagas ensejarão nome no SPC e Serasa, além das consequências criminais

21 de Setembro de 2020 as 13h03

IDEB

Escolas do interior de MT conquistam as melhores notas do Ideb nos anos iniciais; resultados acima da média estadual

As escolas tiveram notas entre 7,0 e 7,5, acima da média estadual que é de 5,6

21 de Setembro de 2020 as 13h00

Limpeza de Pátios

Detran-MT recicla mais de 6 mil veículos inservíveis neste ano

O serviço é uma ação continuada do Detran-MT para a correta destinação dos materiais poluentes, manutenção da limpeza dos pátios, além da preservação da saúde pública e do meio ambiente

21 de Setembro de 2020 as 12h57

Fauna

Equipes de fiscalização e resgate patrulham rios do Pantanal em busca de animais feridos

Equipes de fiscalização e resgate patrulham rios do Pantanal em busca de animais feridos

21 de Setembro de 2020 as 12h50

Turismo

Governo vai fomentar rodadas de negócios e ofertas para atrair turistas em Mato Grosso

O objetivo é atrair principalmente turistas que vivem em Mato Grosso e que buscam ao longo do ano por pacotes turísticos destinados a outras regiões do país ou viagens internacionais

21 de Setembro de 2020 as 12h41

Falecimento

Bebê que aguardava cirurgia morre com Covid-19 em Mato Grosso

O bebê que nasceu com uma malformação no crânio e no coração e aguardava uma cirurgia, morreu com Covid-19, na terça-feira (15), enquanto esperava transferência para um hospital em São Paulo. Ele iria completar um mês de vida neste sábado (19).

19 de Setembro de 2020 as 14h17

Alta Hospitalar

Médica picada por cobra em MT tem alta hospitalar em São Paulo

A médica Dieynne Saugo, de 33 anos, que foi picada por uma cobra jararaca quando tomava banho em uma cachoeira de Nobres, a 151 km de Cuiabá, teve alta nesta sexta-feira (18) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

19 de Setembro de 2020 as 13h35

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO