Turismo

Governo vai fomentar rodadas de negócios e ofertas para atrair turistas em Mato Grosso

O objetivo é atrair principalmente turistas que vivem em Mato Grosso e que buscam ao longo do ano por pacotes turísticos destinados a outras regiões do país ou viagens internacionais

Fonte: Evelyn Ribeiro | Secom-MT
21 de Setembro de 2020 as 12h 41min

Reservas agendadas para o Pantanal até o mês de dezembro de 2020, tiveram registros significativos de cancelamentos e adiamentos - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

  Além de medidas para conter os incêndios florestais no Estado, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), vem estudando ações voltadas à recuperação da atividade turística no Pantanal. Os incêndios impactaram direta e indiretamente a ocupação de pousadas e hotéis.

  Para reverter esse cenário, o Estado vai fomentar o setor através de rodadas de negócios em uma plataforma desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

  O objetivo é atrair principalmente turistas que vivem em Mato Grosso e que buscam ao longo do ano por pacotes turísticos destinados a outras regiões do país ou viagens internacionais. Reservas agendadas para o Pantanal até o mês de dezembro de 2020, tiveram registros significativos de cancelamentos e adiamentos, com queda de 90% nos últimos dias.

  A Plataforma Integrada de Turismo, do Programa Descubra Mato Grosso também será uma das ferramentas adotadas neste processo. Essa plataforma é uma ferramenta inovadora de gestão virtual da oferta turística dos municípios e regiões, com base na metodologia do inventário da oferta do Ministério do Turismo, que fornecerá informações, organizadas e sistematizadas para o planejamento, gestão e promoção da atividade turística em Mato Grosso.

  A previsão é de que parcerias e negociações sejam iniciadas no mês outubro, quando começar o período de chuvas e possível regeneração do meio ambiente. Participam das reuniões o Governo do Estado, donos de hotéis, pousadas, operadores de viagem e agentes de viagem que estejam cadastradas na Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

  “A Secretaria vem atuando como interlocutor entre as Secretarias de Estado e Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) para encontrar soluções e dar suporte a médio prazo para os empresários e turistas, principalmente no Pantanal. Fizemos várias reuniões com o Ciman, donos de hotéis e pousadas, Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que já está mobilizada para a reconstrução de 10 pontes de madeira queimadas nos incêndios e assim evitar que a população local e visitantes fiquem ilhados”, destacou o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Jefferson Moreno.

  No Pantanal, 40 pousadas e hotéis e 18 barcos hotéis localizados em Cáceres, Barão de Melgaço, Poconé (Porto Jofre) e Rodovia Transpantaneira mantêm o atendimento reduzido e também servem como suporte para as equipes que estão atuando no combate às chamas.

  “A situação dos hotéis é delicada. O primeiro impacto que sofremos este ano no setor do turismo foi por conta da pandemia da Covid-19, e agora, com a situação dos incêndios em áreas de preservação e pontos turísticos. Tivemos a atividade abalada ambientalmente e economicamente, mas estamos empenhados em encontrar soluções para fomentar o setor, não apenas para os próximos meses, mas para os próximos anos”, concluiu o secretário.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Acidente

Acidente na MT-010 deixa um morto e dois feridos, nesta segunda-feira (19)

Um grave acidente de trânsito na MT-010, entre São José do Rio Claro-MT e Diamantino-MT, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas.

19 de Outubro de 2020 as 17h22

Drone

Dupla tenta descarregar três celulares na Penitenciária de Rondonópolis e é presa

Os dois homens utilizaram um drone para acoplar os aparelhos

19 de Outubro de 2020 as 14h13

Ano Letivo

Alunos de Mato Grosso podem ter que refazer série

A secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewsk afirmou que planeja retomar aulas presenciais no dia 1º de fevereiro de 2021.

19 de Outubro de 2020 as 13h33

Chuva

Semana será chuvosa em Mato Grosso

Nesta segunda-feria, o tempo segue bastante instável.

19 de Outubro de 2020 as 13h30

Afogamento

Criança de 2 anos e adolescente de 15 morrem afogados em Mato Grosso

Na manhã deste domingo, 18, ocorreu dois óbitos por afogamento na cidade de Várzea Grande.

19 de Outubro de 2020 as 13h22

Coronavírus

Mato Grosso registra 5 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Há 191 internações em UTIs públicas e 196 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 47% para UTIs adulto e em 22% para enfermarias

19 de Outubro de 2020 as 13h18

Acidente

Carro com 3 pessoas cai de ponte em Mato Grosso

Veículo com três pessoas que trafegava pela MT-220, na noite desse sábado (17) caiu da ponte do Rio Batelão cerca de 75 km do município de Porto dos Gaúchos.

19 de Outubro de 2020 as 13h15

Investigação

Polícia investiga morte de bebê de 1 ano em Mato Grosso

A Polícia Civil vai investigar a morte de um bebê de um ano e três meses, registrada na manhã deste sábado (17), em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

19 de Outubro de 2020 as 13h12

Acidente

Jovem de 21 anos que casou há uma semana morre em acidente em Mato Grosso

Um jovem morreu após uma batida frontal entre uma picape e uma caminhonete na MT-473, em Pontes e Lacerda.

19 de Outubro de 2020 as 12h59

Embriaguez

Motoristas são presos por embriaguez ao volante em rodovia em MT

Ao todo, 42 testes de alcoolemia foram realizados por motoristas que passavam pela região

19 de Outubro de 2020 as 12h53

Covid-19

Mato Grosso registra 135.950 casos e 3.717 mortes por Covid-19

Há 191 internações em UTIs públicas e 196 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 47% para UTIs adulto e em 22% para enfermarias.

19 de Outubro de 2020 as 10h21

Prisão

Homem é preso após tentar atropelar policiais em Várzea Grande

Na ação, a PM apreendeu um revólver cal 38 com três munições.

16 de Outubro de 2020 as 14h12

Facção Criminosa

Integrantes de facção criminosa são presos em Mato Grosso

Duas pessoas foram presas na ação, entre elas, a esposa de um dos líderes do grupo criminoso. Os trabalhos também resultaram na apreensão de drogas e dinheiro.

16 de Outubro de 2020 as 14h08

Estupro

Adolescente é estuprada até sangrar por assaltante em Mato Grosso

Dois criminosos invadiram uma casa, na zona rural da cidade de Itiquira- MT, onde uma idosa de 66 anos, uma mulher de 39 e uma adolescente foram amarradas.

16 de Outubro de 2020 as 14h04

Agressão

Funcionário público é preso após agredir colega de trabalho em Mato Grosso

O suspeito foi preso e conduzido à Central de Flagrantes

16 de Outubro de 2020 as 14h01

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO