Viagem

Empresário de MT que largou tudo para viajar até o Alasca de carona e de bicicleta está prestes a chegar ao destino

Gabriel Dias da Silva começou a viagem em agosto de 2017 e já percorreu mais de 70 mil km. O destino rumo à América do Norte deve ser concluída nesta semana depois de mais de 500 caronas.

Fonte: G1 MT
05 de Fevereiro de 2020 as 13h 36min

Empresário de MT largou tudo para viajar de bicicleta e carona até o Alasca na América do Norte — Foto: Gabriel Dias da Silva/Arquivo pessoal

 

  Um empresário de Mato Grosso que viaja de bicicleta e de carona está prestes a chegar ao Alasca. Gabriel Dias da Silva tem 26 anos e é conhecido como 'Gabriel Viajou' nas redes sociais. Tem mais de dois anos que ele saiu da casa dos pais, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, com destino a um dos países da América do Norte.

  Gabriel diz que sempre teve vontade de viajar e o Alasca não era o destino principal, mas era o lugar mais longe que poderia ir em terra sentido a América do Norte. A viagem começou em agosto de 2017 de bicicleta e depois ele começou a pegar caronas. Ele deve chegar ao destino nesta semana.

  Ao G1, Gabriel disse que percorreu mais de 70 mil km, sendo 6.000 km de bicicleta e o restante de carona. Foram mais de 500 caronas ao longo da viagem. Passou por 22 países e em troca de hospedagem e alimentação, o viajante fazia trabalhos voluntários, além de ganhar comida de moradores que se encantavam com ele. Sobre o idioma ele fazia mímicas e sinais e aos poucos ia aprendendo a se comunicar.

  Na época em que decidiu se afastar da empresa da qual era proprietário, vendeu alguns pertences e com R$ 3 mil e uma mochila contendo alguns alimentos e roupas, pegou a primeira carona na MT-170.

  Gabriel era dono de empresa de produtos de informática. Também teve uma corretora de imóveis e uma distribuidora de cereais.

  Na ocasião, conhecendo de perto a realidade dos vários países que percorreu nas Américas, o que mais o impressionou durante toda a viagem foi a pobreza. Para ele, não existe um lugar que ele não tenha passado que não se deparou com esse problema social.

  “Viajando por dois anos e passando por todos esses países eu percebi que a pobreza é impressionante. É muito triste ver as pessoas passando necessidades enquanto outras têm muitas coisas. E o Estados Unidos então, que todos pensam que não existe pobreza, há muito”, disse Gabriel.
  No ano de 2017 Gabriel iniciou a viagem de bicicleta em Brasnorte e percorreu alguns países na América do Sul. Em 2018 retornou a Cuiabá, por motivos familiares e em novembro retomou a viagem rumo ao Alasca. Durante todo esse tempo viajando, aprendeu que ‘loucura’ é não realizar sonhos, segundo ele.

  “Dizem que sou louco por estar fazendo essa viagem, mas digo que loucura é ir para o cemitério sem viver os seus sonhos. Eu era muito ansioso e vivia sempre no amanhã, agora eu vivo no presente. O presente é o único lugar que você pode ser realmente feliz. É uma coisa inexplicável, você não pode ser feliz no passado e nem no futuro, só no presente”, disse o mochileiro.
 

  Gabriel contou que quando esteve na Venezuela a fronteira estava fechada e ele foi preso e interrogado. “Colocaram arma na minha cabeça me falaram que iam me matar. Foi bem tenso. Quando fui solto, fiquei meio traumatizado e voltei para casa. Depois de três meses decidi recomeçar de carona”, contou Gabriel.

  Sobre outras experiências inusitadas, ele contou que conseguiu uma carona com um polonês que o encontrou em um anúncio de aplicativo de viagens. O estrangeiro estava precisando de alguém para ajudar a dirigir. Com isso, Gabriel dirigiu por 19 cidades e o polonês pagou todas as despesas durante 15 dias de viagem.

  Gabriel chegou na cidade de Whitehorse no norte do Canadá na última sexta-feira de janeiro (31). A previsão para chegar no Alasca é até no fim desta semana, pois está aguardando algumas roupas e materiais para continuar. Ele disse que pretende ficar por seis meses no país para estudar inglês e que depois disso quer começar uma viagem pelo mundo.

  O viajante disse que está em busca de patrocinadores para ajudá-lo a realizar a viagem pelo mundo e passando pelo máximo de países possíveis. Nas andanças, Gabriel registrou com fotos e vídeos os vários lugares que passou, e alguns registros foram postados nas redes sociais dele.

  As imagens, segundo Gabriel, são tiradas de uma câmera simples e também do próprio celular. Em 2016, ele viajou 100 mil quilômetros por 20 estados brasileiros de carro e em 2017 resolveu ir além e saiu de viagem por outros países de bicicleta e carona com destino ao Alasca na América do Norte.

  Gabriel passou pelo Uruguai, Argentina, Peru, Guiana Francesa, Suriname, Guiana Inglesa, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile, Estados Unidos e Canadá, entre outros países do continente americano.


Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus

Vereador de Cuiabá é internado após ser diagnosticado com Covid-19 e apresentar falta de ar e febre

O vereador de Cuiabá Ricardo Saad (PSDB) foi internado no Hospital Santa Helena na tarde desta terça-feira (14).

15 de Julho de 2020 as 14h17

Coronavírus

Três profissionais da enfermagem morrem com Covid-19 em MT no mesmo dia

O auxilar de enfermagem Pedro Izidio, de 60 anos, é o terceiro profissional da saúde a morrer com Covid-19 nesta terça-feira (14) em Mato Grosso. Pedro era servidor do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC)

15 de Julho de 2020 as 14h14

Atendimento Virtual

Consultas e negociações de dívida ativa podem ser feitas pelo site ou canais de atendimento da PGE

Nos primeiros meses de 2020 foram concluídas 96.823 mil negociações de quitação de débitos.

15 de Julho de 2020 as 13h46

Agenda Online

Programação do Museu de Arte Sacra traz lives de música instrumental

Instrumentistas propiciam momentos de leveza e encantamento na agenda online do equipamento cultural da Secel

15 de Julho de 2020 as 13h44

Entenda

Veja as regras de transição previstas na reforma da previdência estadual

Proposta de Emenda Constitucional replica as normas dos servidores federais

15 de Julho de 2020 as 13h40

Procon Alerta

Lei proíbe cortes de água e energia elétrica em vésperas de feriados e finais de semana

Suspensão de serviços por inadimplência do consumidor, como o fornecimento de água e energia elétrica, deve ser comunicada previamente

15 de Julho de 2020 as 13h38

Final Feliz

Cão de busca do Gefron localiza idoso desaparecido em Mirassol D’Oeste

Segundo a equipe policial, o idoso de 72 anos estava desaparecido desde o dia 12 de julho após sair na frente da residência onde mora com uma das filhas

15 de Julho de 2020 as 13h36

Portugal

Seciteci realiza encontro virtual para abordar sistemas de inovação europeu

Neste encontro serão discutidas estratégias e ações inovadoras de países europeus, especificamente de Portugal

15 de Julho de 2020 as 13h33

Solidariedade

Campanha doa cestas básicas para o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora

Parte dos alimentos recebidos serão utilizados para atender comunidades com fornecimento de marmitas

15 de Julho de 2020 as 13h31

Combate ao Covid-19

Justiça manda Anvisa liberar 300 mil testes rápidos comprados pelo Governo de MT

Testes foram adquiridos na China e serão utilizados para ajudar no diagnóstico da doença

15 de Julho de 2020 as 13h29

Doe Sangue

MT Hemocentro abrirá excepcionalmente neste sábado para receber doações

Coleta deverá ser agendada para evitar aglomeração, por causa da pandemia pela COVID-19

15 de Julho de 2020 as 13h26

Fiscalização Atuante

Mato Grosso reduz alertas de desmatamento em junho

Os dados do Deter são utilizados como ferramenta complementar aos alertas da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal

14 de Julho de 2020 as 18h33

Pesquisa

Acordo de cooperação com UFPR viabiliza diagnóstico esportivo em Mato Grosso

Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) realizará as ações da parceria firmada pela Secel

14 de Julho de 2020 as 18h30

Confira a Lista

Comunicação obrigatória de venda de veículos pode ser realizada em 40 cartórios do Estado

O serviço é possível através de um termo de parceria entre o Detran-MT e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

14 de Julho de 2020 as 18h27

350 famílias

Comunidade Rural Cinturão Verde recebe alimentos e cobertores da Setasc

A ação social faz parte da campanha “Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus” e o do programa Aconchego, ambas lideradas voluntariamente pela primeira-dama Virginia Mendes

14 de Julho de 2020 as 18h24

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Qual é seu posicionamento referente ao Lockdown?

Sou Contra

Sou Favorável

Parcial
veja +

COTAÇÃO