Detran lança campanha para trânsito seguro no Carnaval

Campanha educativa e fiscalizações serão intensificadas no período festivo

05/02/2018 - 22:38:32

   

Foto: Cleide Dantas

Com o slogan “Escolha o Carnaval que Você quer ver na Avenida” o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) lançou, nesta segunda-feira (05.02), a campanha do Carnaval 2018 que chama a atenção do cidadão para os riscos de associar bebida alcoólica e direção veicular. O lançamento ocorreu no auditório da sede do Detran, em Cuiabá, com a participação de autoridades estaduais, dos municípios da região metropolitana e de entidades não governamentais.

O presidente do Detran-MT, Thiago França, entregou 22 etilômetros (bafômetros) às forças de segurança da região metropolitana para apoiar os trabalhos de fiscalização neste período do carnaval. As ações educativas começaram no dia 1º de fevereiro e seguem até o dia 13, nos principais parques da cidade, na Orla do Porto e repartições públicas.

O comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, disse que as ações integradas apresentam resultados importantes para o estado e a entrega dos equipamentos é fundamental para o sucesso das ações. “A Lei Seca é uma demonstração de que a integração traz resultados positivos e tem salvado vidas no trânsito”, afirmou.

Para o Secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, há uma confiança na condução desse trabalho integrado, inclusive na segurança viária, que é preventivo e ostensivo. “A prevenção é a medida mais econômica e a mais oportuna para garantir a segurança das pessoas. A divulgação dessa campanha é importante para a prevenção nesse momento de festejos e a iniciativa de fortalecer a fiscalização através dos etilômetros é bem-vinda”, disse.

O presidente do Detran, ressaltou que essas ações, nesse contexto de preservação da vida, são de extrema importância. “Uma a cada cinco pessoas que são atendidas nos pronto-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. Mato Grosso é o primeiro da região centro-oeste e Cuiabá a nona capital do país onde as pessoas mais ingerem bebida alcoólica. Porém, o que a Lei Seca proíbe não é o consumo da bebida alcoólica, mas a combinação perigosa entre álcool e volante”, explicou.

Depoimento
Em seguida, os presentes ouviram emocionados o depoimento de Rosineia Guimarães, mãe de dois adolescentes que foram atropelados no acostamento por um homem embriagado ao volante. “Esse homem ainda não foi condenado pela justiça. Ele atropelou meus filhos, quando eles estavam de costas e ele não prestou socorro. Minha filha caiu há 50 metros de distância e morreu na hora, meu filho chegou a ser socorrido, mas veio a óbito no dia seguinte”, relatou.

Rosineia chamou a atenção da plateia afirmando que além das ações da segurança pública é necessário que cada um assuma a responsabilidade de estar sóbrio ao conduzir um veículo para que outras mães não sofram a dor da perda de seus filhos. Ela faz parte da Associação de Familiares Vítimas de Violência (AFVV).

Interior
As ações de educação e fiscalização ocorrerão também no interior. Nas duas últimas semanas, foram entregues dois etilômetros para as forças de segurança nos municípios de Barra do Garças e dois em Cáceres. A Lei Seca está presente em 15 municípios do interior.

MT Agora - Cleide Dantas | Detran

Mais Noticias

Greve

Acordo anunciado pelo governo é pra ludibriar e desmobilizar movimento, acusa Baitaca

Preços Abusivos

Consumidores devem denunciar preços abusivos de combustível em MT durante greve dos caminhoneiros, orienta Procon

Medidas Necessárias

Secretaria de Segurança de MT adota medidas de racionamento de combustível e suspende parcialmente viagens

Greve

Representante de caminhoneiros em MT diz que greve não se resume à redução do diesel e cita outras reivindicações

24/05/2018 -

Protesto de caminhoneiros já causa reflexos em MT

Em Mato Grosso, o protesto se intensificou ao atingir 15 pontos de BRs, como a 163, 364 e 070.

24/05/2018 -

Operação da Anatel mira distribuição de produtos piratas em MT e em mais 6 estados

Fiscalização ocorre desde o início da manhã e tem como alvo 15 empresas distribuidoras de equipamentos de telecomunicações.

24/05/2018 -

Anunciada redução de 10% no diesel para tentar acabar com protesto de caminhoneiros

Milhares de carretas carregadas com combustível, alimentos, materiais para construção, gás de cozinha, grãos e diversos outros produtos estão paradas nas rodovias.

24/05/2018 -

Greve dos caminhoneiros afeta transporte escolar por falta de combustível e chegada de frota a concessionárias em MT

Com estoque de combustível acabando nos postos, a prefeitura do município decidiu suspender nesta quarta-feira (23) o transporte de parte dos alunos.

24/05/2018 -

Motoristas de aplicativo de transporte fazem manifestação e se juntam a caminhoneiros em paralisação em MT

Motoristas se juntaram a caminhoneiros que protestam contra o preço do combustível na BR-364, em Cuiabá. Eles fizeram carreta e buzinaço na cidade.

15/05/2018 -

Mulher que morreu negociou plásticas por rede social e CRM-MT faz alerta para cirurgias a preços baixos

Amigo de Edléia Daniele Ferreira Lira, de 33 anos, que morreu depois de fazer lipoaspiração e mamoplastia, disse que ela pagou R$ 50 para participar de grupo em rede social e tratar dos detalhes das cirurgias.

14/05/2018 -

Governo do Estado apresenta balanço das 13 edições da Caravana da Transformação

Desde o seu início, em 2016, o programa realizou mais de 61 mil cirurgias e atendeu mais de 330 mil pessoas em todo o estado.

14/05/2018 -

Em quatro meses, quase 50 agências bancárias foram alvos de ataques em MT

Polícia Civil tem realizado operações no estado contra assaltantes de bancos. Segundo a polícia, são poucas as ocorrências em que os bandidos conseguem levar o dinheiro.

10/05/2018 -

Maior aeroporto de MT está entre os 14 do país com mais reclamações de preços altos na venda de alimentos

A informação consta numa pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Notas dadas pelos próprios passageiros variam entre zero e cinco pontos.

09/05/2018 -

Fraudes em 93 seguros-desemprego são identificadas em MT e Ministério do Trabalho bloqueia R$ 463 mil que seriam pagos

Maioria dos casos foram registrados em Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças. Segundo o órgão, sistema Antifraude já gerou economia de quase RS 1 bilhão aos cofres públicos.

07/05/2018 -

Venda de carros novos em MT no mês de abril cresce o dobro da média nacional

Aumento foi de 4,20% no Brasil, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em abril, foram emplacados 8.053 veículos no estado.

07/05/2018 -

Em MT, 80 pessoas morreram em acidentes de trânsito até fevereiro de 2018

Ao todo, o estado teve 3.949 mil acidentes de trânsito entre janeiro e março deste ano. O número é 4,5% a menos que no mesmo período do ano passado.

04/05/2018 -

MT está entre os três estados que mais tiveram demissões em 2018

Setor agropecuário teve mais de 3,3 mil demissões de funcionários. Por outro lado, estado criou mais de 12 mil novas vagas de emprego.

30/04/2018 -

Temporada de combate a incêndios florestais em MT deve ter início em maio

Período proibitivo no estado será realizado entre 15 de julho e 15 de outubro. Dessa forma, o combate a incêndios florestais e queimadas irregulares em MT terá vigência de 150 dias.

27/04/2018 -

População idosa de MT aumentou mais de 9% em três anos, diz IBGE

Dados fazem referência aos anos de 2015, 2016 e 2017. Baixa fecundidade e aumento na expectativa de vida são os principais fatores citados pelo IBGE.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora