Governador assina decreto que cria mais três escolas militares em MT

As salas anexas ao Park Shopping Sorriso foram escolhidas para abrigar, provisoriamente, a primeira unidade escolar do Estado com gestão militar no município

28/03/2017 - 09:25:48

   

O governador Pedro Taques assinou na tarde desta segunda-feira (27.03), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o decreto que cria três novas unidades do modelo de Escola Militar Tiradentes. As escolas serão instaladas nos municípios de Sorriso, Confresa e Juara, e passam a funcionar a partir de abril.

Ao todo, 180 alunos, dos 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio serão atendidos em cada unidade neste primeiro ano de funcionamento. A expectativa é de que no ano letivo de 2018 sejam atendidos 760 estudantes por unidade.

O projeto é realizado em parceria com as prefeituras, que irão disponibilizar os prédios, enquanto a Seduc vai contratar os professores. Já as equipes gestoras são indicadas mediante escolha da corporação, com a nomeação feita pelo comandante-geral da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

O governador destacou que a Escola Tiradentes em Cuiabá é um exemplo de organização e de qualidade do ensino, lembrando que os indicadores de desempenho alcançados por ela têm elevado Mato Grosso no cenário nacional. “As notas dos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são uma das melhores do Estado. E a ideia é levar esse mesmo sistema e a mesma qualidade para o interior”.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, ressaltou a parceria entre a Seduc e a Secretaria de Segurança Pública na implantação e manutenção das escolas militares.

“Esse projeto efetivamente está transformando as estruturas sociais do Estado. Com mais educação temos menos prisões, menos presos. Paralelamente a isso, estamos avançando no fortalecimento de projetos, como Anjos na Escola, Rede Cidadã e também em um estudo para um batalhão de rondas escolares, que irão garantir mais qualidade de vida, segurança ao profissional da educação e a todos os estudantes da rede estadual”, afirmou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, reforçou os ganhos educacionais e de cidadania da comunidade escolar. “Nós precisamos preparar boas pessoas, bons cidadãos, para que tenhamos não apenas um Mato Grosso melhor, mas uma nação melhor”, disse.

Com os decretos, passam para cinco o número de unidades no Estado. Na sexta-feira (24.03), o Governo do Estado inaugurou a escola Tiradentes no município de Nova Mutum. 

Como funciona
O modelo de escola funciona de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública e tem como objetivo contribuir no processo de formação do cidadão.

As coordenações pedagógica, administrativa e financeira destas unidades são exercidas por profissionais, devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional vigente no País. É permitido aos militares ministrarem aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição de classe/aula adotados pela Seduc.

Vale lembrar que a escola com gestão militar segue a matriz curricular na rede estadual, com o desenvolvimento nos alunos do sentimento de amor à Pátria, da sadia mentalidade de disciplina consciente, do culto às tradições nacionais, regionais e do respeito à cidadania e aos direitos humanos, além do aprimoramento das qualidades físicas do educando.

A diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Adriana de Souza Metello, frisou que o diferencial da escola é o projeto político-pedagógico baseado no modelo paramilitar. “Buscamos, além da formação, a conscientização do aluno por meio da disciplina, de organização do seu horário de estudo, para o melhor aproveitamento do ensino na escola”.

A estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental, Sueny Oliveira, frequenta a unidade em Cuiabá há três anos e aprova o sistema. Com pretensão de seguir carreira militar, a menina diz que o método aplicado na escola faz com que os estudantes fiquem mais comprometidos com os estudos.

Ela também faz parte da banda e toca clarineta – uma das atividades extracurriculares oferecidas. “Nos sentimos mais motivados, mais dispostos e felizes em fazer parte da escola”.

Seleção
Anualmente, é realizado teste seletivo para o ingresso dos estudantes. São destinadas 50% das vagas existentes para dependentes de militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso aprovados no processo seletivo.

As demais, inclusive as eventualmente remanescentes do percentual acima, são ocupadas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação no processo de seleção.

Nos próximos dias, o edital com regras e datas para a seleção deverá ser publicado.

Sorriso
A comissão Pró-Escola Militar de Sorriso participou da assinatura do decreto na capital. Integraram a comitiva que foi à Cuiabá o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, major Jorge Almeida; o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego; a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; o assessor pedagógico da Seduc, Zeferino Passos Guarrezi Júnior; o coordenador da UAB, Welton Beraldo da Silva; e Jorge Baldo.

As salas anexas ao Park Shopping Sorriso foram escolhidas para abrigar, provisoriamente, a primeira unidade escolar do Estado com gestão militar no município.  A unidade terá capacidade para atender 180 alunos, divididos em seis turmas: 7.º, 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental; e 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio. A Escola homenageia como patrono o Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, que atuou por 10 anos em Sorriso e morreu em 2007, vítima de acidente automobilístico.

A Administração Municipal arcará com o pagamento do aluguel do local nos primeiros seis meses. A partir daí, a despesa será custeada pelo Governo do Estado. O vice-prefeito destacou esta importante vitória para a educação de Sorriso e agradeceu por todos os vereadores terem aprovado por unanimidade, na sessão de ontem (27), o custeio desta despesa com recursos do município. 

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Programa Federal

Mais 20 médicos cubanos chegam em MT para atuar em 13 municípios

Geração de Empregos

Mato Grosso tem segundo mês consecutivo com mais geração de empregos

Balanço

Rodovias federais em MT registram 2 mortes e 39 acidentes durante feriado prolongado

Índice Geral

Mato Grosso tem 11 faculdades entre as piores do Brasil

07/06/2017 -

JBS deve pagar R$ 2,1 milhões por prorrogar jornada de funcionários em MT

Frigorífico deve pagar multar após descumprir acordo firmado com o MPT em 2013. Em TAC, empresa se comprometeu a não prorrogar jornada de trabalho em 8 municípios.

06/06/2017 -

112 municípios de MT têm problemas relacionados ao uso de crack, diz estudo

Ao todo, 30 prefeituras afirmaram ter alto índice de problemas causados pela droga. Dados fazem parte de um levantamento da Confederação dos Municípios.

05/06/2017 -

Em Mato Grosso, 62% das rodovias são classificadas como regular, ruim ou péssima

O anuário mostra que 67% das rodovias foram aprovadas quanto à sinalização e apenas 33% reprovadas.

31/05/2017 -

17 unidades estão paradas em Mato Grosso; Lucas do Rio Verde na lista

Estado concentra 20% das obras paradas do programa em todo o país e representa 6.560 unidades habitacionais

24/05/2017 -

Escolas Técnicas oferecerão mais de 140 turmas para MedioTec em MT

A intenção do Mediotec 2017 é dar suporte ao crescimento de atividades vinculadas ao contra-turno dos alunos, propiciando uma formação técnica.

22/05/2017 -

Mato Grosso tem mais de 50 crianças e adolescentes na fila para adoção

De acordo com a Setas-MT, há 773 pretendentes habilitados na lista de espera para adoção. 'Conta não fecha' devido ao preconceito e perfil exigido por adotantes, diz pasta.

02/05/2017 -

Curador desafia menina de 12 anos a pular de prédio e é identificado

No grupo, estão incluídas outras cinco pessoas, sendo que pelo menos uma delas é adolescente que estuda na mesma escola da vítima.

02/05/2017 -

TCE confirma veto a uso de recursos do Fethab para salário e custeio

O relator acolheu os apontamentos técnico e ministerial tão somente quanto ao conhecimento da consulta e teve o voto mérito seguido por unanimidade pelos membros do Pleno

25/04/2017 -

PRF registra 44 acidentes e 6 óbitos durante operação em feriado prolongado

Do total de acidentes, 8 foram considerados graves e ocasionaram os óbitos. Segundo a PRF, mais de 1,5 mil testes do bafômetro foram efetuados na operação.

23/04/2017 -

Lei Seca prende 100 condutores por embriaguez ao volante em 2017 em MT

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em 4 meses foram realizadas 27 operações no estado. Meta é que ações ocorram em 18 municípios até o fim do ano.

21/04/2017 -

Grupo especial vai ajudar a apurar casos relacionados a jogo online em MT

Na semana passada, uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta depois de ser incentivada pelo jogo. Gerência da Polícia Civil vai elaborar relatórios e analisar celulares dos envolvidos.

21/04/2017 -

Dezoito presos são transferidos após rebelião com 5 mortes em Mato Grosso

Rebelião no Presídio Ferrugem, em Sinop, terminou com cinco mortos e 27 feridos. Presos foram levados para unidades de Água Boa e Cáceres.

19/04/2017 -

Preço da carne cai em MT após a Operação Carne Fraca, diz Imea

Arroba do boi gordo teve queda de 5%, segundo o instituto. Preço da carne de primeira qualidade caiu até 10%.

19/04/2017 -

Mato Grosso registrou quase 400 casos de sífilis em 2016, diz balanço

Número de casos da doença no país aumentou 5.000%, segundo o Ministério da Saúde. Médico diz que doença pode causar problemas neurológicos e, em grávidas, malformação do feto e abortos espontâneos.

18/04/2017 -

Balanço aponta 30 acidentes na BR-163 em MT durante o feriado prolongado

Colisões laterais e saídas de pista lideram ocorrências, segundo a concessionária que administra a via. Rodovia não registrou mortes.