Governo de MT alega baixa arrecadação e suspende novos concursos e aumento de gastos com pessoal

Governo diz que a frustração na arrecadação já soma R$ 1,7 bilhão este ano. Estado também determinou a revisão de contratos em vigência no Executivo.

13/11/2017 - 22:23:50

   

Governo prevê redução de despesas com pessoal e gastos com telefonia, energia elétrica, água e aluguéis após puiblicação de decreto (Foto: Marcos Vergueiro/Gcom-MT)

Entraram em vigência no governo do estado dois decretos que prevêem a redução das despesas públicas e a repactuação de valores e prazos de pagamentos dos contratos em vigor no Executivo. Os decretos, assinados pelo governador em exercício Carlos Fávaro (PSD), foram publicados no Diário Oficial de sexta-feira (10).

Nos decretos, as medidas são justificadas, entre outras razões, pela frustração na arrecadação registrada entre janeiro e setembro deste ano, que já soma R$ 1,7 bilhão, o que representa quase 10% do estimado na Lei Orçamentária Anual (LOA). Conforme o governo, as situações excepcionais de gastos serão decididas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes).

Entre as medidas que ficam proibidas aos órgãos e entidades estão a realização de novos concursos públicos e o aumento de gastos com pessoal, onde se incluem a reestruturação e a revisão de planos de cargos, carreiras e salários, enquanto não forem reduzidas as despesas com pessoal a limite inferior ao determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Também estão suspensos, no Executivo, a celebração de novos contratos de custeio ou aditamento de contratos de prestação de serviços, aquisição de bens e locação de imóveis ou veículos, que impliquem em aumento de gastos.

A compra de imóveis ou veículos e a contratação de consultorias ou renovação de contratos também estão proibidas - com exceção aos casos excepcionais autorizados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes) -, assim como a aquisição de serviços considerados não essenciais.

O decreto ainda suspende a concessão de licenças ao funcionalismo público para tratar de interesses particulares, bem como a participação de servidores em cursos, seminários, congresso e outras formas de capacitação e treinamento que demandem o pagamento de inscrição, compra de passagem aérea e concessão de diárias e verba de deslocamento.

Redução de despesas

A partir da publicação, os órgãos e entidades do Poder Executivo se comprometem, ainda, a reduzir em 10% o consumo de água, energia elétrica, aluguéis, limpeza (e outros contratos de despesas consideradas como essenciais) e gastar 30% menos com despesas eventuais e extraordinárias com pessoal - como horas extras e deslocamentos.

Os gestores também deve buscar diminuir em pelo menos 25% as despesas com telefonia. "Para o cálculo das reduções de despesa e de consumo deverão ser considerados a despesa e o consumo relativos aos últimos doze meses contados da publicação deste decreto", diz trecho da publicação.

Repactuação de contratos

O segundo decreto publicado pelo governo prevê conciliar os débitos existentes e a execução dos contratos com o fluxo de caixa do estado, a fim de evitar a paralisação na prestação de serviços públicos.

Conforme a publicação, a repactuação poderá englobar a concessão de descontos nos débitos em atrasos e sobre o valor das prestações que ainda ir~]ao vencer, assim como a concessão de prazo para pagamento dos débitos e a modificação nas condições de execução do contrato, quando possível.

As repactuações dos contratos vigentes deverão ser conduzidas pelo Condes, que também deverá indicar quais órgãos e entidades terão os contratos revistos, sendo que a escolha se dará diante do significativo impacto no orçamento estadual.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Prevista Para A Copa De 2014

Governo rescinde contrato com empresa responsável por obra no maior aeroporto de MT prevista para a Copa de 2014

Tragédia

Criança de 4 anos morre afogada em buraco aberto para exploração de garimpo em MT

Acidente

Carreta carregada com defensivos tomba na BR-364 em MT e pista fica interditada para retirada de material tóxico

De Licença Médica

Tenente acusada de torturar e matar aluno durante aula prática do Corpo de Bombeiros em MT pode se aposentar por invalidez

17/06/2018 -

Motociclista morre ao invadir pista contrária e bater em carro na MT-343

Os ocupantes do carro foram socorridos com escoriações e levados para uma unidade de saúde. A identidade da motociclista não foi divulgada.

17/06/2018 -

Audiência pública para discutir concessão do maior aeroporto de MT deve ser realizada na terça (19)

Devem ser terceirizados, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o maior do estado, os terminais de Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.

17/06/2018 -

Ao invés de vagões, canteiros do VLT em Cuiabá devem receber plantas ornamentais

em só 6 km de trilhos construídos, do total de 22 km que deveriam ser instalados. Obra deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014.

15/06/2018 -

Motociclista morre esmagado entre duas carretas que trafegavam no mesmo sentido da BR-163 em MT

Vítima foi atingida por carreta que seguia atrás dele e bateu na carreta que estava na frente. Ele ficou preso às ferragens e foi retirado por uma equipe médica.

15/06/2018 -

Acidente entre carretas mata motorista na BR-163 em MT

O acidente envolve cinco carretas e há interdição total da pista. Os outros três motoristas não tiveram ferimentos.

15/06/2018 -

BRF anuncia encerramento de produção de aves em Campo Verde (MT) e avicultores se preocupam

Dos 76 avicultores do município, 51 trabalham exclusivamente com os aviários. Prejuízo afeta também o município que, segundo a prefeitura, deve ter queda na arrecadação.

15/06/2018 -

Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

15/06/2018 -

Cães abandonados em casa doentes e sem comida devem ser colocados para adoção após resgate em MT

Doze cães foram encontrados trancados dentro de uma casa em Cuiabá, na quinta-feira (14). Eles estavam extremamente magros e doentes, segundo a polícia.

15/06/2018 -

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

14/06/2018 -

Motorista morre em acidente envolvendo 4 carretas na BR-364 em MT

A identidade da vítima não foi divulgada. Um caminhoneiro teve fratura na perna e foi levado para o PS de Várzea Grande. Os outros envolvidos não tiveram ferimentos.

14/06/2018 -

MT tem 5 casos de suspeita de febre amarela sob investigação no 1º quadrimestre do ano

Os cinco casos de suspeita da doença foram registrados na região Norte do estado. Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste informou que existe um paciente com suspeita de febre amarela no município

14/06/2018 -

Duas pessoas morrem e 5 ficam feridas em acidente de carro na MT-010

Dois carros de passeio bateram de frente e um homem e uma mulher morreram. Uma criança de 3 anos fraturou um braço.

13/06/2018 -

Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto cortava árvore com facão em MT

Paulo César dos Santos, de 21 anos, fazia um ''bico'' quando sofreu a descarga elétrica. Segundo a polícia, ele faleceu na hora do incidente.

13/06/2018 -

Acidente mata índio e outro motociclista em Tangará da Serra (MT)

Duas motos bateram de frente e vítimas morrem no local. Acidente ocorreu na MT-358 a 20 km da Cachoeira Salto das Nuvens.

13/06/2018 -

Trechos das BRs 163 e 070 em MT ganham novos radares com velocidade máxima permitida de 60 km/h

Doze radares começam a funcionar a partir desta quinta-feira (14).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora