IDEB

Escolas do interior de MT conquistam as melhores notas do Ideb nos anos iniciais; resultados acima da média estadual

As escolas tiveram notas entre 7,0 e 7,5, acima da média estadual que é de 5,6

Fonte: Adilson Rosa | Seduc MT
21 de Setembro de 2020 as 13h 00min

A Escola Estadual Monte Verde é uma das três da rede estadual com nota maior nota do Ideb - Foto por: Divulgação

  Escolas estaduais de Mato Grosso tiveram ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), etapa do ensino fundamental.  As cinco melhores notas são acima de 7,0 e as três primeiras estão empatadas com índice 7,5.

  São duas escolas estaduais de Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul de Cuiabá) – La Salle e Sagrado Coração de Jesus, além da EE Monte Verde, localizada no município de Nova Monte Verde (a 968 quilômetros da Capital).

  As dez melhores notas do Ideb das séries iniciais da rede estadual são de unidades escolares localizadas em municípios do interior.  

  Entre as escolas com ótimos desempenho estão a EE Cleufa Hubner, em Sinop (a 500 quilômetros ao norte de Cuiabá), que também comemora o índice de 7,1 assim como a EE Luiza Nunes Bezerra (a 709 quilômetros a médio-norte de Cuiabá) que obteve nota 7,0. São indicadores que superam a média estadual de 5,6.

  O diretor da EE Monte Verde, Osmar Boing, que ficou muito satisfeito com o resultado, lembra que a escola superou o índice de 2017 que foi de 7,3 subindo para 7,5. No entendimento do gestor, a nota alcançada não é fruto do acaso ou sorte, mas uma conquista resultante de muito trabalho, empenho e dedicação dos profissionais e principalmente da participação dos pais na vida escolar de seus filhos.

  “Mesmo com tantas dificuldades os resultados alcançados por nós nos mostram que estamos no caminho certo e que precisamos continuar unidos em busca de nossos objetivos enquanto instituição escolar que está a todo o momento preocupado com a qualidade da educação e com a formação integral de nossos estudantes” salienta.

  Osmar ressalta ainda que o resultado coloca a escola como destaque no cenário educacional estadual e nacional.

  Educação de qualidade

  Na EE Cleufa Hubner, a sensação de otimismo também é a mesma. A diretora Patrícia Guimarães Pereira ressalta que a equipe gestora e os profissionais da educação têm uma dedicação extrema à educação pública de qualidade.

  “E isso com certeza faz toda diferença. Sem uma equipe unida e imbuída num objetivo comum, não se alcança êxito em nada, principalmente quando falamos de educação. Hoje sabemos que graças ao esforço de toda a comunidade escolar somos referência em nosso município”, comemora.

 

  Árduo trabalho

  Na EE Luiza Nunes Bezerra o cenário não é diferente. Tanto a equipe gestora como profissionais da educação estão satisfeitos com a nota do Ideb.

  “Nossa escola é preocupada com o avanço dos índices de proficiências de seus alunos. Para isso, realizamos um árduo trabalho de conscientização, formação, coparticipação, autoavaliação. Buscamos, por meio de uma gestão participativa, cada um assuma sua responsabilidade numa educação de qualidade”, assegura a diretora Rosana Maria Christofolo.

  Rosana  explica que, desde o início da realização do Ideb, investe esforços junto aos professores, alunos e família para que os estudantes participem da avaliação. Para isso, foram realizadas reuniões pedagógicas com os professores para elaborar uma ação de divulgação da necessidade de participação do exame.

  As divulgações do exame e dos seus resultados são realizadas, desde a primeira edição, durante reuniões com a comunidade escolar, nas salas de aula com os alunos e nas reuniões pedagógicas com os professores.

  “É importante a publicização das médias obtidas pela escola e, com isso, a indicação de responsabilidade de cada um dos atores educacionais nesse processo”, assinala.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Acidente

Acidente na MT-010 deixa um morto e dois feridos, nesta segunda-feira (19)

Um grave acidente de trânsito na MT-010, entre São José do Rio Claro-MT e Diamantino-MT, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas.

19 de Outubro de 2020 as 17h22

Drone

Dupla tenta descarregar três celulares na Penitenciária de Rondonópolis e é presa

Os dois homens utilizaram um drone para acoplar os aparelhos

19 de Outubro de 2020 as 14h13

Ano Letivo

Alunos de Mato Grosso podem ter que refazer série

A secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewsk afirmou que planeja retomar aulas presenciais no dia 1º de fevereiro de 2021.

19 de Outubro de 2020 as 13h33

Chuva

Semana será chuvosa em Mato Grosso

Nesta segunda-feria, o tempo segue bastante instável.

19 de Outubro de 2020 as 13h30

Afogamento

Criança de 2 anos e adolescente de 15 morrem afogados em Mato Grosso

Na manhã deste domingo, 18, ocorreu dois óbitos por afogamento na cidade de Várzea Grande.

19 de Outubro de 2020 as 13h22

Coronavírus

Mato Grosso registra 5 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Há 191 internações em UTIs públicas e 196 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 47% para UTIs adulto e em 22% para enfermarias

19 de Outubro de 2020 as 13h18

Acidente

Carro com 3 pessoas cai de ponte em Mato Grosso

Veículo com três pessoas que trafegava pela MT-220, na noite desse sábado (17) caiu da ponte do Rio Batelão cerca de 75 km do município de Porto dos Gaúchos.

19 de Outubro de 2020 as 13h15

Investigação

Polícia investiga morte de bebê de 1 ano em Mato Grosso

A Polícia Civil vai investigar a morte de um bebê de um ano e três meses, registrada na manhã deste sábado (17), em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

19 de Outubro de 2020 as 13h12

Acidente

Jovem de 21 anos que casou há uma semana morre em acidente em Mato Grosso

Um jovem morreu após uma batida frontal entre uma picape e uma caminhonete na MT-473, em Pontes e Lacerda.

19 de Outubro de 2020 as 12h59

Embriaguez

Motoristas são presos por embriaguez ao volante em rodovia em MT

Ao todo, 42 testes de alcoolemia foram realizados por motoristas que passavam pela região

19 de Outubro de 2020 as 12h53

Covid-19

Mato Grosso registra 135.950 casos e 3.717 mortes por Covid-19

Há 191 internações em UTIs públicas e 196 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 47% para UTIs adulto e em 22% para enfermarias.

19 de Outubro de 2020 as 10h21

Prisão

Homem é preso após tentar atropelar policiais em Várzea Grande

Na ação, a PM apreendeu um revólver cal 38 com três munições.

16 de Outubro de 2020 as 14h12

Facção Criminosa

Integrantes de facção criminosa são presos em Mato Grosso

Duas pessoas foram presas na ação, entre elas, a esposa de um dos líderes do grupo criminoso. Os trabalhos também resultaram na apreensão de drogas e dinheiro.

16 de Outubro de 2020 as 14h08

Estupro

Adolescente é estuprada até sangrar por assaltante em Mato Grosso

Dois criminosos invadiram uma casa, na zona rural da cidade de Itiquira- MT, onde uma idosa de 66 anos, uma mulher de 39 e uma adolescente foram amarradas.

16 de Outubro de 2020 as 14h04

Agressão

Funcionário público é preso após agredir colega de trabalho em Mato Grosso

O suspeito foi preso e conduzido à Central de Flagrantes

16 de Outubro de 2020 as 14h01

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO