Mais de 80 prefeitos mato-grossenses assinam termo de adesão com o governo federal

Durante o evento, o vice-governador, Carlos Fávaro, garantiu que intensificará os trabalhos para que ainda neste mês os 141 municípios façam a adesão ao programa.

13/03/2018 - 05:48:36

   

Fávaro com prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa - Foto por: Fernando Rodrigues

Mais de 80 prefeitos mato-grossenses assinaram, nesta segunda-feira (12.03), em Brasília, o termo de adesão ao programa ‘Internet para Todos’ do governo federal. Ao todo, 2.471 prefeitos de todo o país assinaram o termo com o presidente do Brasil, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Durante o evento, o vice-governador, Carlos Fávaro, garantiu que intensificará os trabalhos para que ainda neste mês os 141 municípios façam a adesão ao programa. 

Fávaro informou que 105 municípios do estado estão aptos a assinar o termo de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Queremos garantir o cadastramento de todos, por isso vamos intensificar os contatos com os prefeitos dos 36 municípios restantes para assegurar esse benefício à população que hoje não tem acesso à internet ou utiliza um serviço precário. Estamos certos de que essa conectividade trará grandes oportunidades para o desenvolvimento do nosso estado”, garantiu ele.

Em sua fala, o presidente Michel Temer enfatizou que com a implantação do programa, o Brasil se compara aos países de primeiro mundo. "Essa é uma ação extraordinária, um ato de modernidade que trará inúmeros benefícios para o nosso país. Com municípios fortes a União também se fortalece", disse ele.

O ministro Kassab informou que nesta semana o MCTIC enviará o primeiro lote de adesão dos municípios para a empresa que vai operar o satélite para dar início a instalação das antenas. “Todo esse processo de mobilização permitiu a realização desse projeto, por isso, agradecemos o empenho dos gestores públicos que foram fundamentais nessa grande conquista”.

Para o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, o programa possibilitará uma nova realidade para os moradores. “O nosso município é o terceiro maior exportador de soja do estado e, hoje em dia, para a realização de negócios, a internet é fundamental. Recebemos o programa com muita felicidade e aguardamos ansiosos a instalação da antena em nossa cidade”, disse.

Já o prefeito de Araputanga, Joel Marins, destacou que a internet é o que sintoniza a vida de todos os brasileiros. “Hoje sem internet ficamos parados. Essa tecnologia garante melhoria da qualidade de vida da nossa população. Parabenizo o governo federal e o vice-governador, que não mediu esforços para garantir a implantação desse programa nos municípios”.

Nesta primeira etapa do programa Internet para Todos, os municípios beneficiados começarão a receber as antenas a partir do mês de maio e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas diariamente. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras. O programa possibilitará aos usuários conexão em banda larga a preços reduzidos. 

Além dos prefeitos, também participaram do evento o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, o secretário de Estado de Ciência,Tecnologia e Inovações, Domingos Sávio, ministros, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Programa 

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que sete mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu cerca de R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.

Para participar do programa, o prefeito deve informar as localidades que não possuem conexão em banda larga e definir um local para a instalação das antenas e dos equipamentos. Além disso, caberá ao município a segurança da área e as despesas com energia elétrica.

De acordo com o MCTIC, o Internet para Todos é um dos maiores programas de inclusão social do governo federal e deverá beneficiar cerca de 55 milhões de pessoas. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa em todo o país.

MT Agora - Andréia Sversut e Durcy Arévalo | Ascom

Mais Noticias

Acidente Fatal

Acidente na Estrada da Guia em MT mata motorista e deixa duas pessoas feridas

Acidente Simulado

Casal some, marido aparece ferido 2 dias depois, diz que mulher morreu em acidente e é preso em MT

Mulher Recebe A Metade

Diferença entre premiações oferecidas para homens e mulheres em torneio de handebol gera polêmica em MT

Resgate De Animal Silvestre

Companhia desliga eletricidade em poste por 30 minutos para resgate de ouriço em MT

14/08/2018 -

Cerca de 20 hectares de lavoura de milho são destruídos por fogo após curto-circuito em colheitadeira em MT

Uma área onde o milho já havia sido colhido também foi atingida. Máquinas agrícolas foram adaptadas para dar apoio aos bombeiros no combate às chamas.

14/08/2018 -

Alunos e professores da Unemat aderem à greve de terceirizados e paralisam atividades

Trabalhadores estão em greve por atrasos em salários. Em nota, a Unemat diz que aguarda repasse do governo do estado para fazer o pagamento.

14/08/2018 -

Com salários atrasados, funcionários de empresa que presta serviços à Unemat fazem paralisação

Terceirizada não recebe da Unemat e universidade alega que não paga porque não recebe repasses do governo.

13/08/2018 -

Mulher é encontrada morta e marido levado ao hospital após 2 dias acidentados no Nortão

O atual estado de saúde dele não foi informado.

13/08/2018 -

Motorista fica preso em carro após acidente e é resgatado por helicóptero em MT

Carro dirigido por Alexandre Fagundes, de 20 anos, saiu da pista e caiu em um buraco às margens da BR-070. Ele foi encaminhado para o hospital.

13/08/2018 -

Passageira morre após carro capotar durante tentativa de ultrapassagem na MT-100

A vítima foi identificada como sendo Azita Castro Figueiredo, de 57 anos. Outras quatro pessoas foram levadas em estado grave para o hospital.

10/08/2018 -

Motociclista bate em carro, cai e morre atropelado por caminhão em Cuiabá

O motociclista caiu após se desequilibrar ao passar entre carro e caminhão. Samu foi chamado, mas vítima morreu no local.

10/08/2018 -

Motociclista cai em córrego e é resgatado pelos bombeiros em Cuiabá

Vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro da capital.

10/08/2018 -

Carreta derruba poste, atinge caminhonete e três ficam feridos em MT

As causas e responsabilidades do acidente serão apurada.

10/08/2018 -

Carteira de vacinação se torna obrigatória para matrículas em escolas de Mato Grosso

A obrigatoriedade passa a valer para berçários, hotéis maternais, pré-escolas, creches, orfanatos ou qualquer agremiação de serviços correlatos.

10/08/2018 -

Nova frente fria atinge várias regiões em Mato Grosso

Nesta sexta, Sinop deve ter mínima de 20º e máxima de 34º. A previsão é que não chove. A mínima no sábado é de 20º. A mesma previsão é para Sorriso e Lucas do Rio Verde.

10/08/2018 -

Indea Mato Grosso começa a preparar concurso público

O objetivo seria preencher vagas imediatas e formar cadastro de reserva para nomeações futuras.

10/08/2018 -

Governo garante aditivo de R$ 15 milhões para retomada da pavimentação na BR-174 em MT

A rodovia corta a região Noroeste do Estado.

10/08/2018 -

MT tem 3,5 mil novos casos de hanseníase em 2017 e Ministério da Saúde pede intensificação de campanhas

Somente neste ano foram mais de 2 mil casos suspeitos da doença no estado. Estado e municípios devem intensificar a busca de casos suspeitos para evitar outras contaminações.

10/08/2018 -

Incêndio atinge lavoura de cana-de-açúcar em usina e é controlado por brigadistas em MT

A empresa não divulgou o tamanho da área afetada pelo incêndio. O incêndio foi controlado por uma equipe da brigada de incêndio da própria usina.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora