Contra mosquito, UFMT avalia fim de copo descartável e ações de combate

Instituição deve criar comitê para combater focos do mosquito em Cuiabá. Pesquisa achou mais de 13 mil ovos de 2 espécies de mosquito no campus.

29/01/2016 - 23:49:31

   

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estuda medidas para tentar evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no campus da instituição, em Cuiabá. Dados de um projeto de pesquisa mostram que foram encontrados, somente na área do campus Cuiabá no ano de 2015, mais de 13 mil ovos de duas espécies de mosquito: Aedes aegypt e o Aedes albopictus. Mais de 20 mil pessoas circulam no campus todos os dias.

A situação foi discutida durante uma reunião na manhã desta sexta-feira (29) entre professores e a reitora da UFMT, professora Maria Lúcia Cavalli Neder.

A UFMT também pretende promover palestras, fazer distribuição de textos explicativos (tanto para os universitários quanto para professores) e orientar os demais servidores do local.

O grupo discutiu até a possibilidade de suspender o uso do copo descartável no Restaurante Universitário (RU) e em cantinas, além de tentar conscientizar as pessoas que deixam vasilhas com água para gatos que vivem na universidade. Os copos descartáveis seriam substituídos por canecas que seriam disponibilizadas como utensílio do restaurante.

Os funcionários responsáveis pela limpeza do campus, que são de uma empresa terceirizada, também poderão passar por uma capacitação sobre o assunto.

“Temos uma equipe permanente que coordena esse estudo [sobre o mosquito] durante todo o ano, não é só agora nesse momento de mobilização, mas acho que nós devemos aproveitar que existe uma preocupação social com essa questão para pensarmos em ações efetivas na universidade no combate ao mosquito. Podemos atuar em projetos de extensão, palestras, seminários, também envolvendo a sociedade civil”, estimou a reitora.

Projeto

O projeto de pesquisa, coordenado pela professora Rosina Djunko Miyazaki, instalou no campus da UFMT aproximadamente 10 armadilhas chamadas 'ovitrampas', que simulam um ambiente perfeito para a procriação do mosquito.

São vasos de planta onde os pesquisadores colocam água e uma palheta de madeira com infusão à base de feno para atrair o mosquito fêmea. “Retiramos essa palheta e montamos uma câmara úmida. Depois de três dias fazemos a contagem e os ovos são eclodidos. Colocamos em um ambiente e temperatura adequado: a biologia segue o ciclo de vida, passando pelas fases larvais até o mosquito adulto”, explicou Djunko.

As armadilhas foram colocadas perto do zoológico, nos blocos de engenharia, ginásio de esporte, centro cultural, Instituto de Linguagem. Grande parte dos ovos estava em locais próximos ao RU da universidade. A água das 'ovitrampas' é trocada diariamente.

“O que encontramos são muitos copos descartáveis, tampas de refrigerante e outros. Acho que deveríamos dar maior atenção nesses ambientes. Também encontramos [focos do mosquito] nos ralos e calhas, além de lugares inesperados”, lembrou a coordenadora.

Os professores e a reitoria devem se reunir novamente para definir as medidas que serão adotadas no campus da UFMT na capital mato-grossense.

Dengue

Os casos de dengue em Mato Grosso passaram de 29 mil registros em 2015. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o aumento foi de 150,6% em um ano se comparado ao mesmo período de 2014, quando Mato Grosso registrou 11.729 casos.

Segundo a SES, oito municípios estão no 'ranking' de casos de dengue, sendo responsáveis por 53,4% do aumento da doença no estado: Sinop (3.892 casos), Cuiabá (3.189 casos), Várzea Grande (2.192 casos), Primavera do Leste (1.256 casos), Sorriso (1.245 casos), Campo Novo do Parecis (1.181 casos) e Lucas do Rio Verde (701 casos).

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Bloqueio

Cargas de milho e combustível são escoltadas pela PRF e passam por bloqueios em MT

Paralização

Servidores penitenciários de MT fazem paralisação por três dias e visitas são suspensas

Greve

Acordo anunciado pelo governo é pra ludibriar e desmobilizar movimento, acusa Baitaca

Preços Abusivos

Consumidores devem denunciar preços abusivos de combustível em MT durante greve dos caminhoneiros, orienta Procon

24/05/2018 -

Secretaria de Segurança de MT adota medidas de racionamento de combustível e suspende parcialmente viagens

Sesp afirma que foram determinadas as suspensões de viagens e uso de veículos para expediente da secretaria, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, PM e Politec e que a prioridade é a atividade operacional.

24/05/2018 -

Representante de caminhoneiros em MT diz que greve não se resume à redução do diesel e cita outras reivindicações

Valor cobrado por eixos erguidos em pedágios e aprovação de projeto de lei que determina valor mínimo para fretes no país também estão na pauta. Greve os caminhoneiros completa quatro dias nesta quinta-feira (24).

24/05/2018 -

Protesto de caminhoneiros já causa reflexos em MT

Em Mato Grosso, o protesto se intensificou ao atingir 15 pontos de BRs, como a 163, 364 e 070.

24/05/2018 -

Operação da Anatel mira distribuição de produtos piratas em MT e em mais 6 estados

Fiscalização ocorre desde o início da manhã e tem como alvo 15 empresas distribuidoras de equipamentos de telecomunicações.

24/05/2018 -

Anunciada redução de 10% no diesel para tentar acabar com protesto de caminhoneiros

Milhares de carretas carregadas com combustível, alimentos, materiais para construção, gás de cozinha, grãos e diversos outros produtos estão paradas nas rodovias.

24/05/2018 -

Greve dos caminhoneiros afeta transporte escolar por falta de combustível e chegada de frota a concessionárias em MT

Com estoque de combustível acabando nos postos, a prefeitura do município decidiu suspender nesta quarta-feira (23) o transporte de parte dos alunos.

24/05/2018 -

Motoristas de aplicativo de transporte fazem manifestação e se juntam a caminhoneiros em paralisação em MT

Motoristas se juntaram a caminhoneiros que protestam contra o preço do combustível na BR-364, em Cuiabá. Eles fizeram carreta e buzinaço na cidade.

15/05/2018 -

Mulher que morreu negociou plásticas por rede social e CRM-MT faz alerta para cirurgias a preços baixos

Amigo de Edléia Daniele Ferreira Lira, de 33 anos, que morreu depois de fazer lipoaspiração e mamoplastia, disse que ela pagou R$ 50 para participar de grupo em rede social e tratar dos detalhes das cirurgias.

14/05/2018 -

Governo do Estado apresenta balanço das 13 edições da Caravana da Transformação

Desde o seu início, em 2016, o programa realizou mais de 61 mil cirurgias e atendeu mais de 330 mil pessoas em todo o estado.

14/05/2018 -

Em quatro meses, quase 50 agências bancárias foram alvos de ataques em MT

Polícia Civil tem realizado operações no estado contra assaltantes de bancos. Segundo a polícia, são poucas as ocorrências em que os bandidos conseguem levar o dinheiro.

10/05/2018 -

Maior aeroporto de MT está entre os 14 do país com mais reclamações de preços altos na venda de alimentos

A informação consta numa pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Notas dadas pelos próprios passageiros variam entre zero e cinco pontos.

09/05/2018 -

Fraudes em 93 seguros-desemprego são identificadas em MT e Ministério do Trabalho bloqueia R$ 463 mil que seriam pagos

Maioria dos casos foram registrados em Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças. Segundo o órgão, sistema Antifraude já gerou economia de quase RS 1 bilhão aos cofres públicos.

07/05/2018 -

Venda de carros novos em MT no mês de abril cresce o dobro da média nacional

Aumento foi de 4,20% no Brasil, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em abril, foram emplacados 8.053 veículos no estado.

07/05/2018 -

Em MT, 80 pessoas morreram em acidentes de trânsito até fevereiro de 2018

Ao todo, o estado teve 3.949 mil acidentes de trânsito entre janeiro e março deste ano. O número é 4,5% a menos que no mesmo período do ano passado.

04/05/2018 -

MT está entre os três estados que mais tiveram demissões em 2018

Setor agropecuário teve mais de 3,3 mil demissões de funcionários. Por outro lado, estado criou mais de 12 mil novas vagas de emprego.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora