Coronéis se dizem surpresos com troca e mudam data de posse

A troca no comando geral da PM teria sido motivada pelo vazamento de informações

27/06/2017 - 06:45:39

   

O Conselho de Coronéis da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso se reuniu na manhã desta segunda-feira (26) e decidiu mudar a data de posse do novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Marcos Vieira da Cunha. Ele vai ocupar o lugar do também coronel PM Jorge Luiz Magalhães.

O Governo do Estado havia agendado a posse para está segunda-feira (26), às 19h, em solenidade no Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá. 

Contudo, segundo o próprio Gabinete de Comunicação, a posse deve ser realizada na data definida pelo Conselho de Coronéis.

Um coronel que participou da reunião, disse que todos foram pegos de surpresa com a troca.

A troca foi motivada pelo vazamento de informações que dão conta sobre supostas ordens de prisão que foram decretadas contra o secretário chefe da Casa Militar, Evandro Lesco e mais 5 membros da PM.

“Não é uma questão de ser contra, mas sim de que todos foram pegos de surpresa. Mas estamos acostumados com as trocas, lógico que trocas nunca são boas por que de alguma forma quebra um ciclo de trabalho. Mas outro se iniciará”, disse.

Conforme o coronel, a decisão de mudar a data da posse se deu pelo fato do coronel Jorge Luiz Magalhães ter outro compromisso nesta segunda.

Prisões
Na sexta-feira (23), o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decretou a prisão do chefe da Casa Militar do Estado, coronel PM Evandro Lesco, do tenente-coronel Januário Batista, do coronel Ronelson Barros e do cabo Euclides Torezan por suspeitas de terem participado de um esquema de escutas telefônicas ilegais feitas pela PM, sob a conivência do Palácio Paiaguás.

O desembargador também determinou prisões administrativas de 30 dias contra o corregedor-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, e o diretor de Inteligência da Corporação, tenente-coronel Victor Paulo Fortes Pereira.

Os dois são suspeitos de terem vazado informações sobre uma operação com busca e apreensão e possíveis cumprimentos de mandados de prisão contra PMs investigados por escutas clandestinas ilegais.

O ex-comandante da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa e cabo Gerson Ferreira Correia Júnior também estão detidos desde o dia 23 de maio suspeitos de participar do susposto esquema de grampos. 

Entenda o caso
A denúncia sobre a rede de grampos foi feita no início deste ano, ao Ministério Público Federal (MPF), pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, ex-secretário de Estado de Segurança Pública. 

Zaque disse que recebeu uma denúncia anônima, com documentos, que evidenciavam a prática ilegal.

Segundo ele, a denúncia foi levada ao conhecimento do governador Pedro Taques (PSDB) em setembro de 2015. O governador, por sua vez, negou ter conhecimento do caso e entrou com um processo contra Zaque.

O esquema funcionaria por meio da chamada "barriga de aluguel", quando números de telefones de cidadãos comuns, sem conexão com uma investigação, são inseridos em um pedido de quebra de sigilo telefônico à Justiça.

No caso da denúncia, teria sido usado um inquérito que investigava uma quadrilha de traficantes de cocaína.

Ao pedir a quebra dos telefones dos supostos membros da quadrilha, teriam sido inseridos, ilegalmente, na lista encaminhada à Justiça, os telefones que interessariam ao grupo monitorar.

A decisão que autorizou as escutas contra a quadrilha seria da Comarca de Cáceres, na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Entre os grampeados estariam a deputada Janaina Riva (PMDB); o advogado José do Patrocínio; o desembargador aposentado José Ferreira Leite; os médicos Sergio Dezanetti, Luciano Florisbelo da Silva, Paullineli Fraga Martins, Helio Ferreira de Lima Junior e Hugo Miguel Viegas Coelho.

O inquérito sobre o caso está na Procuradoria Geral da República, sob comando do procurador Rodrigo Janot.

MT Agora - Thaisa Assunção | Mídia News

Mais Noticias

Morte De Bancária De MT

''Médico fez a cabeça dela'', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum

Sepultamento

Corpo de gerente de banco que morreu após procedimento estético no RJ é enterrado em MT

Morte De Bancária De Cuiabá

''Era o pilar da família'', diz filho de bancária de MT que morreu após procedimento estético no RJ

Morreu Após Procedimento Estético

Corpo de gerente de banco que morreu após procedimento estético no RJ é velado em MT

17/07/2018 -

Aeroporto de Cuiabá registra o dobro de movimentação de cargas

Nos primeiros seis meses de 2018, foram processadas 24 toneladas entre importações e exportações.

17/07/2018 -

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa em 6 de agosto em MT

A meta estadual é vacinar mais de 200 mil crianças de 1 a 4 anos. Dia 'D' da campanha será em 8 de agosto.

17/07/2018 -

Foragido, ''Dr. Bumbum'' foi indiciado quatro vezes pela polícia do DF

Clínica clandestina no Lago Sul foi alvo de operação em novembro. Paciente morreu após cirurgia em cobertura na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo.

17/07/2018 -

Foragido, médico conhecido como Dr. Bumbum tem passagem pela polícia por homicídio, porte de arma e ameaça

Médico fez cirurgia estética ilegal que acabou em morte de paciente na Barra; ele teve a prisão decretada e está foragido. Dr. Bumbum tem 650 mil seguidores em rede social, e é réu em mais de dez processos.

17/07/2018 -

Médico que fez cirurgia estética em bancária de MT está foragido

Paciente passou mal, foi levada para hospital e morreu duas horas depois. Mãe do médico também está foragida, e namorada foi presa. Ambas participaram do procedimento, diz polícia.

17/07/2018 -

Polícia do Rio investiga morte de bancária de Mato Grosso após procedimento estético

Mulher passou por procedimento na casa de médico, na Barra da Tijuca, no sábado (14). Lilian Calixto, de 46 anos, foi levada para hospital Barra D'Or .

17/07/2018 -

CDL e ACES cobram providencias quanto a ambulantes irregulares em Sinop

A cobrança é um clamor dos empresários que diariamente são fiscalizados, pagam altos impostos e mesmo assim ainda geram emprego e renda para Sinop.

17/07/2018 -

AMM e CNM reúnem municípios para debater recuperação de receitas

O encontro contará com a presença das equipes técnica e jurídica da entidade municipalista e do consultor da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Eduardo Stranz.

16/07/2018 -

Homem e adolescente morrem após carro capotar e cair de ponte em terra indígena em MT

O acidente ocorreu na região que era conhecida antigamente como Posto da Mata. Duas pessoas morreram: um homem, que dirigia o veículo, e um adolescente, que seria filho dele.

16/07/2018 -

Onça-pintada é atropelada por caminhonete e morre em rodovia de MT

Animal foi encontrado morto às margens da MT-242 próximo ao município de Nova Ubiratã. O condutor do veículo que atropelou o animal não ficou no local e não foi identificado.

15/07/2018 -

Mãe dorme e mata bebê de um mês sufocado em MT

Caso ocorreu neste domingo (15), no Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.

15/07/2018 -

Com mais de 5 mil focos de incêndio no ano, MT começa período proibitivo das queimadas

O período de proibição das queimadas em zona rural começou neste domingo (15) e vai durar 90 dias, até o dia 15 de outubro, podendo ser prorrogado.

15/07/2018 -

Jovem morre em acidente entre moto e bicicleta no cruzamento de ruas em Cuiabá

Heber Henrique Ferreira do Carmo tinha 19 anos e pilotava a moto. Samu foi chamado, mas vítima morreu no local do acidente.

15/07/2018 -

Engenheiro morre após cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele estava internado desde o dia do acidente com traumatismo craniano.

15/07/2018 -

Prefeitura realizará aquisição de cinco veículos para aeroporto de Sinop

A Prefeitura de Sinop realizará a aquisição de cinco veículos para uso no aeroporto municipal João Baptista Figueiredo. Um pregão eletrônico (31/2018), modalidade menor preço por item, foi aberto para realização do rito.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora