Estudo de ferrovia em MT é apresentado para embaixador da Rússia

14/09/2012 - 15:14:20

   

O embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch Akopov recebeu, ontem, durante visita técnica em Cuiabá, o estudo de viabilidade para a construção da Ferrovia Leste-Oeste, denominada de FICO, para interligar a Região Araguaia. Akopov se comprometeu a avaliar a proposta até o próximo encontro que será no próximo mês Brasília.

O estudo feito pela Assembleia Legislativa propõe a rota da ferrovia saindo de Água Boa até o Porto de Barcarena, totalizando 1.660 km de trilhos, que, segundo o presidente da Casa de Leis José Riva (PSD), pode ser construída por meio de Parcerias Publico Privadas (PPP´s).

Brasil e Rússia mantém bom relacionamento comercial e há boas perspectivas de novos acordos. Companhias russas estão interessadas, por exemplo, na participação do desenvolvimento dos setores de energia hidrocarbônica e elétrica no Brasil.

No caso da ferrovia, Riva garante que a FICO promoverá à integração de Mato Grosso por oferecer cinco opções para o escoamento da produção. São elas: Porto de Barcarena, Porto Itaqui, Ferrovia do Aço, que liga Carajás a São Luís no Maranhão, e as rodovias BR-158 e PA-140. Além de interligar a todos os portos do Nordeste brasileiro.

Objetivo é promover o desenvolvimento na região, que sofre com a falta de infraestrutura e logística, além de facilitar o escoamento da produção, reduzindo, significativamente, o percurso até os portos. No mês passado, Riva solicitou ao Governo do Estado, informações sobre os projetos ferroviários a serem implementados. O parlamentar quer saber os critérios adotados para a construção de ferrovias e os benefícios que serão colhidos diante dos empreendimentos.

Essa preocupação se deve à constatação de que o Porto de Barcarena, no Pará, é o mais viável à exportação da produção mato-grossense. Instalado a 30 quilômetros de Belém, está entre os três melhores do mundo, com capacidade para receber navios de grande porte, de até 60 mil toneladas, com profundidade de 18 e 20 metros. E está preparado para exportar duas mil toneladas de bauxita por hora.

Diferente do projeto do Governo do Estado, que trabalha pela conclusão da BR-163, num trecho de 800 quilômetros de asfalto e quer construir uma linha férrea paralela à BR-163, para facilitar o escoamento da produção através do Porto de Santarém. Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso apontaram que essa via de escoamento é viável economicamente somente até Sorriso, num percurso de 1.740 Km de ferrovia.

Outro entrave para investimento na ferrovia de Cuiabá a Santarém é que esse porto recebe somente navios de até 18 mil toneladas, com profundidade de 9 e 15 metros. E tem capacidade de transportar três milhões de toneladas, do total de 85 milhões de toneladas produzidos em Mato Grosso. Outro agravante é que, embora a ferrovia totalize 1.400 quilômetros, para a carga chegar até esse porto tem que percorrer mais 720 Km de balsa, encarecendo ainda mais o frete.

"Essa é uma alternativa que vamos discutir à exaustão. Pois, a FICO é viável economicamente, vai alavancar o desenvolvimento no Araguaia e reduzir o custo do frete e do tempo no transporte. Além disso, não dependerá de recursos do governo porque pode ser feito por meio de PPP´s", destaca o parlamentar.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Iniciativa Privada

Concessão de aeroportos de MT atrai interesse de empresas da Espanha, Suíça, França e Argentina

Fiscalização

Radares: autuações de motoristas começam amanhã (21)

Leilão Público

Madeiras apreendidas vão render aproximadamente R$ 1,7 mi aos cofres públicos

Picado Por Cobra

Trabalhador rural está internado após ser picado por cobra em MT

19/06/2018 -

Trapezista morre após cair de altura de 20 metros durante espetáculo em circo em Cuiabá

Rogendegson Ramos de Abreu, de 33 anos, estava no Hospital São Benedito. Trapezista se apresentava no espetáculo do Circo Broadway.

19/06/2018 -

Governo rescinde contrato com empresa responsável por obra no maior aeroporto de MT prevista para a Copa de 2014

Obra teve início em dezembro de 2012 e estava orçada em R$ 82 milhões. Contrato já foi suspendo por duas vezes e até a reforma não foi concluída.

18/06/2018 -

Criança de 4 anos morre afogada em buraco aberto para exploração de garimpo em MT

Menino brincava perto do buraco acompanhado do pai e de outra criança. Segundo a Polícia Civil, o buraco fica a cerca de 150 metros da casa da família.

18/06/2018 -

Carreta carregada com defensivos tomba na BR-364 em MT e pista fica interditada para retirada de material tóxico

Motorista disse que perdeu o controle do veículo e capotou. Técnicos de órgãos especializados em produtos químicos estão no local para fazer a limpeza da pista.

18/06/2018 -

Tenente acusada de torturar e matar aluno durante aula prática do Corpo de Bombeiros em MT pode se aposentar por invalidez

Rodrigo Claro morreu após passar mal durante treinamento coordenado pela tenente Izadora Ledur. Militar responde por crime de tortura e está afastada do trabalho há mais de um ano.

17/06/2018 -

Motociclista morre ao invadir pista contrária e bater em carro na MT-343

Os ocupantes do carro foram socorridos com escoriações e levados para uma unidade de saúde. A identidade da motociclista não foi divulgada.

17/06/2018 -

Audiência pública para discutir concessão do maior aeroporto de MT deve ser realizada na terça (19)

Devem ser terceirizados, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o maior do estado, os terminais de Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.

17/06/2018 -

Ao invés de vagões, canteiros do VLT em Cuiabá devem receber plantas ornamentais

em só 6 km de trilhos construídos, do total de 22 km que deveriam ser instalados. Obra deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014.

15/06/2018 -

Motociclista morre esmagado entre duas carretas que trafegavam no mesmo sentido da BR-163 em MT

Vítima foi atingida por carreta que seguia atrás dele e bateu na carreta que estava na frente. Ele ficou preso às ferragens e foi retirado por uma equipe médica.

15/06/2018 -

Acidente entre carretas mata motorista na BR-163 em MT

O acidente envolve cinco carretas e há interdição total da pista. Os outros três motoristas não tiveram ferimentos.

15/06/2018 -

BRF anuncia encerramento de produção de aves em Campo Verde (MT) e avicultores se preocupam

Dos 76 avicultores do município, 51 trabalham exclusivamente com os aviários. Prejuízo afeta também o município que, segundo a prefeitura, deve ter queda na arrecadação.

15/06/2018 -

Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

15/06/2018 -

Cães abandonados em casa doentes e sem comida devem ser colocados para adoção após resgate em MT

Doze cães foram encontrados trancados dentro de uma casa em Cuiabá, na quinta-feira (14). Eles estavam extremamente magros e doentes, segundo a polícia.

15/06/2018 -

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

14/06/2018 -

Motorista morre em acidente envolvendo 4 carretas na BR-364 em MT

A identidade da vítima não foi divulgada. Um caminhoneiro teve fratura na perna e foi levado para o PS de Várzea Grande. Os outros envolvidos não tiveram ferimentos.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora