Alemanha

Governo de MT busca novos investimentos para MT na COP 23

Presente na Conferência do Clima (COP), o governador Pedro Taques participou nesta segunda-feira (13.11) de reunião no Ministério de Economia, Cooperação e Desenvolvimento Alemão, que abriga o banco estatal KfW, para prospecção de novos investimentos.

13 de Novembro de 2017 as 22h 17min

O Governo de Mato Grosso está buscando novos apoios para a concretização das ações da estratégia PCI - Produzir, Conservar e Incluir. Presente na Conferência do Clima (COP), o governador Pedro Taques participou nesta segunda-feira (13.11) de reunião no Ministério de Economia, Cooperação e Desenvolvimento Alemão, que abriga o banco estatal KfW, para prospecção de novos investimentos.

Pela primeira vez, o KfW será é um financiador de projetos para Mato Grosso. Nesta quarta-feira, dia 14, será realizada cerimônia para celebração do contrato de apoio durante o evento Amazon Bonn Day, garantindo 17 milhões de euros – R$ 65 milhões - pelo bom desempenho do Estado na redução do desmatamento e da degradação ambiental. A assinatura contará com a presença de governadores e representantes dos Estados que abrigam a Amazônia.

Apresentada na COP 21, em Paris, há 2 anos, a estratégia PCI chamou a atenção da comunidade para ações de combate ao desmatamento, apoio à agricultura familiar e à produção produtiva sustentável. A comitiva de Mato Grosso foi recebida pelo diretor da América do Sul, Christoph Rauh. “O Brasil continuará sendo um parceiro forte nosso. Estamos felizes por podermos assinar um contrato amanhã e já iniciarmos os trabalhos”.

O governador Pedro Taques lembrou que a PCI é uma estratégia da sociedade que visa mudar o modelo de produção mato-grossense, garantindo a pujança econômica do Estado aliada às demais frentes que garantem qualidade de vida aos cidadãos. “Esse é um projeto de longo prazo. Mas o importante é que temos um norte, uma bússola, sabemos o que queremos e temos a vontade política de fazer”.

No Brasil, apenas o estado Acre conseguiu concretizar a parceria. O estado foi escolhido pelo banco alemão por apresentar um excelente resultado no combate ao desmatamento. Nos últimos 10 anos, o estado conseguiu reduzir mais de 80%, saindo de uma média de desmatamento que era de 5.714 km², entre 2001 e 2010, para 1.216,66 km² em 2016.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, o vice-governador Carlos Fávaro, explica que o Programa Global REDD Early Movers (REDD para Pioneiros – REM) tem o objetivo do programa de premiar países ou estados que têm investido na conservação da floresta e na produção sustentável. “O mais importante é que este aporte de recursos vai apoiar Mato Grosso na implantação de uma agenda positiva que promova equidade social, em um contexto de redução de desmatamento, com oportunidades de renda a quem protege a floresta em pé”.

Queda no desmatamento

O reflexo do trabalho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no combate ao desmatamento ilegal tem tido reflexo positivo. Prova disso são os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no mês de outubro deste ano que mostram uma redução de 16% do desmatamento ilegal na Amazônia, entre agosto de 2016 e julho de 2017, dos quais 10% em Mato Grosso.

No ano passado, os dados consolidados da Sema também foram positivos e apresentaram uma diminuição, entre 2015 e 2016, de 16% na Amazônia, que reduziram de 1.453,67 km² (2015) para 1.216,66 km². Aliás, em 2016, o único Estado entre os nove da região a obter redução de desmatamento foi Mato Grosso.

A redução no desmatamento somente foi possível devido ao incremento nas ações de fiscalização nesse período. Em um esforço concentrado, o setor de fiscalização atuou ao longo de 2016 cerca de 194 mil hectares por desmatamento ilegal. Os números mostram um aumento de 214% em relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizou 61,6 mil hectares. O valor das multas aplicadas totalizou R$ 314 milhões.

O que é KfW

É um dos bancos de fomento líderes mais experientes do mundo, que está comprometido com a melhoria sustentável das condições de vida, focando nos âmbitos econômico, social e ambiental. O Programa REM é a maneira como o Governo da Alemanha, por meio do KfW, apoia países e estados pioneiros em iniciativas de redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal (REDD), e que tenham adotado iniciativas voluntárias de conservação florestal visando à mitigação da mudança climática.


MT Agora - Ana Rosa Fagundes | Rose Domingues

COMENTARIOS

Mais de Estado

Tragédia

Homem morre esmagado ao tentar fechar porteira de fazenda e ser atropelado pela própria caminhonete em MT

Ele teria parado a caminhonete próximo à porteira da fazenda e desceu para fechá-la, quando o veículo se moveu e o imprensou contra a porteira.

15 de Junho de 2019 as 16h44

UTI

Com infecção generalizada, criança de 3 anos aguarda UTI e corre risco de morte em MT, segundo laudo

Amanda Vitória de Paula Mendes está internada no Pronto Socorro de Várzea Grande. Justiça determinou que a criança seja transferida com urgência para uma UTI.

14 de Junho de 2019 as 12h03

Está Internada

Paciente está internada com meningite em Barra do Bugres (MT) e outro caso de suspeita da doença é investigado no município

Mulher de 36 anos está internada há mais de 10 dias. Ela estava na UTI e agora está sob observação na enfermaria do hospital.

14 de Junho de 2019 as 00h00

Caso Suspeito

Paciente é internado com suspeita de H1N1 em Rondonópolis (MT); novo caso gera filas por busca de vacina

O paciente, que não teve o nome divulgado, recebe tratamento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No município, 4 mortes supostamente causadas pela doença são investigadas.

13 de Junho de 2019 as 23h53

Acidente Fatal

Motociclista morre em acidente na BR-364 em MT e motorista de carro é preso por embriaguez

A vítima, identificada como sendo Tarsis Rafael Carvalho, de 20 anos, estava em uma motocicleta e seguia para o trabalho quando foi atingido por um veículo de passeio.

13 de Junho de 2019 as 23h49

Projeto Juntos Pelo Araguaia

Dez mil hectares da Bacia do Araguaia serão recuperados por ação conjunta de GO e MT

Projeto Juntos pelo Araguaia marca o trabalho de recomposição florestal e revitalização da bacia

12 de Junho de 2019 as 21h36

Greve

Justiça determina que estado corte ponto de servidores que estão em greve em MT

Desde o dia 27 de maio deste ano, parte dos servidores de carreira da Educação estadual aderiu ao movimento grevista.

12 de Junho de 2019 as 07h04

Fraudes

Governador suspende demissão de 32 servidores suspeitos de envolvimento em esquema de fraudes no Detran-MT

Todas as penalidades foram aplicadas a servidores que foram alvos da Operação Fraus, deflagrada pela Polícia Civil em 2013.

12 de Junho de 2019 as 06h59

Greve

Servidores da educação decidem manter greve até que governo apresente proposta em MT

Profissionais pararam as atividades há duas semanas.

11 de Junho de 2019 as 02h05

Desmoronamento De Imóvel

Casa desmorona em Cuiabá e atinge creche que foi desativada há poucos meses

As crianças já haviam sido retiradas do imóvel justamente pelo risco de desmoronamento há alguns meses.

11 de Junho de 2019 as 01h48

Afogamento

Menino de 11 anos que não sabia nadar cai de canoa e morre afogado no Rio Paraguai em MT

Criança escorregou e desequilibrou-se da canoa, caindo no rio. Corpo foi localizado horas depois.

11 de Junho de 2019 as 01h41

Greve

Greve dos servidores da educação de MT completa duas semanas sem acordo com o governo

Em assembleia realizada nesta segunda-feira, servidores vão definir se retomam atividades.

11 de Junho de 2019 as 01h29

Transplante

Médicos realizam retirada de órgãos para transplante em MT após 10 anos

Procedimento de retirada de órgãos foi realizado por equipe técnica de Mato Grosso, autorizada pelo Ministério da Saúde.

09 de Junho de 2019 as 21h29

ExtraClasse

Estudantes de Lucas do Rio Verde visitam Arquivo Público de Mato Grosso

Além da visita guiada, estudantes participaram de uma atividade paleográfica, na qual realizaram a transcrição de uma carta de 1757.

08 de Junho de 2019 as 16h21

Servidores

Servidores públicos de MT poderão trabalhar meio período e tirar seis meses de licença-prêmio

Em vez de usufruir os três meses do benefício, ele poderá, por exemplo, trabalhar meio período e tirar seis meses de licença-prêmio a cada cinco anos ininterrupto de efetivo exercício.

08 de Junho de 2019 as 09h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você faz uso do sistema Público de Saúde?

Sim

Não – Eu tenho Plano de saúde

Parcial
veja +

COTAÇÃO