Programa De Cara Limpa Contra as Drogas

De Cara Limpa Contra as Drogas alcançou 14 mil jovens em 2015

Foram realziadas 115 palestras e 13 eventos em escolas públicas da região metropolitana e interior de Mato Grosso.

10 de Janeiro de 2016 as 02h 40min

Falar sobre drogas é sempre delicado, em especial quando o tema é abordado com crianças e adolescentes que estão em fase de formação de valores. Debater a temática adequadamente com os estudantes, pais e educadores é o foco do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil. Por meio de palestras – intituladas como um “bate papo” – a ação trata o assunto de forma criativa e lúdica.

O De Cara Limpa Contra as Drogas atua em escolas da rede pública com objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios decorrentes do uso de substâncias entorpecentes. As escolas estão em comunidades consideradas de risco. Em 2015, o programa atendeu mais de 14,4 mil pessoas, com 115 palestras e 13 eventos realizados em escolas públicas da região metropolitana e interior de Mato Grosso.

O programa está inserido nas atividades da Coordenadoria de Polícia Comunitária e conta com apoio de voluntários, a maioria policiais civis, além de parcerias com a administração pública e empresas privadas, que contribuem para viabilização das ações. Os voluntários abordam assuntos que fazem parte da vida do estudante e da comunidade escolar, como o consumo de drogas, sexualidade, violência e valores familiar.

As principais palestras são: Drogas Lícitas e Ilícitas: uso, abuso e consequências; Meus ídolos morreram de overdose; Prevenção às drogas, violência e criminalidade; Prevenção ao uso de álcool e outras drogas; Direito e deveres da criança e do adolescente, cidadania e prevenção ao uso de drogas; Homofobia; A importância da escola e da família; Gravidez na adolescência; Bullying; Exploração Sexual; Cidadania e Maioridade Penal.

Para a gerente do programa, investigadora Laura Lea Correa da Costa, a participação da escola, professores e família, atuando como orientadores na prevenção do consumo de drogas, é fundamental para que o processo de conscientização seja eficiente.

A abordagem sobre drogas, destaca Laura, não deve adotar um tom proibitivo, mas deve valorizar o que a criança ou adolescente tem a dizer. Por esse motivo, as ações nas escolas são chamadas bate-papo com os alunos. “Para tratar sobre o assunto, não basta fazer uma palestra sobre os perigos e todos os presentes vão sair conscientes dos malefícios das drogas. É preciso que o adolescente também possa expressar as suas opiniões, contar a realidade da sua vida e mostrar as situações de risco enfrentadas no seu dia a dia”.

Laura diz que nessa idade os alunos já se depararam com a droga, mas muitos ainda não consumiram e estão no momento de tomar a decisão de negar ou de aceitar. “A adolescência é a fase da curiosidade, do conhecimento. Os jovens são espertos e sabem muito sobre questões relacionadas a entorpecentes. Eles testemunham colegas e parentes que têm envolvimento com drogas e, para resistir à pressão de um grupo, os adolescentes precisam mais do que um aviso sobre os malefícios do consumo”.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Padre Wanir Delfino César, Gisele Martins da Silva, afirma que as ações do De Cara Limpa Contra as Drogas na escola mudam o comportamento e as atitudes dos alunos, sendo perceptível o interesse dos estudantes no assunto. “Nas palestras, principalmente aqueles que já se envolveram com drogas ficam atentos, fazem perguntas, tiram dúvidas. Com os esclarecimentos, eles procuram os professores, coordenadores e desabafam, pedem ajuda e demonstram saber que a droga é prejudicial para a vida deles”.

O palestrante voluntário Gláucio Galvão, que é investigador, ministra palestras específicas para jovens, pais e educadores. Entre os assuntos abordados com os adolescentes está o comportamento negativo que pode levar ao consumo de drogas, a exemplo da mentira, da desobediência, da falta de responsabilidade, da baixa frequência escolar e o convívio com grupos em que a droga já está inserida.

“Os estudantes ficam curiosos não só para saber sobre os malefícios das drogas, mas para conhecer os crimes e consequências que a consumo pode levar. Após as conversas e debates, eles se sentem mais seguros para dizer 'não' para qualquer tipo de droga que lhe seja oferecida”, disse.

Com os pais e educadores são trabalhadas mudanças de comportamento que podem demostrar que o jovem está entrando no submundo das drogas e como lidar com a situação. Para o palestrante, existe uma satisfação muito grande de toda comunidade escolar pelo fato da Polícia Civil desenvolver o trabalho de prevenção.

“O trabalho de prevenção é a melhor opção para que crianças e adolescentes não entrem para o mundo das drogas. O vício em entorpecentes pode se tornar uma doença progressiva, incurável e fatal que ataca o físico, o mental e o espiritual do usuário e resulta em cadeia, loucura ou morte precoce”.

Em março de 2015, vários parceiros do De Cara Limpa Contra as Drogas prestigiaram o lançamento do primeiro documentário sobre drogas produzido pelo programa. O documentário de 20 minutos traz uma mensagem de luta, força e esperança para adolescentes, jovens e educadores que lidam diariamente com o problema do consumo de drogas.


MT Agora - Assessoria

COMENTARIOS

Mais de Estado

Tragédia

Homem morre esmagado ao tentar fechar porteira de fazenda e ser atropelado pela própria caminhonete em MT

Ele teria parado a caminhonete próximo à porteira da fazenda e desceu para fechá-la, quando o veículo se moveu e o imprensou contra a porteira.

15 de Junho de 2019 as 16h44

UTI

Com infecção generalizada, criança de 3 anos aguarda UTI e corre risco de morte em MT, segundo laudo

Amanda Vitória de Paula Mendes está internada no Pronto Socorro de Várzea Grande. Justiça determinou que a criança seja transferida com urgência para uma UTI.

14 de Junho de 2019 as 12h03

Está Internada

Paciente está internada com meningite em Barra do Bugres (MT) e outro caso de suspeita da doença é investigado no município

Mulher de 36 anos está internada há mais de 10 dias. Ela estava na UTI e agora está sob observação na enfermaria do hospital.

14 de Junho de 2019 as 00h00

Caso Suspeito

Paciente é internado com suspeita de H1N1 em Rondonópolis (MT); novo caso gera filas por busca de vacina

O paciente, que não teve o nome divulgado, recebe tratamento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No município, 4 mortes supostamente causadas pela doença são investigadas.

13 de Junho de 2019 as 23h53

Acidente Fatal

Motociclista morre em acidente na BR-364 em MT e motorista de carro é preso por embriaguez

A vítima, identificada como sendo Tarsis Rafael Carvalho, de 20 anos, estava em uma motocicleta e seguia para o trabalho quando foi atingido por um veículo de passeio.

13 de Junho de 2019 as 23h49

Projeto Juntos Pelo Araguaia

Dez mil hectares da Bacia do Araguaia serão recuperados por ação conjunta de GO e MT

Projeto Juntos pelo Araguaia marca o trabalho de recomposição florestal e revitalização da bacia

12 de Junho de 2019 as 21h36

Greve

Justiça determina que estado corte ponto de servidores que estão em greve em MT

Desde o dia 27 de maio deste ano, parte dos servidores de carreira da Educação estadual aderiu ao movimento grevista.

12 de Junho de 2019 as 07h04

Fraudes

Governador suspende demissão de 32 servidores suspeitos de envolvimento em esquema de fraudes no Detran-MT

Todas as penalidades foram aplicadas a servidores que foram alvos da Operação Fraus, deflagrada pela Polícia Civil em 2013.

12 de Junho de 2019 as 06h59

Greve

Servidores da educação decidem manter greve até que governo apresente proposta em MT

Profissionais pararam as atividades há duas semanas.

11 de Junho de 2019 as 02h05

Desmoronamento De Imóvel

Casa desmorona em Cuiabá e atinge creche que foi desativada há poucos meses

As crianças já haviam sido retiradas do imóvel justamente pelo risco de desmoronamento há alguns meses.

11 de Junho de 2019 as 01h48

Afogamento

Menino de 11 anos que não sabia nadar cai de canoa e morre afogado no Rio Paraguai em MT

Criança escorregou e desequilibrou-se da canoa, caindo no rio. Corpo foi localizado horas depois.

11 de Junho de 2019 as 01h41

Greve

Greve dos servidores da educação de MT completa duas semanas sem acordo com o governo

Em assembleia realizada nesta segunda-feira, servidores vão definir se retomam atividades.

11 de Junho de 2019 as 01h29

Transplante

Médicos realizam retirada de órgãos para transplante em MT após 10 anos

Procedimento de retirada de órgãos foi realizado por equipe técnica de Mato Grosso, autorizada pelo Ministério da Saúde.

09 de Junho de 2019 as 21h29

ExtraClasse

Estudantes de Lucas do Rio Verde visitam Arquivo Público de Mato Grosso

Além da visita guiada, estudantes participaram de uma atividade paleográfica, na qual realizaram a transcrição de uma carta de 1757.

08 de Junho de 2019 as 16h21

Servidores

Servidores públicos de MT poderão trabalhar meio período e tirar seis meses de licença-prêmio

Em vez de usufruir os três meses do benefício, ele poderá, por exemplo, trabalhar meio período e tirar seis meses de licença-prêmio a cada cinco anos ininterrupto de efetivo exercício.

08 de Junho de 2019 as 09h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você faz uso do sistema Público de Saúde?

Sim

Não – Eu tenho Plano de saúde

Parcial
veja +

COTAÇÃO