Fórum De Governadores Do Brasil Central

Governadores deliberam políticas de curto e médio prazo para região

Planejamento estratégico define metas para que Estados-membros alcancem de forma integrada o desenvolvimento de projetos comuns.

Fonte:MT Agora - GAE-MT | Seplan-MT
21 de Abril de 2016 as 06h 19min

A segunda rodada de reuniões do ano do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, realizada nesta terça-feira (19.04), em Cuiabá, foi encerrada com a assembleia geral dos governadores que compõem a autarquia, durante a qual foi avaliado o planejamento estratégico, encaminhado pelo Conselho de Administração, e deliberadas as políticas de curto e médio prazo para o desenvolvimento integrado dos entes federados.

Os chefes dos Poderes Executivos dos cinco estados e do Distrito Federal aprovaram as indicações feitas pelo Conselho, amplamente debatidas em reunião ocorrida na terça-feira pela manhã, e do qual fazem parte os secretários de Planejamento e de Assuntos Estratégicos de Mato Grosso, Marco Marrafon e Gustavo de Oliveira, respectivamente. Entre os itens acatados pelos governadores estão o modelo de governança, formação do quadro técnico, orçamento do Consórcio e a visão de futuro para a região Brasil Central.

Foram definidas que as principais metas do Consórcio a serem executadas até 2022 são: acelerar o crescimento econômico da região Brasil Central, dobrando a participação dos estados no PIB da União; aumentar a integração do Brasil Central ao mercado internacional, alcançando o posto de segunda região mais exportadora do Brasil; e superar a meta estabelecida para o País em relação ao IDEB regional do ensino médio da rede pública até 2021, alcançando em todos os estados que 90% dos jovens, de até 19 anos, tenham concluído o ensino médio.

Também foram aprovadas as prioridades da entidade administrativa para este e o próximo ano, como a definição do plano integrado de eixos logísticos e de infraestrutura, e os primeiros projetos a serem desenvolvidos pelo Consórcio – dentre os quais se destacam o programa de tutoria pedagógica da Fundação Itaú Social a ser desenvolvido nas escolas estaduais. Ainda constam entre as deliberações prioritárias, a construção de parcerias para o setor da saúde; a criação da Rede Brasil Central de Educação Agrotécnica e estratégias para o fortalecimento da exportação dos estados do Consórcio.

Os governadores definiram como política estratégica que, em 2022, o Consórcio seja reconhecido como a região mais dinâmica e integrada da América do Sul; reduza em 25% o nível de pobreza atingido pela região no ano de 2013, alcançando o percentual médio inferior a 6,2%; e ao formular políticas regionais e viabilizar projetos, promova a melhoria da competitividade e o desenvolvimento integrado da região do Brasil Central.

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, também acompanhou as resoluções da assembleia geral e destacou o estado nordestino como parceiro do Consórcio ao apresentar, durante a reunião, as potencialidades do Porto de Itaqui e os benefícios que o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país podem trazer para a região Brasil Central.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Suicídio

Pai embriagado espanca o filho de 6 anos e criança ameaça cometer suicídio em Mato Grosso

Uma criança de apenas seis anos foi brutalmente espancada pelo próprio pai, que estava embriagado, em Cuiabá.

23 de Setembro de 2020 as 16h25

Estupro

Criança de 10 anos é estuprada por dois homens de 19 e 70 anos em Mato Grosso

Um jovem e um idoso foram presos pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (23.09), durante ação para cumprimentos de mandados judiciais. Os crimes ocorreram em Poxoréo.

23 de Setembro de 2020 as 16h12

Latrocínio

Número de latrocínios cai pela metade em Mato Grosso em 2020

Principais índices criminais também apresentaram queda de acordo com a Superintendência do Observatório da Violência

23 de Setembro de 2020 as 16h09

Relações Sexuais

Casal mantém relações sexuais na frente de criança de 2 anos em Mato Grosso

Um casal foi preso após manter relações sexuais na frente de uma criança de apenas dois anos em Várzea Grande.

23 de Setembro de 2020 as 16h06

Envenenamento

Homem com suspeita de envenenamento morre em Mato Grosso

Um homem de 27 anos com suspeita de envenenamento morreu na porta de uma oficina mecânica em Cuiabá na tarde de ontem (22).

23 de Setembro de 2020 as 12h18

Assalto

Vigilante é apontada por planejar assalto a carro forte em que 3 bandidos morreram em MT

Uma tentativa de assalto a um carro forte que ocorreu em 2019 deixou 3 criminosos mortos e desde o fato, policiais se empenham para descobrir a dinâmica do crime.

23 de Setembro de 2020 as 12h13

Estupro

Cães salvam dona de ser estuprada e atacam agressor em Mato Grosso

Uma mulher não identificada foi salva pelos cães de estimação durante uma tentativa de estupro. O fato ocorreu na cidade de Poconé.

23 de Setembro de 2020 as 12h10

Alta

Recém-nascida vítima de escalpelamento durante o parto sai da UTI em Mato Grosso

A mãe da recém-nascida teve a bexiga perfurada, ficou em coma e já foi liberada do hospital.

23 de Setembro de 2020 as 12h03

IDEB

IDEB: Escolas de Mato Grosso têm notas superiores à média nacional

As EEs Souza Bandeira, com índice de 6,4, e EE Gustavo Kulmann e EE Ana Maria do Couto (CPA), empatadas com nota 6,1, superam o índice de 5,9 média das escolas brasileiras.

23 de Setembro de 2020 as 12h00

Doação

Pescado apreendido no interior é doado para Hospital Municipal

Sema e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreenderam 96 quilos de pescado que estavam sendo transportado e armazenados sem documento de origem

23 de Setembro de 2020 as 11h58

Flagrante

Detento tenta entrar em presídio com 8 celulares no ânus em MT

Sozinho, ele expeliu oito mini aparelhos de celular com bateria, quatro plugs de cabo USB, sete chips de celulares e um fio de carregador de celular. O preso não necessitou de atendimento médico.

23 de Setembro de 2020 as 10h54

Acidente

Acidente com caminhonete que levava pacientes a posto de saúde mata um e fere nove em MT

Segundo a PM, o veículo, uma Ford Ranger cabine dupla para cinco pessoas, capotou e caiu em uma vala no Assentamento Pingos D’Água.

23 de Setembro de 2020 as 10h52

Investimentos

Mais de R$ 36 milhões em saúde, segurança, educação foram destinados para Água Boa

Entre os investimentos, em 2020, estão os repasses do ICMS, do IPVA e do Fethab no montante total de R$ 18,1 milhões

23 de Setembro de 2020 as 10h42

Pesquisa

Pesquisa epidemiológica da Covid-19 será prorrogada em Mato Grosso

Entre os 10 municípios que participam da pesquisa, Juína e Tangará da Serra já alcançaram mais de 80% da meta prevista; Cuiabá e Rondonópolis ocupam o último lugar, com 0% de alcance

23 de Setembro de 2020 as 10h36

Fuga

Homem que fugiu de Mato Grosso é preso por policias do Paraná

Um homem de 25 anos foragido da justiça de Mato Grosso foi preso ontem (21) no interior do Paraná.

22 de Setembro de 2020 as 14h32

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO