Atendimentos Médicos Em Prisões

Governo realizou cerca de 20 mil atendimentos médicos no sistema penitenciário

As unidades que tiveram maior número de atendimentos foram: Penitenciária Central do Estado (2.360), Penitenciária Feminina Ana Maria Couto May (2.088) e a Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (1.370), em Sinop.

Fonte:MT Agora - Assessoria
12 de Janeiro de 2016 as 00h 22min

Levantamento realizado pela Diretoria de Saúde da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) apontou que, em 2015, cerca de 20 mil atendimentos médicos foram realizados nas unidades prisionais de Mato Grosso. As unidades que tiveram maior número de atendimentos foram: Penitenciária Central do Estado (2.360), Penitenciária Feminina Ana Maria Couto May (2.088) e a Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (1.370), em Sinop.
 
Para o diretor de saúde Hozano Delgado o ano de 2015 foi desafiador. “Enfrentamos muitos obstáculos, mas com apoio do governo, empenho dos servidores e a parceria entre órgãos de saúde do estado e municípios foi possível proporcionar bons resultados e coordenar os trabalhos primando pela qualidade do serviço de saúde prestado à população privada de liberdade”.
 
No ano passado foram executados projetos que visam estimular no reeducando uma cultura de paz, respeito e valorização da vida. No projeto “Agentes Promotores de Saúde” – implantado no Centro Ressocialização da Capital (RCR), na Penitenciária Central do Estado (PCE) e no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Tangará da Serra – internos foram capacitados para promover a interação entre a equipe técnica de saúde e os demais reeducandos.
 
No combate à violência doméstica, há três anos também é desenvolvido o programa “Lá em casa quem manda é o respeito”. Em parceria com o Ministério Público Estadual, a ação visa reduzir a violência doméstica e familiar, evitando a reincidência.
 
A construção do berçário na penitenciaria feminina é uma das obras iniciadas em 2015. O projeto proporciona condições de permanência de crianças (filhos/as de mulheres em cumprimento de pena) durante o período da amamentação. Outra obra em parceria com a Secretaria de Saúde (SES) permite a reforma/ampliação e construção de unidades básicas de saúde nas unidades. O projeto piloto teve início na maior penitenciaria do estado, a PCE.
 
Dando continuidade aos cuidados com a mulher em privação de liberdade, o Estado aderiu ao programa federal Rede Cegonha, assegurando o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez e o parto, bem como o nascimento seguro e o crescimento e desenvolvimento saudáveis. O programa foi implantado nas penitenciárias femininas de Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra e nas cadeias públicas de Colíder e Cáceres.
 
A adesão ao programa tornou possível a implantação do projeto Materno Infantil, que visa o aparelhamento de salas de educação em saúde, possibilitando atendimentos individuais e coletivos para as gestantes. O espaço conta com brinquedos, computadores, aparelhos multimídia, entre outros, proporcionando atividades que fortalecem o vínculo entre as mães e seus bebês. Ao mesmo tempo, favorece o desenvolvimento psicossocial, motor e cognitivo das crianças. Nessa ação conjunta cerca de 700 recuperandas foram beneficiadas.
 
Outro trabalho executado em parceria, dessa vez com equipes técnicas das secretarias municipais de saúde e a Superintendência de Política sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Supod/Sejudh), visitou escolas e unidades penitenciarias nos municípios de Cuiabá, Juína, Água Boa, Barra do Garças, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e Cáceres. Foram realizadas palestras educativas de conscientização e prevenção ao uso de drogas, além de informar sobre procedimentos que podem ajudar a evitar o consumo.
 
Durante o ano de 2015 o combate à tuberculose também foi alvo de inúmeras ações, que envolveram palestras e tratamentos de saúde. O público-alvo eram recuperandos, servidores e também visitantes das unidades prisionais. De acordo com a Gerência de Saúde do Sistema Penitenciário (Sispen), estima-se que mais de 11 mil pessoas foram informadas sobre os riscos da doença, forma de contágio e outros informações importantes.
 
Já no dia Dia do Homem, celebrado no Brasil em 15 de julho, foi oferecida uma programação diferenciada na sede da Sejudh. Exames laboratoriais, palestra educativa, dança de salão, artes marciais, aula de biodanza e, para finalizar, um café da manhã com frutas frescas, preparado pela Gerência de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Geadss).
 
Na ocasião os servidores tiveram acesso ao exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), usado para diagnóstico da presença de câncer de próstata; aferição da pressão arterial; verificação de glicemia; e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, unidades como PCE e CRC também foram beneficiadas com exames laboratoriais para os reeducandos acima dos 35 anos de idade.
 
Todas essas ações são desenvolvidas por profissionais do sistema penitenciário, treinados para prestar o melhor atendimento possível nos núcleos de atenção básica das unidades prisionais do Estado. São eles: 49 assistentes sociais, 36 psicólogos, 27 enfermeiros, 15 farmacêuticos, 15 odontólogos, 34 médicos, 89 técnicos em enfermagem, 10 auxiliares de consultório dentário, 8 educadores físicos e 6 nutricionistas.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Terras Indígenas

Mais de 600 índios se reúnem em MT para discutir exploração de recursos naturais e agricultura em terras indígenas

Encontro foi um convite do cacique Raoni e reuniu lideranças indígenas de 47 etnias do país.

17 de Janeiro de 2020 as 20h49

Enem

Nenhum candidato tira 'nota mil' na redação do Enem e MT é o único do Centro-Oeste sem nota máxima

53 redações de 15 estados e Distrito Federal tiveram nota máxima. Destas, 32 foram escritas por mulheres. O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

17 de Janeiro de 2020 as 20h46

Investigação

Médico é investigado por acúmulo de cargos públicos e não cumprimento de jornada em MT

Joeny de Campos acumulava quatro cargos. Em um deles, das 40 horas de jornada que deveriam ser cumpridas, o médico cumpria, em média, 26 horas.

17 de Janeiro de 2020 as 20h35

Leilão

Governo realiza leilão de imóvel, avião e veículos apreendidos em ações de combate ao tráfico de drogas em MT

Dentre os bens listados está uma aeronave, modelo Cessna T210N, Prefixo PT-LXE, com capacidade para cinco passageiros e lance inicial de R$ 30 mil

16 de Janeiro de 2020 as 08h36

Bandeira Branca

Consumidores de MT podem aderir à tarifa branca em 2020; entenda como funciona

Em Mato Grosso, postos tarifários e os valores das tarifas residenciais por quilowatt-hora (kWh) da tarifa branca já foram definidos pela concessionária Energisa

16 de Janeiro de 2020 as 08h33

Atendimento Psicológico

MPE aguarda sentença de ação que requer atendimento psicológico aos militares em MT

Ação foi anexada ao Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, que conclui haver mais policiais vítimas de suicídio do que assassinados no horário de trabalho.

16 de Janeiro de 2020 as 08h32

Exportações

Exportação de carne bovina cresce quase 22% em MT em 2019; aumento é atribuído à abertura do mercado chinês

Rebanho também cresceu cerca de 11%, alcançando o número de 30,34 milhões de cabeças de gado.

16 de Janeiro de 2020 as 08h30

Transplante

Transplante de rins volta a ser feito pelo SUS em MT após 10 anos suspenso; quase mil precisam da cirurgia

Programa de transplante renal iniciou em 1999. No entanto, a última cirurgia de transplante de rim realizada no estado aconteceu em maio de 2009.

16 de Janeiro de 2020 as 08h28

Fortalecimento do Comércio

MT registrou aumento de 18% no número de microempreendedores em 2019

Conforme Eliane Chaves, técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a formalização dos trabalhadores é uma tendência nacional.

16 de Janeiro de 2020 as 08h01

Processo Seletivo

Unemat faz processo seletivo para contratar professores com salário de até R$ 6,2 mil

Vagas são para cadastro de reserva nas unidades de Cáceres e Tangará da Serra A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, com remuneração de acordo com a titulação,

16 de Janeiro de 2020 as 08h00

Balança Móvel

DNIT implanta balança móvel para barrar excesso de cargas em rodovia federal de Mato Grosso

Conforme o documento, está proibido o tráfego de veículos com o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 48,50 toneladas.

15 de Janeiro de 2020 as 11h53

Efeito Nargilé

Jovem internada há 14 dias faz post dizendo que pneumonia se agravou pelo uso de narguilé e pede orações

Mara Maysa Barbosa, de 18 anos, está internada no Pronto Socorro de Várzea Grande. Ela disse que começou a usar narguilé aos 14 anos e que aos 16 o uso começou a ser diário.

15 de Janeiro de 2020 as 00h42

Turismo

Governo abre vagas para guias de turismo que queiram atuar no Parque Serra Azul em MT

O profissional poderá acompanhar turistas no Centro de Atendimento ao Visitante, Discoporto, Mirante do Cristo e Trilha das Cachoeiras. O cadastro deve ser feito até o dia 07 de março.

14 de Janeiro de 2020 as 08h22

Recompensa

Lei aprovada pelo governo de MT prevê pagamento de recompensa por informações sobre crimes

Informações vagas e imprecisas não serão consideradas. Funcionamento do sistema, forma e valores de pagamentos da recompensa ainda devem ser definidos pelo governo.

14 de Janeiro de 2020 as 08h18

Acidente

Barco com 7 pessoas vira no Rio Teles Pires em MT e vítimas são localizadas com ajuda de helicóptero

Equipes da PM, Corpo de Bombeiros e Ciopaer fizeram buscas aéreas, terrestres e fluvial até localizarem as vítimas às margens de rio.

13 de Janeiro de 2020 as 14h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO