Estado une forças para ajudar Campo Novo do Parecis

Desde o início de sábado (11.02), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuam junto com a Prefeitura em um plano emergencial para ajudar as famílias

13/02/2017 - 10:58:50

   

Em 48 horas choveu em Campo Novo do Parecis (444 km ao Norte de Cuiabá) mais do que o previsto para o mês todo. Foram 310 milímetros de chuva e três mil pessoas atingidas pelo alagamento. Para verificar a situação e buscar uma solução para o problema, o governador Pedro Taques esteve no município neste domingo (12.02), acompanhado de secretários e um engenheiro do corpo técnico do Estado.

Desde o início de sábado (11.02), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuam junto com a Prefeitura em um plano emergencial para ajudar as famílias que não podem ficar em suas casas. "Nossas equipes estão mobilizadas para dar toda assistência à população. A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) vai enviar engenheiros para que encontremos uma solução estrutural e não paliativa, caso contrário ano que vem teremos essa mesma situação", disse o governador.

O bairro Jardim das Palmeiras foi o mais prejudicado. Conforme informações da Defesa Civil, o local que recebe a água pluvial daquela região, chamado de "piscinão", não suportou e transbordou, atingindo casas, comércio e instituições. Em análise preliminar da Defesa Civil, isso se deve ao avanço da pavimentação urbana sem um sistema eficiente de drenagem da água.

“A instituição também está dando todo o suporte administrativo para que possa ser reconhecida a situação de emergência pelo Estado e o encaminhamento a Brasília, o que vai permitir a captação de recursos para ampliar essa obra que não suportou a chuva”, informou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil, Abadio José da Cunha Junior.

Uma equipe de engenheiros da Secid deve chegar a Campo Novo do Parecis no começo desta semana para fazer um estudo aprofundado da área e propor uma solução definitiva. "Claro que houve um excesso de chuva, mas é preciso preparar o bairro para impactos iguais a este ou superiores. Vamos analisar quais as contribuições de água que chegam ao bairro, se a drenagem feita é suficiente, se o chamado ‘piscinão’ tem escape. Vamos tratar o assunto com a responsabilidade que o caso requer", garantiu o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos.

Emergencialmente, a Prefeitura e voluntários fizeram um canal e, com apoio de uma máquina, estão fazendo a drenagem do lodo acumulado. Com isso, a maior parte das pessoas alojadas na Escola Municipal Jardim das Palmeiras retornou para suas casas. “Mas o município segue em estado de alerta, pois a chuva não deve parar tão cedo”, lembrou o prefeito Rafael Machado.

Segundo o setor de monitoramento da Defesa Civil, as precipitações só devem reduzir a partir de quinta-feira (16.02). Até lá, todos os dias devem apresentar 95% de probabilidade de chuva.

MT Agora - Caroline Lanhi | Gcom-MT

Mais Noticias

Nova Mutum

Taques chega a Mutum, inaugura terminal de passageiros do aeroporto e delegacia

Caravana FCO

Banco do Brasil realizará a Caravana do FCO em MT

Bloqueio na Br163

Caminhoneiros ameaçam bloquear rodovias em Mato Grosso

Garimpo Ilegal

MPF volta a pedir à Justiça envio da Força Nacional para garimpo ilegal

06/03/2017 -

Governo planeja copiar Corujão da Saúde de Dória para acabar com filas

O Corujão da Saúde foi promessa de campanha do prefeito de SP João Doria, que pretende zerar a fila dos exames em 90 d

06/03/2017 -

Nova invasão leva 3 mil pessoas a área de garimpo ilegal em MT, diz PM

Ocupação ocorreu de foram pacífica há duas semanas, segundo a polícia. Garimpo em Pontes e Lacerda começou a ser ocupado em dezembro de 2015.

02/03/2017 -

Concessionária registra apenas um óbito na BR-163 durante feriado de carnaval

O acidente com uma vítima fatal ocorreu, no último sábado, quando, após uma colisão lateral, um veículo de passeio saiu de pista na ponte sobre o rio Serragem, no km 567 da BR-364, região de Nobres

27/02/2017 -

Para escoar safra, MT cobra melhoria na BR-163 no Pará

A rodovia já é a segunda rota mais importante para escoar a safra agrícola mato-grossense para os portos de Miritituba e Santarem

27/02/2017 -

Alunos e professores elogiam o ensino em tempo integral em MT

Mudanças positivas na aprendizagem e no comportamento dos alunos já estão sendo notados pelos educadores

22/02/2017 -

Quase 700 vagas de emprego estão disponíveis em Mato Grosso

Lucas do Rio Verde abriu 268 postos de trabalho, para se candidatar a uma das oportunidades basta o interessado procurar uma unidade do Sine

22/02/2017 -

Prazo para fazer pagamento do IPVA sem juros e multas termina nesta semana

A guia de recolhimento deve ser emitida no Portal da Sefaz, no menu IPVA, opção Emissão de DAR – Novo

21/02/2017 -

Sedec e Sebrae buscam estimular o empreendedorismo em Mato Grosso

Implantação do Sistema Redesim e a Feira do Empreendedor foram alguns dos assuntos abordados

20/02/2017 -

Só salários do Executivo serão congelados, diz governador

Taques disse não ter autonomia para propor um projeto de lei que interfira na questão salarial dos demais Poderes do Estado

16/02/2017 -

MT possui 14 municípios em estado de emergência

O caso mais crítico até agora ainda é o de Campo Novo do Parecis que teve 10% da cidade totalmente alagada.

15/02/2017 -

Instalação de porto seco em Sinop será estudada diante implantação da Ferrogrão

O porto seco tem como principal função receber as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro.

14/02/2017 -

Horário de Verão termina no próximo dia 19

O Horário de Verão é implantado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

13/02/2017 -

Polo local da UAB disponibiliza mais de 600 vagas para graduações e pós-graduações

Só a Unemat disponibiliza quatro licenciaturas e um bacharelado, totalizando 225 novas vagas.

13/02/2017 -

Prefeito de MT decreta situação de emergência após alagamento

Moradores de bairro em Campo Novo do Parecis foram resgatados em barco. Cerca de mil família ficaram desabrigadas, segundo estimativa da prefeitura.

13/02/2017 -

Governo de MT firma acordo com produtores para tentar diminuir crimes no campo

Entre os maiores problemas citados estão o roubo e furtos de equipamentos, animais, produtos e defensivos.