Celso Ferreira Nery

Estado confirma primeiro caso de gripe H1N1 em Lucas do Rio Verde

Paciente de 66 anos sentiu os sintomas de gripe no início de agosto e procurou atendimento médico. Ela não precisou ser internada por causa da doença.

MT Agora - Expresso MT
31 de Agosto de 2013 as 06h 25min

Foi confirmado no final da tarde desta quinta-feira pela Saúde Pública estadual o primeiro caso de gripe H1N1 em Lucas do Rio Verde. A informação foi repassada agora a pouco em entrevista coletiva pela Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Barbara Ferreira. A pessoa infectada pela doença é uma mulher de 66 anos que passou por tratamento e não precisou ser internada. É o primeiro caso desde 2009, quando foi detectada a presença do vírus H1N1 no país. 
 
Barbara explicou que a paciente procurou a unidade de saúde, efetuou todos os exames necessários para a identificação da doença, foi medicada e reagiu bem ao tratamento. “A paciente está bem. Houve todo um alarde sobre casos suspeitos que não foram confirmados e ainda estamos aguardando a confirmação do óbito anterior que tivemos”, explicou a coordenadora, citando o caso de uma criança com sintomas semelhantes aos da gripe H1N1.
 
Com a confirmação do caso, a Vigilância em Saúde alerta a população para a presença do vírus causador da gripe. Barbara lembrou que municípios vizinhos também tiveram registros de casos da H1N1, além de outros Estados brasileiros.
 
Além de fazer o alerta, a coordenadora cita ainda a importância de seguir os procedimentos adequados para evitar a proliferação do vírus. “Tem que prevenir”, salienta.
 
Por outro lado, Barbara adianta que todas as medidas com pacientes suspeitos são adotadas.
 
Infecção
Ao fazer a investigação do caso, a equipe da Vigilância em Saúde constatou que a infecção da paciente pelo vírus ocorreu em Lucas do Rio Verde, uma vez que a paciente não saiu do município nos últimos meses. Ela pensou, inicialmente, se tratar apenas de gripe comum. Houve sintomas de agravamento que obrigou a mulher a procurar atendimento médico.
 
“É importante colocar que o exame foi feito no dia 7 de agosto (ela procurou a unidade de saúde no dia anterior) e todo o período de incubação ocorreu antes”, pontuou.
 
Cuidados
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, a orientação é lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool, jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes e não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo.
 
Outros cuidados são não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal, suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença. Ao primeiro sintoma, a orientação é procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Homem é preso após abrir caminhão em movimento para furtar grãos de soja em MT

Enquanto manobrava, o motorista foi surpreendido por uma pessoa que abriu a carroceria e começou a despejar no chão cerca de 4 mil quilos de grãos. O prejuízo seria de aproximadamente R$ 6 mil.

15 de Novembro de 2019 as 17h07

Estado

Mulher é esfaqueada 20 vezes por homem, é internada e passa por cirurgia em MT

De acordo com a PM, a vítima foi atacada por um homem no bairro Jardim Potiguar. Um motorista passava pelo local e viu o momento em que o suspeito atacou a mulher usando uma faca.

15 de Novembro de 2019 as 17h04

Estado

Fiscalização apreende 97 kg pescado irregular em Tangará da Serra (MT)

Apreensão do pescado foi realizada durante inspeção em uma das peixarias da feira do município.

15 de Novembro de 2019 as 16h58

Estado

Suspeito de tráfico é abordado carregando mala com drogas e é preso com outras duas pessoas em MT

Suspeito indicou uma casa onde teria comprado as drogas. No local, a polícia encontrou um casal com vários tabletes de drogas, dinheiro e um caderno de anotações.

13 de Novembro de 2019 as 15h43

Estado

Policial que atirou em jovem que atacou cliente com facão em sorveteria é homenageada em MT

Cláudia Kafer, de 32 anos, deu um tiro na perna de um jovem para evitar que continuasse a esfaquear um homem. Ela recebeu homenagem do Comando Geral da PM.

13 de Novembro de 2019 as 15h34

Estado

Mãe improvisa casa às margens de córrego para morar com os 3 filhos após despejo em Cuiabá

Casa é feita com madeira, chapas de alumínio e outros materiais improvisados. O local não tem energia e nem água encanada.

13 de Novembro de 2019 as 15h29

Estado

Ponte de madeira é interditada por risco de desabamento na MT-490

Medida visa prevenir o desabamento da travessia, que vinha sendo usada para o tráfego de veículos pesados, como carretas e caminhões, de forma irregular. Sinfra informou que uma nova ponte de concreto já começou a ser construída em substituição.

13 de Novembro de 2019 as 15h25

Estado

Motorista fica preso nas ferragens após acidente envolvendo três carros em Cuiabá

Bombeiros precisaram cortar a porta do carro para conseguir retirar o motorista.

13 de Novembro de 2019 as 15h18

Estado

Médico acusado de violência doméstica é preso pela 2ª vez em Cuiabá suspeito de ameaça e agressão

Emilson Miranda, de 30 anos, passou 40 dias preso entre fevereiro e abril deste ano suspeito de agredir e ameaçar a namorada dele e a filha dela.

13 de Novembro de 2019 as 15h11

Estado

Motorista pula de caminhonete em movimento durante roubo em MT

Vítima ficou com ferimentos leves e foi atendido na UPA. Os suspeitos do crime fugiram da polícia na BR-070 e depois abandonaram a caminhonete.

13 de Novembro de 2019 as 15h03

Estado

Passageira de moto morre após acidente com caminhão em Sorriso (MT)

Ebete Costa da Silva, de 42 anos, foi socorrida e morreu no hospital.

12 de Novembro de 2019 as 16h27

Estado

Segundo adolescente envolvido em acidente entre carro e moto morre após 4 dias na UTI em MT

Bruno Henrique e Hélio Diogo foram vítimas de um acidente ocorrido na quinta-feira (7). Eles estavam de moto e foram atropelados por um motorista embriagado.

12 de Novembro de 2019 as 16h19

Estado

Suspeito de matar engenheira após perseguição no trânsito vai para presídio em MT

Motorista teria ficado com raiva da lentidão no trânsito, perseguiu e atirou na caminhonete onde a vítima estava com o namorado em Sorriso.

12 de Novembro de 2019 as 16h09

Estado

Incêndio causado por problema em ar-condicionado atinge sala de escola e aulas são suspensas em MT

Escola possui cerca de 2,3 mil de ensino fundamental e médio. A sala atingida pelo fogo está isolada.

12 de Novembro de 2019 as 16h04

Estado

Cachorro escapa, cava cova e encontra corpo de feirante que estava desaparecido há 6 dias em MT

Feirante Dirceu de Lima Raimundo, de 58 anos, era dado como desaparecido há seis dias. Testemunhas apontaram uma mulher como autora do crime, porém, ela não foi localizada.

12 de Novembro de 2019 as 15h58

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Qual é sua opinião sobre o trancamento da pauta pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde?

A Favor

Contra

Parcial
veja +

COTAÇÃO