Estado

Levantamento mostra que casos de dengue triplicaram este ano em MT

Ao todo, 15.541 casos de dengue foram registrados no estado. Cuiabá é a cidade mato-grossense com mais casos da doença.

Redação | 26 de Abril de 2012 as 16h 24min
MT Agora - G1

Mais de 15 mil casos de dengue foram notificados em Mato Grosso do início deste ano até esta quinta-feira (26). O número é três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 5.305 casos tinham sido notificados em todo o estado.

O balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirma que três pessoas morreram este ano por causa da dengue. Conforme a secretaria, outras três mortes por suspeita de dengue estão sendo investigadas.

Cuiabá é a cidade mato-grossense com mais casos da doença. São 4.506 notificações em 2012, contra 305 no mesmo período do ano passado. O que significa que uma média de 119 pessoas procuraram por dia as unidades de saúde da capital com a doença. O município de Sinop, a 503 km de Cuiabá, possui 2.170 registros da doença. Já Várzea Grande, cidade da região metropolitana, possui 1.459 notificações de casos de dengue.

De acordo com a SES, o estado continua no monitoramento dos novos casos de dengue. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta.

A ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus do tipo 4 da dengue circula nestes municípios. Conforme a secretaria, a dengue tipo 4 não é das mais agressivas, porém, a população do estado está 100% vulnerável por nunca ter contraído o vírus.

Alerta 

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que as ações de limpeza devem ser feitas para evitar o surgimento do mosquito da dengue. A recomendação da SES é que os moradores mantenham as caixas d’água, tonéis, barris e outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos para evitar que esses locais se tornem criadouros do mosquito transmissor da doença.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

22º

COTAÇÃO