Governador assina decreto que cria mais três escolas militares em MT

As salas anexas ao Park Shopping Sorriso foram escolhidas para abrigar, provisoriamente, a primeira unidade escolar do Estado com gestão militar no município

28/03/2017 - 09:25:48

   

O governador Pedro Taques assinou na tarde desta segunda-feira (27.03), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o decreto que cria três novas unidades do modelo de Escola Militar Tiradentes. As escolas serão instaladas nos municípios de Sorriso, Confresa e Juara, e passam a funcionar a partir de abril.

Ao todo, 180 alunos, dos 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio serão atendidos em cada unidade neste primeiro ano de funcionamento. A expectativa é de que no ano letivo de 2018 sejam atendidos 760 estudantes por unidade.

O projeto é realizado em parceria com as prefeituras, que irão disponibilizar os prédios, enquanto a Seduc vai contratar os professores. Já as equipes gestoras são indicadas mediante escolha da corporação, com a nomeação feita pelo comandante-geral da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

O governador destacou que a Escola Tiradentes em Cuiabá é um exemplo de organização e de qualidade do ensino, lembrando que os indicadores de desempenho alcançados por ela têm elevado Mato Grosso no cenário nacional. “As notas dos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são uma das melhores do Estado. E a ideia é levar esse mesmo sistema e a mesma qualidade para o interior”.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, ressaltou a parceria entre a Seduc e a Secretaria de Segurança Pública na implantação e manutenção das escolas militares.

“Esse projeto efetivamente está transformando as estruturas sociais do Estado. Com mais educação temos menos prisões, menos presos. Paralelamente a isso, estamos avançando no fortalecimento de projetos, como Anjos na Escola, Rede Cidadã e também em um estudo para um batalhão de rondas escolares, que irão garantir mais qualidade de vida, segurança ao profissional da educação e a todos os estudantes da rede estadual”, afirmou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, reforçou os ganhos educacionais e de cidadania da comunidade escolar. “Nós precisamos preparar boas pessoas, bons cidadãos, para que tenhamos não apenas um Mato Grosso melhor, mas uma nação melhor”, disse.

Com os decretos, passam para cinco o número de unidades no Estado. Na sexta-feira (24.03), o Governo do Estado inaugurou a escola Tiradentes no município de Nova Mutum. 

Como funciona
O modelo de escola funciona de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública e tem como objetivo contribuir no processo de formação do cidadão.

As coordenações pedagógica, administrativa e financeira destas unidades são exercidas por profissionais, devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional vigente no País. É permitido aos militares ministrarem aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição de classe/aula adotados pela Seduc.

Vale lembrar que a escola com gestão militar segue a matriz curricular na rede estadual, com o desenvolvimento nos alunos do sentimento de amor à Pátria, da sadia mentalidade de disciplina consciente, do culto às tradições nacionais, regionais e do respeito à cidadania e aos direitos humanos, além do aprimoramento das qualidades físicas do educando.

A diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Adriana de Souza Metello, frisou que o diferencial da escola é o projeto político-pedagógico baseado no modelo paramilitar. “Buscamos, além da formação, a conscientização do aluno por meio da disciplina, de organização do seu horário de estudo, para o melhor aproveitamento do ensino na escola”.

A estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental, Sueny Oliveira, frequenta a unidade em Cuiabá há três anos e aprova o sistema. Com pretensão de seguir carreira militar, a menina diz que o método aplicado na escola faz com que os estudantes fiquem mais comprometidos com os estudos.

Ela também faz parte da banda e toca clarineta – uma das atividades extracurriculares oferecidas. “Nos sentimos mais motivados, mais dispostos e felizes em fazer parte da escola”.

Seleção
Anualmente, é realizado teste seletivo para o ingresso dos estudantes. São destinadas 50% das vagas existentes para dependentes de militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso aprovados no processo seletivo.

As demais, inclusive as eventualmente remanescentes do percentual acima, são ocupadas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação no processo de seleção.

Nos próximos dias, o edital com regras e datas para a seleção deverá ser publicado.

Sorriso
A comissão Pró-Escola Militar de Sorriso participou da assinatura do decreto na capital. Integraram a comitiva que foi à Cuiabá o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, major Jorge Almeida; o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego; a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; o assessor pedagógico da Seduc, Zeferino Passos Guarrezi Júnior; o coordenador da UAB, Welton Beraldo da Silva; e Jorge Baldo.

As salas anexas ao Park Shopping Sorriso foram escolhidas para abrigar, provisoriamente, a primeira unidade escolar do Estado com gestão militar no município.  A unidade terá capacidade para atender 180 alunos, divididos em seis turmas: 7.º, 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental; e 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio. A Escola homenageia como patrono o Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, que atuou por 10 anos em Sorriso e morreu em 2007, vítima de acidente automobilístico.

A Administração Municipal arcará com o pagamento do aluguel do local nos primeiros seis meses. A partir daí, a despesa será custeada pelo Governo do Estado. O vice-prefeito destacou esta importante vitória para a educação de Sorriso e agradeceu por todos os vereadores terem aprovado por unanimidade, na sessão de ontem (27), o custeio desta despesa com recursos do município. 

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Acidente Fatal

Motociclista morre ao invadir pista contrária e bater em carro na MT-343

Privatização

Audiência pública para discutir concessão do maior aeroporto de MT deve ser realizada na terça (19)

Obra Da Copa 2014

Ao invés de vagões, canteiros do VLT em Cuiabá devem receber plantas ornamentais

Acidente Fatal

Motociclista morre esmagado entre duas carretas que trafegavam no mesmo sentido da BR-163 em MT

15/06/2018 -

Acidente entre carretas mata motorista na BR-163 em MT

O acidente envolve cinco carretas e há interdição total da pista. Os outros três motoristas não tiveram ferimentos.

15/06/2018 -

BRF anuncia encerramento de produção de aves em Campo Verde (MT) e avicultores se preocupam

Dos 76 avicultores do município, 51 trabalham exclusivamente com os aviários. Prejuízo afeta também o município que, segundo a prefeitura, deve ter queda na arrecadação.

15/06/2018 -

Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

15/06/2018 -

Cães abandonados em casa doentes e sem comida devem ser colocados para adoção após resgate em MT

Doze cães foram encontrados trancados dentro de uma casa em Cuiabá, na quinta-feira (14). Eles estavam extremamente magros e doentes, segundo a polícia.

15/06/2018 -

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

14/06/2018 -

Motorista morre em acidente envolvendo 4 carretas na BR-364 em MT

A identidade da vítima não foi divulgada. Um caminhoneiro teve fratura na perna e foi levado para o PS de Várzea Grande. Os outros envolvidos não tiveram ferimentos.

14/06/2018 -

MT tem 5 casos de suspeita de febre amarela sob investigação no 1º quadrimestre do ano

Os cinco casos de suspeita da doença foram registrados na região Norte do estado. Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste informou que existe um paciente com suspeita de febre amarela no município

14/06/2018 -

Duas pessoas morrem e 5 ficam feridas em acidente de carro na MT-010

Dois carros de passeio bateram de frente e um homem e uma mulher morreram. Uma criança de 3 anos fraturou um braço.

13/06/2018 -

Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto cortava árvore com facão em MT

Paulo César dos Santos, de 21 anos, fazia um ''bico'' quando sofreu a descarga elétrica. Segundo a polícia, ele faleceu na hora do incidente.

13/06/2018 -

Acidente mata índio e outro motociclista em Tangará da Serra (MT)

Duas motos bateram de frente e vítimas morrem no local. Acidente ocorreu na MT-358 a 20 km da Cachoeira Salto das Nuvens.

13/06/2018 -

Trechos das BRs 163 e 070 em MT ganham novos radares com velocidade máxima permitida de 60 km/h

Doze radares começam a funcionar a partir desta quinta-feira (14).

13/06/2018 -

Cratera causa acidentes com carros e põe casas em risco de desabamento em MT

Segundo os moradores, crianças, motos e carros já caíram no buraco formado pelas chuvas. Cratera fica na Rua das Garças, no Bairro Jardim das Paineiras, em Rondonópolis.

13/06/2018 -

Mais de 22% das famílias de MT pretendem comprar produtos relacionados à Copa, diz pesquisa

Produtos mais procurados devem ser itens de vestuário masculino, feminino e infantil, seguidos de alimentos e bebidas, TVs, celulares e eletroeletrônicos.

13/06/2018 -

Professores de Nova Ubiratã (MT) paralisam atividade por um dia para cobrar piso salarial

Categoria está em estado de greve e deve decidir sobre o movimento ainda esta semana. Em ofício, a prefeitura informou que não pode atender a solicitação dos professores.

13/06/2018 -

Produtores rurais de MT são autuados pelo Ibama por cultivar soja transgênica em área indígena

As multas aplicadas aos agricultores totalizam mais de R$ 129 milhões. Associações indígenas também foram autuadas e multadas em R$ 5 milhões.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora