Uso de Tecnologia

Drones vão intensificar a atuação do Fisco e da segurança pública em Mato Grosso

Dentre os novos pilotos estão servidores da Sefaz, das Polícias Militar, Civil e Judiciária, Corpo de Bombeiros, Politec, Ciopaer, Gefron, Defesa Civil e Marinha.

16 de Maio de 2019 as 21h 09min

Curso de pilotagem de drone formou 35 servidores do fisco estadual e da segurança pública - Foto por: Lorrana Carvalho/Sefaz-MT

Trinta e cinco servidores estaduais concluíram a “Capacitação em Legislação, Pilotagem e Manutenção de Aeronaves Remotamente Pilotadas” e foram certificados em pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA’s), também conhecidas como drones. Foram cinco dias de ensino e muita prática que serão revertidos na intensificação das ações de monitoramento realizadas pelas Secretarias de Fazenda (Sefaz) e Segurança Pública (Sesp).

Dentre os novos pilotos estão servidores da Sefaz, das Polícias Militar, Civil e Judiciária, Corpo de Bombeiros, Politec, Ciopaer, Gefron, Defesa Civil e Marinha que aprenderam a conduzir de forma segura o drone e a realizar a manutenção do equipamento. Durante a capacitação também foi abordada a legislação para operar RPA no espaço aéreo brasileiro.

As aulas foram ministradas por servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com conhecimento e expertise em Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA’s). Instrutores da Associação Brasileira de Multirrotores (ABM) também colaboraram com a formação dos pilotos, principalmente na parte prática.

Para o chefe da Unidade Militar de Operações Conjuntas (UMOC), da Sefaz, e coordenador do curso, tenente-coronel PM Paulo César, o uso do drone traz ao trabalho o uso da tecnologia ligado à inteligência, além de suprir a falta de recurso humano. “O drone permite que tenhamos menos recursos humanos lá na ponta. Com ele apenas um servidor pode fiscalizar uma área muito maior, uma vez que o equipamento pode voar num raio de 3 km, trazendo mais efetividade nas ações”.

O coordenador ressaltou a oportunidade que os alunos tiveram em conhecer, em primeira mão, algumas tecnologias novas adotadas no uso de drones e trazidas pelos instrutores da ABM. “Essas novas tecnologias, trazidas pela equipe da ABM, foram recém lançadas nos Estados Unidos e apresentadas pela primeira vez no Brasil aqui para os nossos alunos”, relata.

Gilson Pregely é coordenador de fiscalização móvel de trânsito da Sefaz e avaliou de forma positiva o curso. Para ele, os drones serão mais uma ferramenta nas operações fiscais que visam o combate à sonegação.

“Na fiscalização de trânsito, os RPAs serão utilizados principalmente na análise situacional do campo onde se realizará a operação fiscal. O equipamento vai permitir que as equipes de fiscalização, de modo furtivo, avaliem o cenário da operação sem que sejam expostos a riscos desnecessários”, explica o coordenador.

Já na segurança pública os RPA’s auxiliam no monitoramento de uma ocorrência policial ou até mesmo nas barreiras policiais. Com o auxílio do equipamento é possível verificar, por exemplo, se o motorista tenta desviar o caminho ao visualizar uma blitz ou ele troca de lugar com o passageiro para escapar da abordagem.

O presidente da Associação Brasileira de Multirrotores (ABM), Lincoln Kadota, foi um dos instrutores do curso e afirma que o uso do drone mitiga alguns riscos e auxilia no monitoramento antes das abordagens. Em sua fala ele ressaltou, ainda, que dentre as turmas que ele já ensinou a de Mato Grosso foi a que mais superou as expectativas, em relação ao empenho e dedicação.


Fonte: Lorrana Carvalho | Sefaz/MT

As aulas práticas de pilotagem foram realizadas no pátio da QCG da PMMT. (Foto: Sefaz/MT)
Simulador de voo de drone foi utilizado nas aulas teóricas para auxiliar no treinamento dos alunos. (Foto: Lorrana Carvalho/Sefaz-MT)

COMENTARIOS

Mais de Estado

Greve

Servidores da rede estadual de educação decidem manter greve e governo reafirma que não tem como pagar RGA em MT

Governo reafirma que não tem condições de pagar a RGA.

25 de Junho de 2019 as 07h14

Santa Casa

Governo repassa 2ª parcela de R$ 3 milhões para pagar dívidas da Santa Casa de Cuiabá

Os pagamentos também contaram com a colaboração da Assembleia Legislativa, que abriu mão de R$ 3,5 milhões do duodécimo para socorrer a unidade.

25 de Junho de 2019 as 07h12

CPF na Nota

Consumidor pode pedir inclusão em quase todas as compras

Exceção é somente quando for feita num empreendedor individual

25 de Junho de 2019 as 07h04

Obras

Sinfra retoma 79 obras de rodovias e pontes e beneficia 1,6 milhão de pessoas no interior

São cerca de 70 localidades com serviços de pavimentação e revitalização de estradas, além da construção de pontes nas principais regiões de Mato Grosso

25 de Junho de 2019 as 06h31

Acidente

Motorista desvia de animal na pista, capota e atinge veículo

Ninguém ficou ferido.

22 de Junho de 2019 as 17h04

Afogamento

Canoa vira durante pescaria, homem não consegue nadar até a margem e morre afogado em MT

De acordo com a Polícia Civil a vítima foi identificada como Ezau Pedroso da Silva, de 37 anos.

22 de Junho de 2019 as 16h51

Incidente Fatal

Criança é picada por cobra e morre em acidente de carro a caminho do hospital em MT

O pai dela dirigia um veículo e sofreu o acidente enquanto tentava socorrer a filha. Pai foi internado no hospital municipal e a mãe da menina entrou em estado de choque.

22 de Junho de 2019 as 16h42

Acidente

Carreta cai em rio no Nortão ao tentar passar por ponte de madeira

O motorista, que não teve a identidade divulgada, não teria ficado ferido.

22 de Junho de 2019 as 02h29

Dados

MT tem maior percentual de analfabetos do Centro-Oeste; taxa estadual é maior que a nacional

Índice de analfabetismo no estado é de 7,5%. Em todo país, a taxa de analfabetos é 6,8%.

22 de Junho de 2019 as 02h17

Garimpo Ilegal

Alvo de investigação da PF, extração de ouro em garimpo ilegal continua após 7 meses em Aripuanã (MT)

Imagens divulgadas pela polícia mostram que a área está repleta de barracos improvisados, tendas, sacos com terra e maquinários pesados para escavação.

22 de Junho de 2019 as 02h08

Pesquisa

MT tem 188 mil analfabetos e a maioria é mulher e negro, diz IBGE

Números fazem referência ao grupo de pessoas com 15 anos ou mais sem alfabetização no ano passado. Dados fazem parte da PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE.

22 de Junho de 2019 as 02h01

Resgate

Piloto de motocross é resgatado de helicóptero após acidente em região de morros em Cuiabá

Ao fazer o chamado, o grupo de pilotos contou que faziam o trajeto entre os morros na região do Coxipó do Ouro, quando um deles de acidentou.

22 de Junho de 2019 as 01h55

Obras Suspensas

Obras na BR-163 são suspensas durante feriado de Corpus Christi

Serviços da Rota do Oeste foram interrompidos a partir desta quinta-feira (20)

21 de Junho de 2019 as 00h38

Tragédia

Garimpeiro morre soterrado após terra ceder em buraco de garimpo ilegal em MT

Ele e um colega estavam no garimpo há 40 dias e trabalhavam em um buraco de 8 metros de profundidade.

21 de Junho de 2019 as 00h21

Mortes Confirmadas

Exames de laboratório confirmam duas mortes por H1N1 em MT

Dos pacientes que morreram com a doença, um era morador de Rondonópolis e, o outro, de Pedra Preta. O Ministério da Saúde deve encaminhar um técnico para avaliar a situação do município.

21 de Junho de 2019 as 00h12

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você é a favor ou contra a greve na Educação em Mato Grosso?

A favor

Contra

Tanto faz

Parcial
veja +

COTAÇÃO