Diabetes atinge 184 mil em Mato Grosso

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, data criada para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce

14/11/2017 - 14:51:49

   

Hoje (14), é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da patologia. Só em Mato Grosso, a doença atinge cerca de 184 mil pessoas, entre adultos e crianças.

No Estado, os portadores do diabetes ganharam, ontem, um aliado na luta pela garantida dos direitos e ao tratamento da doença, que no período de 2008 a 2012 foi responsável por mais de 12 mil internações em todo território mato-grossense, conforme dados do Sistema de Internações Hospitalar do SUS (SIH/SUS).

Trata-se da Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético (AMAD), fundada com o desafio de minimizar o sofrimento das pessoas que convivem com o diabetes e com a falta de apoio, a exemplo da constante falta de insulina na Farmácia de Alto Custo, em Cuiabá.

A entidade tem à frente Andréia Kruger, mãe de David, 07 anos, diagnosticado com o diabetes tipo 1 desde os dois anos. Com sede na capital, a associação fará o levantamento quantitativo de diabéticos e oferecerá orientações jurídicas e de saúde, gratuitamente.

Em todo país, a doença atinge 14 milhões de indivíduos. Nesse universo, cerca de 1 milhão de pacientes desenvolverão úlceras e 200 mil precisarão passar por amputações, das quais cerca de 40 mil levam o indivíduo a óbito. Porém, metade dos portadores não sabe que tem o problema.

O risco de uma pessoa com diabetes sofrer uma amputação é 25 vezes maior do que o de um indivíduo sem a doença, sendo que cerca de 10% dos pacientes, podem sofrer amputação de membros inferiores, causados pelo pé diabético (infecção, ulceração ou qualquer tipo de destruição dos tecidos dos pés).

“Esses números são muito preocupantes. Infelizmente, ao não controlar adequadamente a glicemia (nível de açúcar no sangue) e o uso correto de medicamentos, criam-se condições para o aparecimento de complicações que afetarão sensivelmente a qualidade de vida do paciente e da sua família”, esclareceu o presidente da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Fadlo Fraige Filho, por meio da assessoria.

Entre as complicações microvasculares da doença estão os danos nos nervos, que podem levar à diminuição da sensação de dor e agravar feridas existentes nos pés, nos rins e nos olhos, que podem evoluir para insuficiência renal e cegueira, respectivamente.

A criação do Dia Mundial é uma tentativa de alertar as pessoas que o diabetes é uma doença crônica, sendo os sintomas físicos mais comuns dessa patologia a fome excessiva associada à perda de peso, muita sede, vontade de urinar, dores nas pernas e má circulação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Diabetes (Sbem), o diabetes é caracterizado pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O problema envolve o metabolismo da glicose no sangue, podendo ser apresentado de várias maneiras.

O diabetes do tipo 1 surge no início da vida ou na fase adulta, apesar de haver casos descobertos em pessoas de idade avançada. Sua característica principal é a incapacidade total do pâncreas de produzir insulina, levando o paciente a precisar tomá-la diariamente de forma injetável.

Já o tipo 2 é o mais comum e geralmente se manifesta em idades mais avançadas. Na maioria das vezes, o pâncreas ainda produz a insulina, mas não o suficiente para garantir as funções regulares. Assim o paciente tem de usar medicamentos, que desempenharão as funções que o órgão já não realiza sozinho. A partir do diagnóstico da doença, a pessoa deve controlar a glicemia, já que hiperglicemia, ou seja, altas taxas de açúcar no sangue, pode causar sérios danos à saúde do diabético.

A mudança do estilo de vida é primordial para prevenir e regular a doença. Cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos e disciplina devem se tornar hábitos, sobretudo, para quem tem tendência, mesmo que genética, a ter doença.

MT Agora - Diário De Cuiabá

Mais Noticias

Tragédia

Criança de 4 anos morre afogada em buraco aberto para exploração de garimpo em MT

Acidente

Carreta carregada com defensivos tomba na BR-364 em MT e pista fica interditada para retirada de material tóxico

De Licença Médica

Tenente acusada de torturar e matar aluno durante aula prática do Corpo de Bombeiros em MT pode se aposentar por invalidez

17/06/2018 -

Motociclista morre ao invadir pista contrária e bater em carro na MT-343

Os ocupantes do carro foram socorridos com escoriações e levados para uma unidade de saúde. A identidade da motociclista não foi divulgada.

17/06/2018 -

Audiência pública para discutir concessão do maior aeroporto de MT deve ser realizada na terça (19)

Devem ser terceirizados, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o maior do estado, os terminais de Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.

17/06/2018 -

Ao invés de vagões, canteiros do VLT em Cuiabá devem receber plantas ornamentais

em só 6 km de trilhos construídos, do total de 22 km que deveriam ser instalados. Obra deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014.

15/06/2018 -

Motociclista morre esmagado entre duas carretas que trafegavam no mesmo sentido da BR-163 em MT

Vítima foi atingida por carreta que seguia atrás dele e bateu na carreta que estava na frente. Ele ficou preso às ferragens e foi retirado por uma equipe médica.

15/06/2018 -

Acidente entre carretas mata motorista na BR-163 em MT

O acidente envolve cinco carretas e há interdição total da pista. Os outros três motoristas não tiveram ferimentos.

15/06/2018 -

BRF anuncia encerramento de produção de aves em Campo Verde (MT) e avicultores se preocupam

Dos 76 avicultores do município, 51 trabalham exclusivamente com os aviários. Prejuízo afeta também o município que, segundo a prefeitura, deve ter queda na arrecadação.

15/06/2018 -

Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

15/06/2018 -

Cães abandonados em casa doentes e sem comida devem ser colocados para adoção após resgate em MT

Doze cães foram encontrados trancados dentro de uma casa em Cuiabá, na quinta-feira (14). Eles estavam extremamente magros e doentes, segundo a polícia.

15/06/2018 -

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

14/06/2018 -

Motorista morre em acidente envolvendo 4 carretas na BR-364 em MT

A identidade da vítima não foi divulgada. Um caminhoneiro teve fratura na perna e foi levado para o PS de Várzea Grande. Os outros envolvidos não tiveram ferimentos.

14/06/2018 -

MT tem 5 casos de suspeita de febre amarela sob investigação no 1º quadrimestre do ano

Os cinco casos de suspeita da doença foram registrados na região Norte do estado. Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste informou que existe um paciente com suspeita de febre amarela no município

14/06/2018 -

Duas pessoas morrem e 5 ficam feridas em acidente de carro na MT-010

Dois carros de passeio bateram de frente e um homem e uma mulher morreram. Uma criança de 3 anos fraturou um braço.

13/06/2018 -

Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto cortava árvore com facão em MT

Paulo César dos Santos, de 21 anos, fazia um ''bico'' quando sofreu a descarga elétrica. Segundo a polícia, ele faleceu na hora do incidente.

13/06/2018 -

Acidente mata índio e outro motociclista em Tangará da Serra (MT)

Duas motos bateram de frente e vítimas morrem no local. Acidente ocorreu na MT-358 a 20 km da Cachoeira Salto das Nuvens.

13/06/2018 -

Trechos das BRs 163 e 070 em MT ganham novos radares com velocidade máxima permitida de 60 km/h

Doze radares começam a funcionar a partir desta quinta-feira (14).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora