Atividades Práticas

Jornalistas vivenciam atividades práticas do Corpo de Bombeiros

Nove profissionais da imprensa participaram neste sábado (13), no período da manhã e da tarde, do cotidiano dos bombeiros no combate a incêndios, resgate e salvamentos.

15 de Abril de 2019 as 09h 37min

O ponto alto foi a escalada da escada magirus, cuja altura total chega a 50 metros - Foto por: Christiano Antonucci | Secom MT

Um grupo de jornalistas vivenciou, e sentiu na própria pele, os riscos a que estão expostos os Bombeiros Militares em sua missão de combate a sinistros. Eles participaram do evento “Pauta no Fogo”, nesta sábado (13), cujo objetivo foi conhecer, por meio de treinamentos, o dia a dia desses profissionais. 

Pela manhã, as atividades foram realizadas no 1º Batalhão de Bombeiros Militares, com os jornalistas realizando atividades ligadas a combate a incêndios urbanos, mergulho e salvamento aquático e em altura. 

“São atividades que desenvolvemos dentro dos centros urbanos”, explicou o comandante-geral do Corpo Bombeiros Militares de Mato Grosso, Coronel Alessandro Borges, que abriu os trabalhos com uma mini palestra aos participantes. 

No treinamento de combate a incêndios urbanos, os profissionais da imprensa, num total de 9, ao lado de outros quatro convidados conheceram e utilizaram os equipamentos comuns nestas ocasiões, como capacete, bala clava, luva, roupa de proteção antichama, também conhecida como roupa de aproximação, cujo peso chega a 20 kg, e máscara de proteção respiratória. 

O ponto alto foi a escalada da escada magirus, cuja altura total chega a 50 metros. Três pessoas eram erguidas a cada vez, chegando a atingir 30 metros de altura, segundo um dos treinadores. 

“Uma sensação indescritível, claro que sem a adrenalina de quem vive uma situação real. Lá de cima a gente vê Cuiabá, Chapada dos Guimarães. Achei que nunca teria esta oportunidade”, disse o fotógrafo Rodinei Crescêncio. 

“Nossa proposta é mostrar aos profissionais da imprensa, que estão sempre presentes com a gente em várias situações, o cotidiano prático  dos bombeiros. É importante estreitar nossos laços e eles sentirem como são nossas atividades operacionais”, afirmou o instrutor de combate a incêndio, tenente Rivaldo Miranda de Andrade.

Os grupos participaram ainda de treinamento em altura, com exercícios de rapel e resgate de vítimas, na caixa d’agua do 1º Batalhão, cuja altura foi calculada em 15 metros, e de prática de mergulho e salvamento em uma piscina com seis metros de profundidade. 

A jornalista Suelen Alencar, que fez o rapel, disse que foi uma das experiências mais intensas da sua vida. “É um desafio muito grande estar aqui. Eles passam segurança pra gente, mas mesmo assim o medo não escapa. Achei até que fosse desistir lá em cima, mas superei o medo. Valeu muito a pena".

No período da tarde, os convidados seguiram para o Campo de Treinamento do Exército, localizado no Coxipó do Ouro, onde seriam realizados os treinamentos de campo, como prevenção e combate a incêndio florestal, busca, resgate  salvamento com cães, busca e resgate com estrutura colapsada e atendimento pré-hospitalar e resgate aéreo.  

“Todas estas atividades são seguras. Colocamos à disposição todos os equipamentos de proteção, além das unidades de resgate. Como a segurança é trivial em nossas operações, também aqui é colocada como primeira pauta”, concluiu o comandante do 1º Batalhão de Corpo Bombeiros, Batalhão Cacique, major Queiróz.    


Fonte: Jairo Sant'Ana | Secom MT

COMENTARIOS

Mais de Estado

Lei Kandir

Secretário de Fazenda pede agilidade na regulamentação da Lei Kandir

A expectativa é que a votação pela Câmara venha a ocorrer nos próximos meses, sobretudo com o apoio da frente parlamentar da agropecuária, compostos por mais de 200 deputados.

25 de Abril de 2019 as 09h32

Satisfação

Principal aeroporto de Mato Grosso supera média nacional na pesquisa de satisfação do passageiro

A pesquisa, além de ajudar a conhecer melhor a percepção do passageiro, estimulou uma competição saudável entre os aeroportos na busca por melhores resultados

24 de Abril de 2019 as 19h41

OAB Recomenda

Cursos de Direito da Unemat e UFMT recebem ‘Selo de Qualidade OAB Recomenda’

"Nós precisamos levar a ordem para dentro das universidades e trazer as universidades e faculdades para dentro da OAB”

24 de Abril de 2019 as 19h39

Conflitos Mortais

Conflitos no campo aumentam em MT e fazem 28 mil vítimas em 2018, aponta CTP

Relatório mostra dados de famílias despejadas, vítimas de pistolagem, conflitos por terra indígena, sem-terra envolvidos em conflitos e outros.

24 de Abril de 2019 as 09h20

Paralização

Professores da Unemat paralisam atividades nesta quarta-feira

A previsão é que professores de todos os campus paralisem as atividades durante os três turnos, retomando às atividades na quinta-feira

23 de Abril de 2019 as 21h40

Sem títulos

Agricultores têm dificuldades para criar peixes em viveiros construídos há 15 anos por falta de títulos das terras

Cinturão Verde, em Cuiabá, já foi considerado polo de piscicultura do estado. A produção no local pode chegar a 300 toneladas de pescado por ano.

23 de Abril de 2019 as 10h26

Reajuste

Reajuste no diesel chega às bombas e deixa caminhoneiros de MT preocupados

O aumento anunciado pelo governo federal foi de 4,8%. Caminhoneiros dizem que 70% do valor do frete é gasto com combustível e, além disso, tem os custos com manutenção, pedágio, e outras despesas.

23 de Abril de 2019 as 10h25

Abertura Oficial

Governo integra cerimônia de lançamento da 17ª Campanha de Vacinação das Américas

Em Mato Grosso, o principal objetivo é imunizar 847.137 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

22 de Abril de 2019 as 19h54

Cáceres

Reeducandos constroem cidade cenográfica da Paixão de Cristo

O evento reuniu aproximadamente três mil pessoas e teve um espaço construído especialmente para contar a história da paixão e morte de Jesus, com 85 metros de cenário, 150 atores, em uma hora e meia de duração

22 de Abril de 2019 as 19h51

Recuperação Judicial

Procon estadual alerta consumidores que compraram passagens com a Avianca

Segundo Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 18 aeronaves da companhia serão gradualmente retiradas de operação esta semana.

22 de Abril de 2019 as 19h50

Páscoa Social

Crianças e adultos em vulnerabilidade recebem ovos de páscoa

Ação foi coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes

20 de Abril de 2019 as 11h14

Atendimento Médico

Médica é afastada no 1º dia de trabalho, após atender jovem com perfuração no pulmão em UPA e mandá-lo para casa

Paciente foi levado novamente à unidade de saúde e outro médico diagnosticou a perfuração. Jovem continua internado e, segundo a família, estado de saúde é grave.

19 de Abril de 2019 as 10h11

Acidente Fatal

Colisão frontal mata um e deixa dois em estado grave no Nortão

A colisão frontal ocorreu ontem à noite, no quilômetro 1.035 da BR-163, em Matupá.

14 de Abril de 2019 as 18h35

Piracema

Período da piracema será entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 em MT

MT é o 1º estado a definir o período de defeso com base em critérios científicos.

13 de Abril de 2019 as 19h27

Troca de Radares

Concessionária conclui troca de radares na BR-163 entre Sinop e Nova Mutum; cinco em funcionamento

A fiscalização de usuários e aplicação de multas é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já a concessionária, além de instalar, tem que garantir manutenção e o funcionamento dos equipamentos.

10 de Abril de 2019 as 09h48

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO