Fantástico aborda a suspeita que Taques sabia dos grampos ilegais

O chefe do Ministério Público Estadual (MPE) Mauro Curvo falou que agora a investigação é para determinar se Pedro Taques é ou não o responsável por essas escuta

24/07/2017 - 15:27:54

   

O Fantástico afirmou que o ex-secretário estadual de Segurança Pública, promotor Mauro Zaque, apresentou documentos que comprovariam a acusação feita à Procuradoria Geral da República (PGR) de que  governador Pedro Taques (PSDB) participou ativamente do esquema de escutas eletrônicas ilegais em Mato Grosso  já denunciado, há cerca de dois meses, pela mídia local e no próprio programa jornalístico da Globo.

Foi Taques, de acordo com a reportagem, atribuindo a responsabilidade da informação a Zaque, que teria ordenado ao comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa, realizar essas interceptações ilegais.

“Fiz uma apresentação em Power Point mostrando todo esse esquema com o que eu tinha até então em mãos, levei ao conhecimento dele, para que ele em primeiro lugar pudesse tomar as atitudes cabíveis”, disse Mauro Zaque na entrevista ao jornalista Maurício Ferraz.

Taques aparece negando a ordem. Na sequência, o repórter mostra animação mostrando os números de protocolo da autorização assinada por Taques e afirma que esse fora alterado horas depois para demonstrar tratar de outro assunto. Os protocolos são datados de 14/10/2015, mas aparecem com dois horários: um às 10h26 e outro às 15h02. O primeiro aparece como encaminhado ao gabinete do governador; o segundo, já versava sobre obras em Juara e Sinop.

O chefe do Ministério Público Estadual (MPE) Mauro Curvo falou que agora a investigação é para determinar se Pedro Taques é ou não o responsável por essas escutas, se algum dia esteve ou está envolvido com elas.

Sempre segundo a reportagem do Fantástico, como o governador Pedro Taques se recusou a falar com os repórteres da televisão nacional, coube ao secretário estadual de Comunicação Kleber Lima tratar do assunto.

Perguntado quem se beneficiaria do que o porta-voz do governo chamou de fraude (Taques também o faz a certa altura da reportagem, em imagens e áudios gravados em coletivas locais), Kleber respondeu: “Quem se beneficia com a fraude é quem promoveu a fraude, e não fomos nós quem mandamos. O governador já disse que não mandou fazer e o próprio Zaqueu já negou a participação do governador em tudo isso”.

Primo do governador, o ex-chefe da Casa Civil Paulo Taques também é citado pelo Fantástico como mandante de grampo ilegal contra a ex-amante. Tatiane Sangalli fala sobre as vítimas do esquema sem mostrar o rosto.

A reportagem lembra ainda a queda de coronéis da PM, que atuavam na Casa Militar, em decorrência das investigações. Cita ainda a prisão destes em celas com privilégios como televisores, freezer, condicionadores de ar e fornos de microondas.

MT Agora - RD News

Mais Noticias

Coaching

Mato Grosso é destaque na revista Exame por implantar coaching na gestão pública

Acima do Peso

Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com mais habitantes acima do peso, diz pesquisa

Frota de Veículos

Frota de veículos em Mato Grosso aumenta quase 60% em quatro anos

Pedágio

Tarifa de pedágio na MT-235 fica mais cara

04/01/2018 -

CGE alerta servidores sobre conhecimento da legislação e deveres funcionais

A principal vertente do Programa de Controle Disciplinar é a prevenção, ou seja, orientar os servidores acerca do que devem e não podem fazer no ambiente de trabalho

04/01/2018 -

Rodovias estaduais registram 12 acidentes sem vítima fatal

O número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 15 acidentes.

04/01/2018 -

Governo repassa mais de R$ 2,3 bilhões aos municípios

Valor é referente ao período de janeiro a novembro de 2017 e foi maior que o enviado no mesmo período de 2016 às prefeituras

04/01/2018 -

Serviços essenciais, energia elétrica e saneamento lideraram reclamações no Procon em 2017 em MT

De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (3), de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017, o Procon realizou 31.641 atendimentos.

03/01/2018 -

Transportados sem nota fiscal, 290 celulares avaliados em R$ 136 mil são apreendidos

Apreensão ocorreu no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A empresa responsável deve responder a um Termo de Apreensão e Depósito (TAD).

02/01/2018 -

Mato Grosso terá 21 dias de feriados e pontos facultativos em 2018

Nos órgãos públicos e no Poder Executivo serão 10 pontos facultativos. Os feriados e pontos facultativos não devem afetar a prestação dos serviços considerados essenciais.

02/01/2018 -

PRF registra 2 mortes e redução de 10% de feridos em acidentes no Ano Novo em MT

Foram realizados 606 testes de alcoolemia, 1,5 mil registros de veículos com excesso de velocidade. Ainda, 32 motoristas ou passageiros estavam sem cinto de segurança.

02/01/2018 -

Padre de MT causa polêmica após postar foto com arma em rede social

Thiago Bruno publicou a imagem no WhatsApp Status e causou polêmica nas redes sociais. Um amigo dele gravou um vídeo alegando que a arma é objeto de decoração.

28/12/2017 -

Número de colisões frontais reduz 28% na BR-163

Quantidade de mortos caiu 42,5% em 2017, em relação a 2016

21/12/2017 -

Fluxo de veículos leves aumenta 65% na BR-163

Maior movimento durante o feriado prolongado é previsto para esta sexta-feira (22)

18/12/2017 -

Sefaz realiza Plantão Fiscal na região norte

Para ficar em dia com as obrigações fiscais, os devedores devem renegociar suas dívidas e efetuar, em janeiro de 2018, a solicitação para que ocorra uma nova inclusão como optante do Simples Nacional.

13/12/2017 -

FAB faz operação para resgatar corpos de família que estava em avião que caiu em área de mata em MT

Família decolou de distrito em Colniza em direção à Juara, no sábado (9). Os destroços do avião foram encontrados numa região de mata a 24 km de Juruena.

13/12/2017 -

Professora morre após carro ser esmagado por caminhão em rodovia de MT

Professora de 79 anos morreu no local do acidente, na BR-070, em Barra do Garças. Motorista disse à PRF que a vítima fazia uma ultrapassagem no momento do acidente.

13/12/2017 -

Criança de 3 anos é resgatada a 7 metros de altura ao ficar presa em corrimão de escada rolante em aeroporto em MT

Segundo a PM, o menino foi entregue aos pais sem lesões e ferimentos. Caso foi registrado no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

13/12/2017 -

Professora é internada após ingerir perfume supostamente colocado por aluno em garrafa d'água em MT

Minutos antes, professora tinha chamado a atenção de aluno que estava borrifando perfume em sala de aula, segundo o marido dela. Maria Célia de Oliveira Schoenherr é alérgica a perfume.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora