Lucas do Rio Verde e mais oito municípios podem ficar sem recursos do Bolsa Família

Municípios têm até o dia 30 de junho para informar o acompanhamento das famílias beneficiárias do programa, sob o risco de perderem o repasse de recurso Federal

27/06/2017 - 19:55:54

   

Nove municípios de Mato Grosso estão com acompanhamento insuficiente da saúde de crianças entre zero e seis anos de idade e mulheres grávidas ou em fase de amamentação. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário exige um índice mínimo de 30% para que as cidades continuem recebendo recursos do Programa Bolsa Família. A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da coordenadoria de promoção e humanização da saúde, faz o alerta para os municípios de: Lucas do Rio Verde, Água Boa, Pedra Preta, Castanheira, Comodoro, Conquista D’Oeste, Porto Estrela, Santa Rita do Trivelato e Serra Nova Dourada.

Esses municípios têm até o dia 30 de junho para informar o acompanhamento das famílias beneficiárias do programa, sob o risco de perderem o repasse de recurso Federal, da ordem de R$ 2,50 por família cadastrada e com base no índice de gestão descentralizada calculado pelo MDSA. A nutricionista e técnica em alimentação e nutrição da SES/MT, Jane Kátia Viva Taveira alerta que o prazo é improrrogável.

“A cada vigência do cadastro que corresponde a um semestre o Estado precisa repassar as informações para o MDSA e isso depende dos dados que devem ser enviados pelos municípios mensalmente”, enfatizou a nutricionista.

Em Mato Grosso dos 141 municípios 132 já enviaram os seus dados para a Setas – Secretaria de Trabalho e Assistência Social – que é a pasta que coordena o programa no Estado. Na área da saúde, a meta prevista no sistema de pactuação anual, aponta que em 2016 o estado cumpriu a meta de acompanhamento nacional que era de 65%, ficando com 65,34%.

De acordo com o coordenador do PBFS/SES/MT, Aparecido Samuel de Castro Cavalcante para este ano a meta nacional prevista é de 72%; já Mato Grosso prevê registrar 68% de acompanhamento. Antes do término do primeiro semestre, que se encerrará dia 30 de junho, a SES/MT já registrou 57,61% de acompanhamento, enquanto que a meta nacional, no período, é de 60,61%. Isso significa que 80.445 pessoas do público alvo do programa foram acompanhadas pelos municípios que registraram e lançaram os dados oficialmente. A meta para este ano é acompanhar até 139.629 pessoas.

O coordenador esclarece que o PBFS acompanha a saúde integral de crianças e mulheres gestantes e em amamentação, incluindo as indígenas e quilombolas e ciganas, caso haja. O acompanhamento inicia na unidade de saúde municipal onde deve ser coletado o peso e a altura dessas pessoas e conferida a caderneta de vacinação, e ainda a coleta de dados sobre alimentação e nutrição e amamentação dos bebês e crianças.

O link para o informação dos dados no Sistema de Gestão do PBF na Saúde (BFA) é: http://bolsafamilia.datasus.gov.br/

MT Agora - Rose Velasco | SES/MT

Mais Noticias

Acidente Fatal

Mulher morre e três crianças ficam feridas em acidente

Acidente Grave

Idosa tem perna esmagada após ser atropelada por ônibus

Acidente

Quatro carretas pegam fogo após acidente na BR-158

Resposta Imediata

Mato Grosso tem a maior estrutura de combate às queimadas do país

20/09/2017 -

Com 5 incêndios florestais em andamento, MT pode estender período proibitivo de queimadas

Se estiagem continuar, proibição pode seguir até 30 de outubro. Por falta de equipes, bombeiros não conseguem atender 65% das chamadas de emergência.

20/09/2017 -

Mais de 20 vacas e bezerros morrem queimados e prefeitura em MT pede ajuda do Ibama para apagar fogo em sítios

Secretário de Meio Ambiente de Nova Ubiratã afirma que incêndios são criminosos e registrou boletim de ocorrência na polícia. Vídeo mostra produtora rural chorando por ter que sacrificar animais com queimaduras.

20/09/2017 -

Teto da Câmara de VG desaba e trabalhador fica ferido

Vítima foi levada para o Pronto-Socorro; Legislativo ainda não se pronunciou sobre o caso

13/09/2017 -

Policial civil morre e 3 policiais ficam feridos após viatura capotar em MT

Wilder Botelho Queiroz, de 27 anos, havia ingressado na Polícia Civil na turma que se formou em 2016. Momentos antes do capotamento um disparo acidental feriu outro policial no veículo.

12/09/2017 -

Município de MT que teve o maior terremoto da história do país registra tremor de 2,1

Servidor público diz que abalo sísmico de baixa intensidade não foi sentido pelos moradores. Segundo sismólogo, para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus.

12/09/2017 -

Governo dá primeiro passo para concessão do Marechal Rondon e mais 4 aeroportos de MT

Dos 14 terminais que serão concessionados, 5 são de Mato Grosso.

12/09/2017 -

Mato Grosso registrou 29 tremores de terra neste ano

Todas elas foram de baixa intensidade e quase que imperceptíveis.

12/09/2017 -

Aluno de 11 anos morre atropelado ao sair de escola em Mato Grosso

João Gabriel Lemes foi atropelado Bairro Vila Alta, em Tangará da Serra. Com o impacto, o menino foi arremessado a 20 metros do local do atropelamento.

12/09/2017 -

Jovem cai de moto após atropelar 2 ciclistas e morre atropelado por carro em MT

Motorista não viu motociclista caído e passou por cima do corpo da vítima, que tinha 19 anos. Ciclistas, sendo um adolescente de 16 anos e um homem de 33 anos, ficaram feridos.

12/09/2017 -

Detran-MT diz que aguarda orientação nacional para implantar CNH digital

Segundo órgão estadual, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ainda deve orientar os estados sobre o funcionamento da versão eletrônica da CNH.

12/09/2017 -

PRF registra 48 acidentes com 5 mortes no feriado prolongado em MT

Vinte e um motoristas foram presos dirigindo embriagados nas rodovias. Outras 28 pessoas tiveram ferimentos leves e 8 com gravidade em acidentes.

12/09/2017 -

Peixes são encontrados mortos após vazamento de esgoto em rio em MT

Secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis informou que vazamento em estação elevatória foi identificado por equipe de fiscalização.

12/09/2017 -

Javalis destroem plantações e revoltam fazendeiros em MT

O problema não é novo, mas se agravou nos últimos anos, de acordo com a associação de agricultores

11/09/2017 -

Tremor de terra de magnitude 3,2 é sentido por moradores em MT: ''Foi uma explosão''

Morador disse que as janelas da casa dele tremeram depois de estrondo. Outra moradora disse ter acordado com o barulho.

11/09/2017 -

Consumo de energia elétrica aumenta 11% em MT devido às altas temperaturas

Aumento foi registrado no mês de agosto. Por causa do calor, população usa mais aparelhos de refrigeração.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora