Coronéis se dizem surpresos com troca e mudam data de posse

A troca no comando geral da PM teria sido motivada pelo vazamento de informações

27/06/2017 - 06:45:39

   

O Conselho de Coronéis da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso se reuniu na manhã desta segunda-feira (26) e decidiu mudar a data de posse do novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Marcos Vieira da Cunha. Ele vai ocupar o lugar do também coronel PM Jorge Luiz Magalhães.

O Governo do Estado havia agendado a posse para está segunda-feira (26), às 19h, em solenidade no Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá. 

Contudo, segundo o próprio Gabinete de Comunicação, a posse deve ser realizada na data definida pelo Conselho de Coronéis.

Um coronel que participou da reunião, disse que todos foram pegos de surpresa com a troca.

A troca foi motivada pelo vazamento de informações que dão conta sobre supostas ordens de prisão que foram decretadas contra o secretário chefe da Casa Militar, Evandro Lesco e mais 5 membros da PM.

“Não é uma questão de ser contra, mas sim de que todos foram pegos de surpresa. Mas estamos acostumados com as trocas, lógico que trocas nunca são boas por que de alguma forma quebra um ciclo de trabalho. Mas outro se iniciará”, disse.

Conforme o coronel, a decisão de mudar a data da posse se deu pelo fato do coronel Jorge Luiz Magalhães ter outro compromisso nesta segunda.

Prisões
Na sexta-feira (23), o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decretou a prisão do chefe da Casa Militar do Estado, coronel PM Evandro Lesco, do tenente-coronel Januário Batista, do coronel Ronelson Barros e do cabo Euclides Torezan por suspeitas de terem participado de um esquema de escutas telefônicas ilegais feitas pela PM, sob a conivência do Palácio Paiaguás.

O desembargador também determinou prisões administrativas de 30 dias contra o corregedor-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, e o diretor de Inteligência da Corporação, tenente-coronel Victor Paulo Fortes Pereira.

Os dois são suspeitos de terem vazado informações sobre uma operação com busca e apreensão e possíveis cumprimentos de mandados de prisão contra PMs investigados por escutas clandestinas ilegais.

O ex-comandante da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa e cabo Gerson Ferreira Correia Júnior também estão detidos desde o dia 23 de maio suspeitos de participar do susposto esquema de grampos. 

Entenda o caso
A denúncia sobre a rede de grampos foi feita no início deste ano, ao Ministério Público Federal (MPF), pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, ex-secretário de Estado de Segurança Pública. 

Zaque disse que recebeu uma denúncia anônima, com documentos, que evidenciavam a prática ilegal.

Segundo ele, a denúncia foi levada ao conhecimento do governador Pedro Taques (PSDB) em setembro de 2015. O governador, por sua vez, negou ter conhecimento do caso e entrou com um processo contra Zaque.

O esquema funcionaria por meio da chamada "barriga de aluguel", quando números de telefones de cidadãos comuns, sem conexão com uma investigação, são inseridos em um pedido de quebra de sigilo telefônico à Justiça.

No caso da denúncia, teria sido usado um inquérito que investigava uma quadrilha de traficantes de cocaína.

Ao pedir a quebra dos telefones dos supostos membros da quadrilha, teriam sido inseridos, ilegalmente, na lista encaminhada à Justiça, os telefones que interessariam ao grupo monitorar.

A decisão que autorizou as escutas contra a quadrilha seria da Comarca de Cáceres, na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Entre os grampeados estariam a deputada Janaina Riva (PMDB); o advogado José do Patrocínio; o desembargador aposentado José Ferreira Leite; os médicos Sergio Dezanetti, Luciano Florisbelo da Silva, Paullineli Fraga Martins, Helio Ferreira de Lima Junior e Hugo Miguel Viegas Coelho.

O inquérito sobre o caso está na Procuradoria Geral da República, sob comando do procurador Rodrigo Janot.

MT Agora - Thaisa Assunção | Mídia News

Mais Noticias

Greve

Servidores das Ciretrans de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum também aderiram à greve

Ausência

Governo não manda representante para reunião com servidores do Detran-MT e greve continua

Acidente Fatal

Mulher morre e três crianças ficam feridas em acidente

Acidente Grave

Idosa tem perna esmagada após ser atropelada por ônibus

20/09/2017 -

Quatro carretas pegam fogo após acidente na BR-158

Apesar do susto, ninguém ficou ferido no acidente; Corpo de Bombeiros foi acionado

20/09/2017 -

Mato Grosso tem a maior estrutura de combate às queimadas do país

Apesar do investimento de R$ 3 milhões, Estado passou de redução de 20% nas queimadas e incêndios florestais, no início do mês, para um aumento de 34,71% até 17 de setembro

20/09/2017 -

Com 5 incêndios florestais em andamento, MT pode estender período proibitivo de queimadas

Se estiagem continuar, proibição pode seguir até 30 de outubro. Por falta de equipes, bombeiros não conseguem atender 65% das chamadas de emergência.

20/09/2017 -

Mais de 20 vacas e bezerros morrem queimados e prefeitura em MT pede ajuda do Ibama para apagar fogo em sítios

Secretário de Meio Ambiente de Nova Ubiratã afirma que incêndios são criminosos e registrou boletim de ocorrência na polícia. Vídeo mostra produtora rural chorando por ter que sacrificar animais com queimaduras.

20/09/2017 -

Teto da Câmara de VG desaba e trabalhador fica ferido

Vítima foi levada para o Pronto-Socorro; Legislativo ainda não se pronunciou sobre o caso

13/09/2017 -

Policial civil morre e 3 policiais ficam feridos após viatura capotar em MT

Wilder Botelho Queiroz, de 27 anos, havia ingressado na Polícia Civil na turma que se formou em 2016. Momentos antes do capotamento um disparo acidental feriu outro policial no veículo.

12/09/2017 -

Município de MT que teve o maior terremoto da história do país registra tremor de 2,1

Servidor público diz que abalo sísmico de baixa intensidade não foi sentido pelos moradores. Segundo sismólogo, para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus.

12/09/2017 -

Governo dá primeiro passo para concessão do Marechal Rondon e mais 4 aeroportos de MT

Dos 14 terminais que serão concessionados, 5 são de Mato Grosso.

12/09/2017 -

Mato Grosso registrou 29 tremores de terra neste ano

Todas elas foram de baixa intensidade e quase que imperceptíveis.

12/09/2017 -

Aluno de 11 anos morre atropelado ao sair de escola em Mato Grosso

João Gabriel Lemes foi atropelado Bairro Vila Alta, em Tangará da Serra. Com o impacto, o menino foi arremessado a 20 metros do local do atropelamento.

12/09/2017 -

Jovem cai de moto após atropelar 2 ciclistas e morre atropelado por carro em MT

Motorista não viu motociclista caído e passou por cima do corpo da vítima, que tinha 19 anos. Ciclistas, sendo um adolescente de 16 anos e um homem de 33 anos, ficaram feridos.

12/09/2017 -

Detran-MT diz que aguarda orientação nacional para implantar CNH digital

Segundo órgão estadual, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ainda deve orientar os estados sobre o funcionamento da versão eletrônica da CNH.

12/09/2017 -

PRF registra 48 acidentes com 5 mortes no feriado prolongado em MT

Vinte e um motoristas foram presos dirigindo embriagados nas rodovias. Outras 28 pessoas tiveram ferimentos leves e 8 com gravidade em acidentes.

12/09/2017 -

Peixes são encontrados mortos após vazamento de esgoto em rio em MT

Secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis informou que vazamento em estação elevatória foi identificado por equipe de fiscalização.

12/09/2017 -

Javalis destroem plantações e revoltam fazendeiros em MT

O problema não é novo, mas se agravou nos últimos anos, de acordo com a associação de agricultores

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora