Estado

Falta de chuvas e baixa umidade estendem período proibitivo de queimadas em MT

Estado registrou mais de 1,8 mil ocorrências de queimadas durante o período proibitivo, iniciado em 15 de julho. Decreto estende proibição até o dia 15 de outubro.

Período Proibitivo De Queimadas | 29 de Setembro de 2017 as 16h 45min
MT Agora - G1 MT

Mato Grosso registrou mais de 36,8 mil focos de calor durante o período proibitivo (Foto: Sema)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) decidiu estender o período proibitivo de queimadas no estado até o dia 15 de outubro, em razão da escassez de chuva e da baixa umidade relativa do ar na maior parte dos municípios de Mato Grosso. Segundo o governo, em algumas cidades não chove há mais de 60 dias, o que aumenta o risco de queimadas.

A proibição teve início no dia 15 de julho e seria encerrada no sábado (30). Nesse intervalo, o estado somou 36.811 focos de calor, enquanto que, no ano passado, foram 24.661 focos neste mesmo período.

Segundo o tenente coronel Paulo André Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), os bombeiros já contabilizaram, nesse período, 2.818 ocorrências, das quais 811 foram atendidas em 20 municípios. Em outros 11 municípios, forma atendidas 941 ocorrências de incêndios em terrenos urbanos e 218 incêndios florestais.

Conforme os bombeiros, a maioria das ocorrências de incêndio foi registrada em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, município que está no topo do ranking de queimadas e onde sete pessoas foram presas suspeitas de fazer uso do fogo ilegalmente nos últimos 15 dias.

Período proibitivo

Durante o período proibitivo para as queimadas, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil a R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

32º

COTAÇÃO