IDEB

IDEB: Escolas de Mato Grosso têm notas superiores à média nacional

As EEs Souza Bandeira, com índice de 6,4, e EE Gustavo Kulmann e EE Ana Maria do Couto (CPA), empatadas com nota 6,1, superam o índice de 5,9 média das escolas brasileiras.

Fonte: CenárioMT
23 de Setembro de 2020 as 12h 00min

Para o diretor Pedro Crispim, o maior desafio era manter a nota do Ideb - Foto por: Divulgação

  As três escolas estaduais de Cuiabá mais bem pontuadas no Ideb, nas séries iniciais do ensino fundamental, tiveram notas superiores à média nacional. São a EE Souza Bandeira, no Jardim Shangri-lá, com índice de 6,4, e EE Gustavo Kulmann (no bairro Goiabeiras) e EE Ana Maria do Couto (CPA), empatadas com nota 6,1. As notas superam o índice de 5,9 da média das escolas brasileiras.

  O resultado é comemorado pelos gestores que creditam a nota ao árduo trabalho dos profissionais da educação que se empenharam para uma educação de qualidade. A assessora pedagógica Suzana Rondon, que atua na EE Gustavo Kumann aponta a parceria entre unidade escolar, Assessoria Pedagógica e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), polo de Cuiabá.

  Suzana salienta que os professores na sua hora atividade elaboraram o Plano de Intervenção Pedagógica fundamentado no diagnóstico de aprendizagem realizado no início do ano escolar. O acompanhamento e o monitoramento pedagógico da Assessoria Pedagógica com a coordenação pedagógica fortaleceram o processo de ensino aprendizagem.

  “Na educação não precisamos inventar a roda precisamos somente fazê-la girar e, para isso, a parceria entre escola, assessoria pedagógica e Cefapro é o pilar de sustentação de uma educação de qualidade”, destaca.

  No entendimento da assessora pedagógica, a nota do Ideb de 6,1 comprovam a importância do cumprimento da hora atividade com o devido acompanhamento dos coordenadores pedagógicos e da Assessoria Pedagógica somados à formação continuada dos profissionais da unidade escolar.

  O diretor Pedro Crispim observa que o maior desafio da escola era manter a nota do Ideb acima de 6,0. Para isso, o gestor iniciou priorizando os professores, os seus projetos, fazendo com que os alunos participassem de tudo. Para agilizar, o diretor agendou palestras para os professores para ajudá-los em suas dificuldades. A parte física também foi otimizada e, com isso, contribuiu para motivar os alunos.

  “Fizemos um trabalho incluindo mesas, bancos para as crianças sentarem e ter um refeitório. Também pintamos a escola por dentro e por fora, as salas, também tínhamos projetos com a Polícia Militar, tudo para fortalecer o aprendizado da criança. E tudo deu certo”, comemora.

  A coordenadora pedagógica, Albimárcia Espindola ressalta que resultado satisfatório do Ideb pode ser explicado pela união de toda escolar, tanto a pedagógica quanto administrativa. “É todos com olhar diferenciado para o aluno, olhar atento, não só na escola, mas o que ele faz lá fora. É buscar a participação dos pais, dentro das nossas reuniões, nas atividades na escola” assinala.

  O mesmo pensamento tem a professora Edileia Cardoso Santana, pois a meta de garantir o direito de aprendizagem dos alunos foi alcançado com a nota do Ideb. “Para atingir esse resultado foi necessário que nós professores, pais e alunos fôssemos parceiros. Por isso trabalhamos com a mediação entre pais e alunos, reforçando a importância da frequência das aulas, de acompanhamento das atividades pelos pais, pois ela reflete diretamente no resultado da educação de cada aluno”, explica.

  Ana Maria

  Na EE Ana Maria do Couto, a diretora Maria Cristina Domingues Barros, credita à avaliação diagnóstica no início do ano letivo como um dos instrumentos usados para ampliar a nota Ideb de 5,9 para 6,1. “Depois de corrigir, verificar a avaliação, os professores, junto os coordenadores partem para o planejamento que é flexível. Por isso, fazem a intervenção quando necessário e vamos trabalhando assim junto com a coordenação”, argumenta.

  A gestora lembra que a EE Ana Maria do Couto possui laboratório de aprendizagem. Para lá são direcionados os alunos com muita dificuldade para ser feito um trabalho diferenciado e recuperar as dificuldades.

  “A equipe de professores, coordenadores é muito dedicada. Nosso foco é trabalhar em cima das dificuldades dos alunos. Se não aprendeu, fazemos a intervenção, volta no conteúdo e a gente faz isso muitas vezes”, explana.

  Outro fator importante é o apoio da família e da comunidade escolar está sempre presente. Além dos professores, os demais profissionais da educação também colaboram. “Se todo mundo tiver afinado, tudo dá certo”, realça.

  A assessora pedagógica Rosângela Roquete respalda a ação da equipe gestora, pois a escola tinha cerca de 200 alunos que não liam nem escreviam. A partir de um projeto de formação com os professores e os estudos no laboratório de aprendizagem e, com isso, conseguiram superar mais esse obstáculo. “O resultado é esse aí, com nota do Ideb acima da média nacional”, festeja.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Encontrado

Corpo de jovem que estava desaparecido há 4 dias é encontrado carbonizado em obra em MT

A Polícia Civil investiga o crime e a motivação do assassinato. Não há informações se alguém foi preso ou identificado.

23 de Outubro de 2020 as 13h55

Roubo

Homem pede a namorada em casamento, não gosta da resposta e rouba o carro dela em MT

Um homem exigiu de volta o carro que deu à namorada e quebrou a porta do apartamento dela depois de ter o pedido de casamento questionado.

23 de Outubro de 2020 as 13h47

Malária

Homem com diagnóstico de malária é encontrado morto dentro de apartamento em Mato Grosso

O corpo de um homem de 47 anos foi encontrado na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro São José, em Pontes e Lacerda.

23 de Outubro de 2020 as 13h36

CNH

Cidadãos podem obter a CNH e o Licenciamento do veículo de forma digital

Tanto a CNH digital quanto o CRLV digital possuem o mesmo valor jurídico da versão impressa

23 de Outubro de 2020 as 13h33

Temporal

Mato Grosso tem previsão de vendaval e chuva forte

O alerta é válido para hoje (23).

23 de Outubro de 2020 as 13h28

Estupro

MT: pai que estuprou a filha de madrugada ofereceu dinheiro para ela não contar

O fato ocorreu na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá.

23 de Outubro de 2020 as 13h26

Coronavírus

Todos os municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT

23 de Outubro de 2020 as 13h14

Coronavírus

Mato Grosso registra 8 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Há 178 internações em UTIs públicas e 182 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 44% para UTIs adulto e em 21% para enfermarias

23 de Outubro de 2020 as 13h11

Droga

Suspeito de armazenar droga a mando de facção criminosa é preso em flagrante em Confresa

Um homem suspeito de armazenar entorpecentes a mando de uma facção criminosa foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (21.10), em Confresa (1.160 km ao norte de Cuiabá).

22 de Outubro de 2020 as 13h00

Operação

Operação no nortão prende cinco suspeitos

As ações aconteceram na zona urbana e rural dos municípios de Colniza e Aripuanã

22 de Outubro de 2020 as 12h57

Acidente

Menor pega carro escondido dos pais e morre após sofrer acidente em MT

Um adolescente de 14 anos morreu na noite dessa quarta-feira (21) após se envolver em um grave acidente de trânsito, na BR-174, na cidade de Pontes e Lacerda-MT.

22 de Outubro de 2020 as 08h59

Flagrante

Mulher é presa em flagrante após tentar matar homem de 23 anos em Mato Grosso

Uma mulher de 26 anos foi presa e autuada em flagrante nesta quarta-feira (21), em Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá) por homicídio tentado praticado contra um rapaz de 23 anos.

22 de Outubro de 2020 as 08h51

Parcelamento

Projeto em Mato Grosso prevê parcelamento nas taxas de cartórios através do cartão de crédito

Hoje, em Mato Grosso, os pagamentos em cartório são feitos em dinheiro.

21 de Outubro de 2020 as 14h47

Acidente

Homem tira o cinto de segurança e morre após acidente de carro em Mato Grosso

O fato ocorreu na MT-010 em São José do Rio Claro.

21 de Outubro de 2020 as 13h39

Campanha

Projeto prevê campanhas para prevenir acidentes com garis e catadores de materiais recicláveis em MT

O descarte inadequado de materiais perfurocortantes tem sido causa de lesões graves em catadores e coletores profissionais de resíduos sólidos no estado de Mato Grosso.

21 de Outubro de 2020 as 13h30

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO