Governo Federal confirma concessão de Marechal Rondon e mais 4 aeroportos regionais

Concessões à iniciativa privada visam modernizar a infraestrutura das unidades

25/10/2017 - 15:20:58

   

Aeroporto Marechal Rondon será concessionado por programa do governo federal - Foto por: Rafaella Zanol | Secid-MT

O Governo Federal confirmou a inclusão do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e dos quatro regionais de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças no Programa Nacional de Desestatização (PND). A medida faz parte do processo de concessão à iniciativa privada, que busca contribuir com a modernização da infraestrutura das unidades aeroportuárias. 

O decreto, que confirma o aval a 13 aeroportos em todo o Brasil, foi publicado no Diário Oficial da União que circula nesta quarta-feira (25.10), assinado pelo presidente Michel Temer e também pelos ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e Fernando Fortes (Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil). 

Os cinco aeroportos de Mato Grosso também passam a integrar o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) ligado à Presidência da República, que foi criado para ampliar a relação entre Estado e iniciativa privada. Na prática, o PPI vai tornar o modelo de concessões mais eficiente e atrair novos investimentos em projetos de infraestrutura aeroportuária. 

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans) e titular da pasta de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, a estratégia do governo federal de repassar à iniciativa privada a administração dos aeroportos, por período determinado, seguramente vai melhorar a infraestrutura destes aeroportos, além de contribuir com a melhoria do caixa da União e estimular a economia como um todo. 

Marcelo Duarte explica, ainda, que Governo Federal atendeu ao pedido encaminhado pelo governador Pedro Taques e deve leiloar os cinco aeroportos do Estado em bloco. “Estuda-se que o vencedor da concessão do Marechal Rondon converta o valor da outorga (que seria paga a União) em investimentos na melhoria dos quatro regionais”, explicou. 

“Economia de Mato Grosso vai crescer com a concessão destes aeroportos, que são estratégicos para impulsionar o desenvolvimento regional. Eles devem passar por uma revolução. Poderemos ter, até mesmo, uma empresa internacional operando no Estado, dando um novo padrão de qualidade às nossas unidades e aos serviços prestados aos passageiros”, afirmou. 

Conforme a publicação do Diário Oficial, serão concessionados os aeroportos de Vitória (ES), Recife (PE), Macaé (RJ), Juazeiro do Norte (CE), Bayeux (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Várzea Grande (MT), Rondonópolis (MT), Sinop (MT), Alta Floresta (MT) e Barra do Garças (MT). 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ficará responsável pela realização e pelo acompanhamento das medidas de desestatização. Já o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil vai conduzir a condução e aprovação dos estudos, projetos, levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de desestatização qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

MT Agora - Sinfra-MT

Mais Noticias

Tragédia

Criança de 4 anos morre afogada em buraco aberto para exploração de garimpo em MT

Acidente

Carreta carregada com defensivos tomba na BR-364 em MT e pista fica interditada para retirada de material tóxico

De Licença Médica

Tenente acusada de torturar e matar aluno durante aula prática do Corpo de Bombeiros em MT pode se aposentar por invalidez

Acidente Fatal

Motociclista morre ao invadir pista contrária e bater em carro na MT-343

17/06/2018 -

Audiência pública para discutir concessão do maior aeroporto de MT deve ser realizada na terça (19)

Devem ser terceirizados, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o maior do estado, os terminais de Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.

17/06/2018 -

Ao invés de vagões, canteiros do VLT em Cuiabá devem receber plantas ornamentais

em só 6 km de trilhos construídos, do total de 22 km que deveriam ser instalados. Obra deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014.

15/06/2018 -

Motociclista morre esmagado entre duas carretas que trafegavam no mesmo sentido da BR-163 em MT

Vítima foi atingida por carreta que seguia atrás dele e bateu na carreta que estava na frente. Ele ficou preso às ferragens e foi retirado por uma equipe médica.

15/06/2018 -

Acidente entre carretas mata motorista na BR-163 em MT

O acidente envolve cinco carretas e há interdição total da pista. Os outros três motoristas não tiveram ferimentos.

15/06/2018 -

BRF anuncia encerramento de produção de aves em Campo Verde (MT) e avicultores se preocupam

Dos 76 avicultores do município, 51 trabalham exclusivamente com os aviários. Prejuízo afeta também o município que, segundo a prefeitura, deve ter queda na arrecadação.

15/06/2018 -

Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

15/06/2018 -

Cães abandonados em casa doentes e sem comida devem ser colocados para adoção após resgate em MT

Doze cães foram encontrados trancados dentro de uma casa em Cuiabá, na quinta-feira (14). Eles estavam extremamente magros e doentes, segundo a polícia.

15/06/2018 -

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

14/06/2018 -

Motorista morre em acidente envolvendo 4 carretas na BR-364 em MT

A identidade da vítima não foi divulgada. Um caminhoneiro teve fratura na perna e foi levado para o PS de Várzea Grande. Os outros envolvidos não tiveram ferimentos.

14/06/2018 -

MT tem 5 casos de suspeita de febre amarela sob investigação no 1º quadrimestre do ano

Os cinco casos de suspeita da doença foram registrados na região Norte do estado. Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste informou que existe um paciente com suspeita de febre amarela no município

14/06/2018 -

Duas pessoas morrem e 5 ficam feridas em acidente de carro na MT-010

Dois carros de passeio bateram de frente e um homem e uma mulher morreram. Uma criança de 3 anos fraturou um braço.

13/06/2018 -

Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto cortava árvore com facão em MT

Paulo César dos Santos, de 21 anos, fazia um ''bico'' quando sofreu a descarga elétrica. Segundo a polícia, ele faleceu na hora do incidente.

13/06/2018 -

Acidente mata índio e outro motociclista em Tangará da Serra (MT)

Duas motos bateram de frente e vítimas morrem no local. Acidente ocorreu na MT-358 a 20 km da Cachoeira Salto das Nuvens.

13/06/2018 -

Trechos das BRs 163 e 070 em MT ganham novos radares com velocidade máxima permitida de 60 km/h

Doze radares começam a funcionar a partir desta quinta-feira (14).

13/06/2018 -

Cratera causa acidentes com carros e põe casas em risco de desabamento em MT

Segundo os moradores, crianças, motos e carros já caíram no buraco formado pelas chuvas. Cratera fica na Rua das Garças, no Bairro Jardim das Paineiras, em Rondonópolis.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora