Em 17 anos, mais de 400 pessoas morreram vítimas de hepatite em MT

Quando associada a outras causas, número de mortes por hepatite chegam a 654 em todo o estado, entre 2000 e 2016, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

11/07/2018 - 18:00:19

   

Pelo menos 402 pessoas morreram em Mato Grosso vítimas de hepatites virais entre os anos 2000 e 2016, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Quando a causa da morte foi hepatite associada a outros fatores, o número de mortes sobe para 654, conforme o levantamento.

O balanço do Ministério da Saúde foi divulgado na semana passada, quando ocorreu o lançamento do plano pactuado pelo governo federal com os estados e municípios a fim de eliminar a hepatite C no Brasil até 2030.

Apesar do levantamento apontar a hepatite C como a responsável pela maior parte dos óbitos por hepatites virais no país – e a terceira maior causa de transplantes hepáticos –, em Mato Grosso, a hepatite B foi a protagonista do maior número de mortes entre 2000 e 2016, sendo a causa básica da morte de 187 pessoas e a causa associada em outras 114 mortes, totalizando 301 ocorrências nesse período.

Já a hepatite C consta em 299 mortes registradas no período analisado pelo Ministério da Saúde - sendo a única responsável por 175 dos óbitos registrados.

As hepatites virais dos tipos A e D são aquelas que causaram um número menor de mortes no estado dentro do período recortado pelo governo federal. Enquanto a primeira foi a única causa da morte de 29 pessoas e a razão associada da morte de outras 12 pessoas, a segunda foi responsável por 11 mortes no período analisado e a causa associada de outras duas mortes.

Tipos de hepatites

A hepatite A é transmitida por meio de água e alimentos contaminados por fezes ou pelo contato da mão suja de fezes com a boca.

Já as hepatites B e C são transmitidas por meio do sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante ou perfurante.

A hepatite D também é transmitida pelo sangue e, da mesma maneira que os vírus B e C, exige cuidado com o compartilhamento de objetos, como escovas de dentes, seringas, depiladores e barbeadores portáteis.

No caso das hepatites B e D, a transmissão também pode ocorrer da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Prevenção

De acordo com o governo federal, a vacina para hepatite A está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo oferecida no calendário nacional de vacinação para crianças a partir de 15 meses a 5 anos de idade incompletos.

A vacina para hepatite B está disponível no SUS para todas as pessoas. Na criança, é dada em quatro doses, sendo a primeira ao nascer. Nos adultos, que não se vacinaram na infância, são três doses.

Conforme o Ministério da Saúde, foram distribuídas 18 milhões de vacinas para todo o país no ano passado e, atualmente, 31,1 mil pacientes estão em tratamento para a doença.

A hepatite C acomete, principalmente, os adultos acima de 40 anos. O tratamento com os antivirais de ação direta encontra-se disponível no SUS desde 2015 e apresenta taxa de cura superior a 90%.

A hepatite D depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa e, como o vírus precisa do outro tipo para reproduzir, as formas de evitá-la são as mesmas do tipo B, inclusive com a vacinação contra a hepatite B.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Acidente Fatal

Homem e adolescente morrem após carro capotar e cair de ponte em terra indígena em MT

MT-242

Onça-pintada é atropelada por caminhonete e morre em rodovia de MT

Tragédia

Mãe dorme e mata bebê de um mês sufocado em MT

Restrição

Com mais de 5 mil focos de incêndio no ano, MT começa período proibitivo das queimadas

15/07/2018 -

Jovem morre em acidente entre moto e bicicleta no cruzamento de ruas em Cuiabá

Heber Henrique Ferreira do Carmo tinha 19 anos e pilotava a moto. Samu foi chamado, mas vítima morreu no local do acidente.

15/07/2018 -

Engenheiro morre após cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele estava internado desde o dia do acidente com traumatismo craniano.

15/07/2018 -

Prefeitura realizará aquisição de cinco veículos para aeroporto de Sinop

A Prefeitura de Sinop realizará a aquisição de cinco veículos para uso no aeroporto municipal João Baptista Figueiredo. Um pregão eletrônico (31/2018), modalidade menor preço por item, foi aberto para realização do rito.

15/07/2018 -

Concessionária elabora medidas de prevenção e combate às queimadas na BR-163 em Mato Grosso

O período proibitivo de queimadas inicia em 15 de julho e o Comitê do Fogo de Mato Grosso alerta que o envolvimento de todos é fundamental para minimizar a incidência de registros.

15/07/2018 -

Jovem tem traumatismo craniano ao cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele caiu depois que o condutor seguiu na contramão e fez uma curva, segundo a polícia.

15/07/2018 -

Janela trincada de avião estoura durante pouso de emergência em Mato Grosso

O piloto do avião precisou realizar pouso de emergência em Tangará da Serra após verificar uma trinca em um vidro do avião, que estourou já no fim do procedimento.

15/07/2018 -

Por causa de poeira em estrada de terra, jovem morre após bater de frente com carro ao fazer ultrapassagem em MT

Ele fez uma ultrapassagem em um carro, modelo Prisma, e, devido à poeira, não percebeu a presença de outro automóvel, um Strada, que seguia no sentido contrário.

15/07/2018 -

Mato Grosso tem alto risco de transmissão da Chikungunya

Conforme o boletim, o risco de contaminação é médio em Sinop

15/07/2018 -

H1N1 responde por mais de 54% dos casos de influenza em MT

No Estado foram notificados 48 óbitos.

15/07/2018 -

Apostador de cidade de MT ganha sozinho R$ 6 milhões na loteria

A bolada saiu para o município de Pedra Petra com uma população de pouco mais de 16 mil habitantes.

15/07/2018 -

Mato Grosso registra 25% dos focos de queimadas no país

Até quinta-feira (12), do total de 20.443 focos de calor, 5.042 ocorriam no território mato-grossense, conforme o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), ou seja um quarto dos focos eram no Estado.

15/07/2018 -

Caçador morre após cair e disparar contra si mesmo em região de mata em MT

ncidente foi registrado no dia 7 de julho durante uma caçada na zona rural em Novo Mundo. Depois disso, Sebastião Silva foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá.

15/07/2018 -

Raposa é encontrada em pátio da Justiça Federal em MT e resgatada por bombeiros

Resgate foi feito nesta sexta-feira (13), na sede da Justiça Federal em Rondonópolis. O animal não tinha ferimentos e, após o resgate, foi solto em uma área de mata na região.

14/07/2018 -

Mulher morre carbonizada durante incêndio em quitinete em MT

Ruthe Libório Santos, de 43 anos, estava deitada na cama.

12/07/2018 -

Municípios de MT debatem implantação da Base Nacional Comum Curricular

O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais, gestores e demais agentes públicos envolvidos com a área.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora