Situação Complicada

Exames em hospital de MT são suspensos por falta de funcionários

Realização de exames foi suspensa em dezembro, segundo o governo. Sem condições de pagar pelos exames, os pacientes reclamam da situação.

MT Agora - G1 MT
12 de Janeiro de 2017 as 21h 43min

Os exames no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, foram suspensos e adiados por falta de profissionais. A unidade é referência para no tratamento de pacientes com obesidade. Os atendimentos foram paralisados no dia 29 de dezembro. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os exames não estão sendo realizados porque o contrato com a empresa que fornece os profissionais para este serviço foi rescindido. Uma licitação deve ser realizada para solucionar o problema.

O hospital recebe pacientes de todo o estado. Jussara Teles, que está desempregada, saiu de Diamantino, a 209 km de Cuiabá, para realizar um exame de endoscopia. Somente quando chegou no hospital soube que o atendimento não estava sendo feito.

“Ninguém ligou, avisou que os exames não estavam sendo feitos. Perdi a viagem e agora vou ter que voltar, é bem decepcionante. Nem sei o que vou fazer”, disse.

A unida é referência em atendimento a pacientes que aguardam pelo procedimento para redução de estômago, ou que estão no pós-cirúrgico. Este é o caso da empregada doméstica Damilzia Pires. Ela foi operada há 20 dias e viajou 900 km até o hospital para novos exames. “É o dia todo de viagem e é sofrido a gente chegar aqui e não ser atendido”, disse.

Os exames de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia são essenciais para os pacientes que farão a cirurgia bariátrica. O problema é que a maioria deles não tem condições de pagar pelo exame. “Eu fiz um orçamento e os exames são muito caros. Para quem ganha um salário mínimo fica difícil. É pagar o exame e ficar sem comida na mesa”, declarou.

A SES informou que um pregão ou uma licitação deve ser realizado para retomar a realização dos exames na unidade. Por enquanto, segundo a pasta, os pacientes serão encaminhados para a rede.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Família sai de casa para velório de sargento da PM e residência é arrombada por ladrões em MT

As cercas elétricas foram cortadas e o portão e portas arrombadas pelos ladrões. Duas televisões desapareceram, assim como uma arma pessoal do sargento.

15 de Outubro de 2019 as 16h01

Saúde

Criança diagnosticada com toxoplasmose espera há mais de 1 ano por exame pelo SUS em MT, diz família

Médicos disseram à família que sem o exame eles não podem fazer nada, pois não dá para identificar a gravidade da doença.

15 de Outubro de 2019 as 15h57

Estado

Motociclista perde o controle em quebra-molas e morre atropelado por caminhão com tijolos em Cuiabá

Ele acabou caindo e foi atropelado pelo caminhão. O motociclista não resistiu e morreu no local antes de ser socorrido.

15 de Outubro de 2019 as 15h55

Estado

Cuiabá tem mais de 600 casos de pessoas desaparecidas neste ano, diz polícia

Segundo a DHPP, 56 casos ainda não tiveram solução. O delegado afirmou que falta estrutura no Núcleo de Desaparecidos e isso prejudica as investigações.

15 de Outubro de 2019 as 15h51

Estado

Ladrões quebram paredes de casa para arrombar drogaria e fogem em Cuiabá

A polícia tentou contato com o gerente da drogaria, no entanto, não conseguiu. Ainda não há informações se os ladrões conseguiram ou não levar alguma coisa do local.

15 de Outubro de 2019 as 15h49

Estado

Crânio é encontrado dentro de vaso em casa em Cuiabá e é encaminhado para perícia

Crânio foi descoberto depois que uma pessoa ligou para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp). A Polícia Militar foi ao local, encontrou o crânio e comunicou a DHPP.

15 de Outubro de 2019 as 15h46

Estado

Bope retira explosivos de banco após ladrões invadirem local, abandonarem dinamites e fugirem em MT

Segundo a PM, três homens entraram no banco depois que chegaram em um veículo. Eles abandonaram os explosivos antes da chegada da PM.

15 de Outubro de 2019 as 15h44

Estado

Avó diz que menina que teria morrido envenenada pela madrasta em Cuiabá diz que criança estava perdendo peso desde fevereiro

A afirmação da avó faz com que a Polícia Civil reveja a tese de que Mirella começou a ser envenenada pela madrasta Jaira Gonçalves de Arruda, de 42 anos, dois meses antes da morte da menina.

15 de Outubro de 2019 as 15h40

Policia

Suspeito de ter participado do assassinato de pai e filha é preso em MT

Joilson teria levado Luiz Felipe até a casa das vítimas, esperado até ele matar a namorada e o pai dela, e, em seguida, deu fuga a ele.

15 de Outubro de 2019 as 15h38

Estado

Instalação de novas usinas de etanol de milho em MT pode gerar cerca de 10 mil empregos em 2020

Uma das usinas produz cerca de 500 milhões de litros do biocombustível ao ano e tem capacidade de gerar 8,5 mil empregos de forma direta e indireta. A outra com cerca de 2,5 mil vagas de trabalho.

15 de Outubro de 2019 as 15h34

Policia

Três suspeitos de matarem homem e esconderem corpo em mata são presos em MT

Após mostrar onde estavam as armas, o suspeito levou os policiais até o local em que o corpo foi jogado, em um matagal no Retiro Bahia.

15 de Outubro de 2019 as 15h30

Estado

Homem morre após colisão entre moto e caminhonete na marginal da BR-364 em Cuiabá

Outro acidente foi registrado no mesmo local cerca de 2 horas depois. A vítima do segundo acidente foi encaminhada para o hospital.

15 de Outubro de 2019 as 15h28

Pare e Siga

Obras alteram tráfego na BR-070 em MT e pista funcionará em esquema 'pare e siga'

Trabalho previsto para região tem como objetivo preparar a rodovia dos Imigrantes para o período de escoamento da safra de soja.

14 de Outubro de 2019 as 07h49

Sem Lances

Apartamento e mansão de ex-governador de MT não têm lances

Imóveis foram a leilão com lances iniciais de R$ 1,2 milhão e R$ 2,4 milhões. Bens foram entregues à Justiça por Silval Barbosa após acordo de delação premiada como forma de restituir os cofres públicos.

14 de Outubro de 2019 as 07h36

Estado

Motorista embriagado é detido após dirigir em alta velocidade e bater carro em poste em MT

Os policiais realizaram o teste de alcoolemia, conhecido como bafômetro, sendo constatado um total de 0,87 mg/l.

13 de Outubro de 2019 as 13h41

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO