Estado

Incêndio atinge área de mata no Parque Estadual Serra Azul (MT)

Equipes tentam controlar fogo, que teria sido provocado por ação humana. Área atingida pelas chamas ainda não foi calculada.

Incêndio | 29 de Setembro de 2016 as 23h 51min
MT Agora - G1 MT

Incêndio atinge parque em Barra do Garças (Foto: Divulgação/Bombeiros)

Um incêndio atinge o Parque Estadual Serra Azul, região de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, desde a tarde dessa quarta-feira (28). De acordo com a diretoria do parque, a queimada teve o início próximo a Escadaria do Cristo, região turística do local, e provavelmente foi causada por ação humana. Cerca de 30 agentes trabalham na contenção das chamas.

De acordo com a diretora do Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, a suspeita é de que alguém tenha invadido os limites da área do parque e causado o incêndio. O parque está interditado desde 2014, quando um incêndio de grandes proporções atingiu 80% da mata.

“Temos somente as informações de vizinhos. [O incêndio] pode ter sido causado por um cigarro, por exemplo, ou por querer mesmo, mas não deve ter sido causa natural. Em dez anos que trabalho na Sema, presenciei apenas um incêndio natural, causado por um raio, em 2008”, disse Cristiane.

A totalidade da área afetada pelas chamas ainda não foi calculada e a perícia técnica ainda não foi feita. Segundo Cristiane, os esforços das equipes de trabalho ainda estão voltados para a contenção das chamas. Atualmente, o fogo já atingiu uma área urbana do parque que vai da Escadaria do Cristo até a Cachoeira Pé da Serra e a Cachoeira da Usina.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o parque tem uma posição geográfica inclinada, de difícil acesso. Além disso, o maior desafio para a contenção das chamas é o vento, que pode vir a mudar de direção e espalhar as chamas em locais que não estavam previstos pelo plano de trabalho das equipes.

O Corpo de Bombeiros informou que vem coordenando ações de combate ao fogo, como aceiros e contra fogo. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente enviou três sopradores e brigadistas voluntários. Além disso, um drone vem sendo utilizado para auxiliar na definição estratégica das operações.

Não há previsão de quando o incêndio possa ser controlado. Alguns bairros próximos ao parque, como o Santo Antônio, estão tomados por fumaça.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

22º

COTAÇÃO