Ensino Fundamental

Duas escolas da rede estadual terão currículo adaptado ao período integral

Outras quatro unidades que atendem ao Ensino Médio fazem parte do projeto de escola referência.

Fonte:MT Agora - Seduc-MT
31 de Janeiro de 2016 as 16h 49min

Contempladas com o projeto referência “Educação Integral em Tempo Integral” da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), as Escolas Estaduais Alfredo de Araújo Granja e Daury Riva instaladas em Arenápolis e Juara, respectivamente, estão se preparando para o início do ano letivo. As unidades, que atendem alunos do Ensino Fundamental, estão reorganizando os espaços e conteúdo curriculares para oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, acolhendo os estudantes de forma completa.

Em Arenápolis, a EE Alfredo de Araújo Granja atenderá em 2016 cerca de 240 alunos, no 1º Ciclo (1ª, 2ª e 3ª fases) e 2º Ciclo (1ª e 2ª fases). “Estamos nos organizando desde 2014 para a mudança e agora o projeto está tomando forma. Sabemos que há muito a ser feito, restruturação dos espaços e a formação dos profissionais da unidade que irão trabalhar com esse formato de escola”, comenta o diretor Olair da Cunha.

De acordo ele, a comunidade escolar foi informada e chamada para discutir o sistema de ensino, e abraçou a ideia, já que era um desejo antigo. “Diversas vezes estivemos na Seduc solicitando a implantação do projeto, e graças ao atual governo esse momento chegou”, comenta o diretor, que é graduado em História e pós-graduado em Metodologia da História para o Ensino Fundamental e Médio, e em Gestão Escolar.

Em Juara, com a adequação da matriz, a EE Daury Riva contará com 12 turmas, do 1º ao 9º Anos, além de sala de recurso, com o total de 281 estudantes. “Desde que foi transferida para imóvel próprio, em 2012, a demanda foi reduzindo. Com o intuito de sanar o problema inerente à baixa demanda, a comunidade escolar aceitou a proposta de tempo integral”, explica a recém-eleita diretora Isabel Cristina Araújo, pedagoga e bacharel em Direito, que está cursando especialização em Gestão Escolar.

“A expectativa, principalmente por parte dos alunos e pais, é grande. Temos consciência de que devemos apresentar resultados para a comunidade escolar, que há cerca de dois anos fomenta o desejo de uma escola que ofertasse mais do que a base comum, isso porque a maioria das famílias não têm poder aquisitivo para proporcionar aos filhos cursos de aperfeiçoamento, de artes, esportes, material pedagógico e instrumentos que possam contribuir e assegurar o aprendizado”, menciona Isabel.

Os educadores concordam que escola em período integral só faz sentido se torna o aprendizado significativo, com o aluno como seu coautor, permite um aprofundamento no conhecimento, ampliação do olhar, e a valorização das diversas áreas que fazem parte da formação do aluno e do trabalho com as competências tanto sociais quanto intelectuais. “Não basta aumentar o tempo do aluno na escola. Ter mais tempo exige ter mais planejamento pedagógico para aproveitar de forma mais transversal esse período”, frisa Cunha.

Desafios

Os gestores apontam algumas questões que ainda precisam ser resolvidas, como a reestruturação dos espaços existentes como os banheiros, construção de vestiários e de refeitórios maiores para atender com mais qualidade aos alunos. “A ampliação da jornada escolar e a diversificação das atividades demandam outros espaços de trabalho para professores e alunos”, frisa Cunha.

Além disso, ele alerta para a necessidade de continuidade da ampliação da jornada escolar para crianças que saem do 5º ano e vão para uma escola em tempo parcial. “É preciso articulação entre as redes municipal e estadual de ensino para ofertar aos alunos a continuidade da educação integral”.

Para Isabel é necessário o apoio incondicional da Seduc no que diz respeito à elucidação das dúvidas que venham a surgir, garantia de condições favoráveis à estadia e permanência dos alunos na escola, com a construção, melhoria e adequação dos ambientes.

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga de Melo, garante que a instituição dará todo o apoio necessário aos gestores e às escolas. “Devemos fazer significativas adequações na estrutura física das unidades para criarmos um ambiente favorável ao aluno”, disse, Fraga, ressaltando que a escola precisa ser atrativa e agradável ao estudante.

Ensino Médio

Outras quatro unidades escolares da rede estadual, que atendem ao Ensino Médio, passarão a contar em regime integral. Em Cuiabá, José de Mesquita e Antônio Epaminondas, e em Rondonópolis, Pindorama e André Maggi.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Centro Logístico

Lucas do Rio Verde será um grande centro de logística afirma ministro

Prefeito Binotti comemora avanços após diversas articulações políticas

18 de Setembro de 2020 as 21h45

Combate

Projeto de lei regulamenta uso de drones para combate a incêndios florestais em Mato Grosso

Essa tecnologia fornece informações de qualidade, em tempo real, mas sem expor as equipes a maiores riscos.

18 de Setembro de 2020 as 17h38

Coronavírus

Mato Grosso deve instituir dia estadual em memória às vítimas da Covid-19

O Dia Estadual em Memória dos Cidadãos que Faleceram em Decorrência da Covid-19 e em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente à pandemia deve passar a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso.

18 de Setembro de 2020 as 17h36

Traficantes

Traficantes diversificavam drogas para aumentar as vendas em Mato Grosso

Dois traficantes flagrados com porções de diferentes substâncias entorpecentes foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (18.09), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao s

18 de Setembro de 2020 as 17h32

Inauguração

Usina de etanol de milho é inaugurada em MT e deve produzir 1,5 milhão de litros de álcool ao dia

Com o início da operação da Inpasa em Sinop serão gerados 280 empregos diretos e cerca de 1,5 mil indiretos.

18 de Setembro de 2020 as 17h22

Coronavírus

Policial morre de Covid-19 em MT no dia do aniversário

Vanda Maria Morais Moreira trabalhou por 30 anos como investigadora na Polícia Civil.

18 de Setembro de 2020 as 17h16

Coronavírus

Sexta-feira (18): Mato Grosso registra 112.200 casos e 3.248 óbitos por Covid-19

Há 242 internações em UTIs públicas e 268 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 30% para enfermarias

18 de Setembro de 2020 as 17h09

Multas

Mato Grosso já aplicou R$ 1 bilhão em multas por crimes contra a flora

O total de multas aplicadas é quatro vezes maior que a média histórica anual do Estado

18 de Setembro de 2020 as 17h06

Van Tomba

Van que transportava pacientes tomba após acidente em MT e idoso morre

O condutor da caminhonete não estava no local. A Polícia Civil investiga o acidente.

18 de Setembro de 2020 as 13h50

Coronavírus

Policial é mais uma vítima fatal da Covid-19 em Mato Grosso

Um policial penal de 33 anos morreu de Covid-19 após ficar quase um mês internado na UTI em Mato Grosso. O fato ocorreu em Alto Araguaia, a 420 km de Cuiabá.

18 de Setembro de 2020 as 13h39

Pontes

Dez pontes de madeira são destruídas pelo fogo na Transpantaneira em MT

Governo informou que pontes serão substituídas por estruturas de concreto. A rodovia tem 150 km de extensão e é conhecida por ser um atrativo turístico da região.

18 de Setembro de 2020 as 13h32

Incêndio

Terra indígena tem mais de 20 mil hectares de vegetação destruídos pelo fogo em MT

Não chove em Tangará da Serra há mais de 130 dias. A vegetação seca faz com que as chamas se alastrem ainda mais rápido.

18 de Setembro de 2020 as 13h23

Fumaça

Avião de Bolsonaro arremete em MT por causa da fumaça de queimadas

Apesar da manobra, pouso ocorreu normalmente na 2ª tentativa. Pantanal registra recorde de queimadas em setembro, e fumaça que atrapalhou a aterrissagem nesta sexta (18) já chegou a outras regiões do país.

18 de Setembro de 2020 as 13h13

Cascavel

Índio de 9 anos picado por cascavel em aldeia continua internado sem previsão de alta em MT

Lewy Nieiezonoizokae teve paralisia nos músculos do rosto e foi transferido de Tangará da Serra para Cuiabá.

18 de Setembro de 2020 as 13h09

Centro de Triagem

Mais de 33 mil pessoas já foram atendidas no Centro de Triagem Covid-19

O local oferece uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus com entrega de medicação para o tratamento dos pacientes

18 de Setembro de 2020 as 12h52

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO